sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Férias

Ora bem, depois de muito prometer cá vai um pequeno resumo do que foram as férias que vos deixaram a cantarolar a minha playlist. Ou a perguntar que raio de gosto musical é que este gajo tem!

A primeira semana foi passada em Portimão a fazer uma de três coisas: piscina, praia, comer e beber. Nem sempre por esta ordem.
E foi isto. A sério, uma semana de papo para o ar sem mexer uma palha. Excepto no dia em que fui correr com um dos grupos locais onde fui bem recebido. Antes do treino fiz um aquecimento rápido de 2kms até ao local do treino. Tirei esta foto, guardei o telemóvel no Flipbelt e recebo um sms.

"Última hora: Chester Bennington, vocalista dos Linkin Park, encontrado morto."

Era de um serviço de notícias da Vodafone que tenho activo e que só nunca desactivei por ser gratuito e porque não chateia muito. O sms trazia um link que prontamente abri. Ainda reencaminhei aquela mensagem, voltei a guardar o telemóvel e preparei o relógio para o treino propriamente dito até que percebi que ele não reagia. Fiz o truque de todos os informáticos, desliguei-o e ele tentou voltar a ligar e puff. Tanto trabalho em conseguir ter o relógio novinho preparado para o trazer para férias, experimentei-o a caminhar e quando vou finalmente correr com ele... ficou sem bateria. Pelo menos ainda contou o aquecimento. Corri com o Strava no telemóvel o que é sinal de fracasso porque apenas contou o tempo e desligou o GPS por causa de definições de poupança de bateria ou coisa assim. Nota-se que nunca uso a app no telemóvel para gravar as actividades. Mas o treino não correu mal, fui com o grupo da frente sempre a puxar e senti-me bem. Reparem que escrevo mais sobre o treino do que sobre o resto da semana também para tentar queimar todas as calorias que fui consumindo entretanto.
Pelo meio, umas passagens por Armação de Pêra e uma visita que este ano foi obrigatória ao ZooMarine. E a curiosidade de encontrar uns amigos mesmo ao lado na fila do ZooMarine e outros hospedados mesmo ao lado em Portimão. Outro ponto alto desta semana eram as mensagens diárias que recebia da minha chefe ao final da tarde a resumir-me as notícias de desporto e as transferências futebolísticas do dia. Televisão foi coisa que mal vi e evitava ao máximo estar online se bem que de vez em quando lá fugia para o vício. Siga para a segunda semana!

E siga para o Alentejo, com paragem em Castro Verde para almoçar umas bochechas de porco preto fantásticas, acompanhadas de migas e batata doce. E da esplanada só se via Alentejo por todo o lado. 


O sítio escolhido fica na estrada de Portalegre para Marvão, a meio caminho de ambas e a 10 minutos de Castelo de Vide. Calma, sossego, paz, o som dos passarinhos e nada de incêndios - mas sobre isso ainda falo depois. Não houve corridas nestes dias, apesar de ter visto pelo Google Maps possíveis caminhos e até ter traçado um potencial percurso de 10km. Sem stress, fui logo correr no sábado a seguir a ter regressado.




Aqui os planos já eram diferentes: passear, passear e passear. Portalegre até acabou por ficar fora do mapa e o centro das atenções foram Castelo de Vide, Marvão e algumas preciosidades por ali, como a praia fluvial de Portagem ou as ruinas da Cidade Romana de Ammaia.

Ah sim, também havia piscina.

Ao longe dava para ver o fumo dos incêndios
 
Mas ao perto estava tudo verdinho, felizmente!

Marvão
Praia Fluvial de Portagem




Nas ruínas estavam a decorrer trabalhos de escavação e um dos rapazes foi descrevendo e mostrando todo o espaço da cidade, incluindo moedas encontradas naquela manhã e a estrada nacional que corta a antiga cidade ao meio...


Estando tão perto da fronteira, era obrigatória uma ida a Espanha - e não apenas para ir atestar o depósito à bomba que está estrategicamente colocada 500 metros depois de se entrar no país vizinho. Uma série de pesquisas online sugeriram visitar uma cidade, perdão, um município chamado Alcântara onde também se podem encontrar inúmeras marcas da presença Romana na Península Ibérica. O ex-libris é a Ponte Romana de Alcântara datada do século II que se ergue por cima do Rio Tejo. Perguntam vocês: ir para tão longe a Espanha ver Alcântara e o Rio Tejo? Isso podes ver ali em Lisboa todos os dias, pá! Podem perguntar, eu fui o primeiro a dizê-lo.

Praça de Lisboa - a sério... e neste largo também havia a Discoteca Lisboa Café-Bar

Ponte Romana sobre Rio Tejo vista do topo da cidade

Fachada de edifício romano - Alcântara
Arco da Ponte Romana de Alcântara

E os fogos? Estiveram sempre longe o suficiente daquela zona para não incomodarem, mas igualmente perto no telemóvel através de um site que fornece actualizações ao minuto de todas as ocorrências. E só numa tarde, a última antes do regresso, é que houve um pequeno susto com um incêndio a 10km de distância mas que foi resolvido numa questão de horas.

Incêndio em curso
Nessa tarde era isto que se via em Castelo de Vide
Incêndio em resolução

E assim se faz um resumo de duas semanas de paz e sossego - prontamente já estragado pelas notícias que recebi ao fim de dois dias de trabalho. O regresso fez-se de forma tranquila, com passagens pelo Crato (onde irei estar em Setembro. Já disse que estou inscrito na Meia Maratona de Castelo Branco?) e Coruche (ainda andei à procura da Erra por causa do Cork Trail mas não encontrei) e uma breve paragem entretanto na Barragem de Montargil.

Foram 1500kms de viagem por esse país fora. E eu adoro conduzir em viagens longas. É curioso: peçam-me para fazer 10/15kms de carro e eu torço o nariz.  Peçam-me para fazer 100 ou 200 e eu vou sem hesitar! Também sinto que a praia me atrai cada vez menos (mas digo mal à minha vida quando estou fechado num escritório e não posso ir dar um mergulho) e que prefiro cada vez mais conhecer estes recantos do nosso país. Estarei a ficar velho? Ou apenas mais selecto? E ainda há tanto que não conheço: vergonhosamente nunca fui ao Gerês, à Serra da Estrela, a Braga/Guimarães (alguém me vai apedrejar por ter colocado ambas as cidades juntas) e conheço mal o norte em geral.

As próximas férias são sobretudo para ficar por casa, mas parece haver planos interessantes para vários fins de semana nestes meses. E são estes momentos bons que levamos desta vida!

Pela estrada fora

14 comentários:

  1. A Erra fica no fim do mundo (a estrada acaba lá)!!! A praia também já não me atrai, o nosso país tem tanta coisa gira para ver e experenciar, não entendo como há malta que consegue passar semanas deitado na praia... Afinal há mais ETs :)
    Nunca foste ao Gerês??? Braga??? Guimarães Estrela??? Imperdoável...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que lá vá em 2018, pronto. Uns dias de praia sim, mas semanas sem fim já me chateiam. Ainda por cima eu tenho duas cores: vermelho e branco. Ou seja, fico com escaldões e não fico propriamente com aqueles bronzes fantásticos.
      Imperdoável, mas ainda tenho tempo para corrigir essa falha! :)

      Eliminar
  2. Vamos lá começar pelo início: uma semana de piscina, praia e comida?! Que inveja!!! Há muito tempo que não tenho direito a essas coisas, particularidades da vida que nem sempre permitem que possamos "ligar o off" para o mundo. Mas como eu queria fazê-lo! Acreditas que sempre quis ir ao Porto fazer a MM sozinha para conseguir ter dois dias comigo mesma? (entretanto a minha irmã já decidiu ir lá passar o mesmo fim de semana para me apoiar e, verdade se diga, só posso agradecer). Mas sinto muita falta de estar sozinha :)

    Conheço pouco das zonas onde estiveste, algumas só de passagem. Agora já penso em visitar alguns sítios... A correr! (literalmente!) :D

    Não sei se já te disse mas eu sou minhota, natural de Caminha (quase em Espanha). A zona norte do país é tão diferente e tão bonita, merece ser conhecida. Devias aproveitar o fim de semana no Porto para te deliciares com aquela zona. Guimarães é lindo, Braga acho que ainda mais... :)

    Com que então MM de Castelo Branco, sim senhor! Nesse dia estarei a fazer uma prova de 10k em Lisboa e a torcer por ti!

    Beijinhos e bom regresso, não tarda estás de férias outra vez :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma semana, uma! Pelo segundo ano consecutivo! O que não significa que estivesse 100% off, mas tentei ao máximo. Acredito, mas também acho que te vai ajudar teres companhia para superares o teu objectivo e teres alguém logo ali para abraçar depois da meta. :)

      Eu já não ia para ali há mais de 10 anos! Se visitares não precisas de ir a correr para poder aproveitar melhor. :)

      Sei sim. Talvez para o ano as férias sejam a Norte. No fim de semana da Maratona não é a melhor altura para passear e não posso ficar mais dias por lá. Fica para outra altura. E tanto Guimarães como Braga também têm Meias Maratonas. LOL

      Oh yes, não fazia parte do meu calendário mas fui convidado/desafiado e lá vou eu! Suponho que estejas a falar da prova da Decathlon. Força nisso, será o teu último teste antes da tua superação! :)

      Obrigado! Faltam 26 dias! :D

      Eliminar
  3. Que belas férias :)
    Conheço bem Alcântara (de Espanha) e a bela ponte Romana. Sou perto dessa zona e adoro! Já Castelo de Vide e Marvão não conheço, mas ando há imenso para conhecer. Depois de ver as tuas fotos ainda com mais vontade fiquei...
    Também gostava de ir fazer a MM de Castelo Branco, e estive para ir, mas nesse fim de semana não consigo ir. Vai ficar para a próxima.
    Bom regresso aos treinos...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! :)
      Eu só fiquei a saber por ter pesquisado online qual o melhor sítio a visitar junto à fronteira. Gostei imenso! Almoçar lá foi muito cómico, à saída do restaurante um grande aviso de um dos empregados "Mas agora é hora da siesta! Está tudo fechado, até os bancos!"

      Marvão é imperdível, Castelo de Vide é simpático. Só não deu para ir ao castelo propriamente dito. Toda a calma ali à volta faz bem ao espírito e ao batimento cardíaco.
      Pena não poderes ir a Castelo Branco, ainda para mais sendo daquela zona.
      Abraço!

      Eliminar
  4. Parecem-me umas excelentes férias! Com descanso e passeio qb, para serem equilibradas :)

    Espero que tenham dado para recarregar baterias para a luta que tens de enfrentar agora! Mas tenho a certeza que vai correr tudo bem!

    Bons treinos e bons fins-de-semana nos entretantos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram, foram! Um bom equilíbrio. :)
      Deram e já estou mais compenetrado de que há que arregaçar - novamente - as mangas e meter mãos à obra!
      Conheces a teoria das 5 fases de dor? Já estou a caminhar para a aceitação.

      Obrigado - e igualmente!!!

      Eliminar
  5. «Praia, piscina, comer e beber» soa-me a perfeito!
    Não estive de férias, mas este fim de semana fui com as minha amigas para cima e foi isso, Piscina, Comer e Beber e foi Brutal!

    O relógio parece-me que entretanto também entrou em modo Férias, ou triste com a noticia do Chester :(

    Gosto muito desse tipo de férias, passear, conhecer, verde, castelos, piscinas, comer... tudo assim e é top. Mas, partilho do mesmo sentimento quanto à praia, cada vez menos paciência mas gosto do sol, mas já não aguento ficar horas a fio, aborreço-me. Será que também é velhice?

    Erra? Eu fui ai parar, por engano, quando fui fazer o Cork, mas se me perguntares como ir para lá... cofcof... terás de perguntar a outro.

    Gerês é lindo!!
    Devias visitar também o piodão, é magnífico! Casinhas todas em xisto, uma ponte em madeira lá nas alturas (medo), um riacho entre as casas (geladoooo mas eu molhei o pézinho claro). Amei.
    Aliás, o nosso país é lindo!

    Venham as próximas férias e que aproveites como estas e rematando com palavras tuas «E são estes momentos bons que levamos desta vida!»

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brutal. :)
      O relógio entrou na preguiça do dono que passou dois dias a dizer que o tinha que meter à carga e... nada.
      Também gosto cada vez mais disso. Não é velhice, é gosto refinado. Mas que não haja dúvidas que adoro passar um belo fim de tarde na praia até ser hora de "fechar"!
      Falei da Erra precisamente por causa do Cork. :)

      Gerês tem que ir para o topo da lista. Ao mesmo tempo que escrevo isto vejo ali na rede social fotos de uma amiga que está em férias na Cascata do Tahiti.
      Piodão também é um dos sítios a visitar! E outro que tem um belo (e duro) trail!
      Parece que as próximas férias incluem uma curta ida a Ferreira do Zêzere. Portugal é lindo, sem dúvida!

      Beijinhos!

      Eliminar
  6. Saem três pedras arremessadas na tua direcção! Com que então Braga / Guimarães juntas?? Hás-de fazer muitoas amigos em ambas as cidades, "hádes"!

    Agora a sério: tanto uma como outra merecem uns bons 2 dias em cada (pelo menos). E ainda mais a sério: não mistures as 2 cidades na mesma frase :P
    E sim, o Gerês merece um ano inteiro! Ver o pôr-do-sol da Pedra Bela é um privilégio. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava a ver quanto tempo é que demoravas a vir cá testar a tua pontaria! :) "Hádes, hádes!" Repara que meti Braga primeiro. :P

      Ficam registadas todas esses sugestões. Um dia... :)

      Eliminar