quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Massa, massa, massa

É certo que a preparação para uma Maratona envolve muito tempo prévio - tempo que nem sempre temos. Envolve muitos quilómetros, vários treinos longos - de preferência pela manhãzinha, o que corta horas de sono - muitas escolhas pessoais em termos sociais. O apoio de família e amigos é fundamental. Isto que digo não deveria ser novidade para quase ninguém, não há assim nada de novo nas minhas palavras. 

Mas calma, nem tudo são agruras nos meses que antecedem o grande evento! Na semana antes vem uma parte porreira que consiste em enfardar o maior número de hidratos de carbono possíveis para que o corpo os armazene e os use depois durante aqueles 42kms. Pronto, em termos técnicos não é bem assim, mas na realidade é como uma pessoa gosta de pensar que vai ser. À pala disso, tenho massa suficiente para dar e vender e, se necessário, para comer em todas as refeições do dia, pequeno-almoço e lanches incluídos!

Se tudo o resto falhar, pelo menos aquela "maçada" de ter que acordar para treinar ao fim de semana mais cedo do que se acorda para trabalhar durante a semana transforma-se numa "massada" em termos alimentares. Não que eu precise de uma boa desculpa para comer um bom prato de massa, diga-se.

A excitação e o nervosismo para domingo estão cá. Suponho que nunca passem, independentemente do número de maratonas que já tenhamos corrido. Daqui a umas quantas digo-vos. Por agora vou continuar o meu carboload ao mesmo tempo que faço um marathonload. Já vi que o IPMA e o WindGuru apresentam uma previsão de chuva para domingo que deverá começar a cair durante a prova. Uma "maçada", se assim for, mas são aquelas coisas que não conseguimos controlar.

Agora já só cá devo voltar depois da prova para contar como foi. Espero regressar aqui como tri-maratonista e, sejamos ambiciosos, com um tempo final abaixo das 4:40. Mas se o cronómetro marcar mais não vem mal nenhum ao mundo, não será nenhuma "maçada".

O que é uma "maçada" é ter que esperar um ano inteiro para passar por este turbilhão todo de emoções!

Boa prova para todos! Lá nos encontraremos!
Até breve!

14 comentários:

  1. lá em casa andam a fazer o mesmo! :P e também andamos atentos (e preocupados) com a previsão do tempo.

    havemos de nos encontrar algures este fim de semana... mas se não nos encontrarmos: run, N., RUN! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que nos encontremos! Toca todos a correr!! :)

      Eliminar
  2. Andam, é como quem diz, anda...
    Comer sopinha ao Jantar não é carbload! :p

    Quanto ao tempo, há que pensar positivo - uma chuvinha ao meio dia vai saber pela vida! Que não esteja é vento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu escrevi "andam", não escrevi "andamos".

      Eliminar
    2. Mas vá, 12km já merece uma bolonhesa!

      Eliminar
    3. se 12 km merecem uma bolonhesa o que fará 15!

      Eliminar
    4. Onde tenho apanhado mais vento é logo a seguir aos 21km, de Gaia até à Afurada. Ao meio-dia ainda tenho muitos kms pela frente, pá!

      Sofia, 15km valem uma francesinha? :D

      Eliminar
  3. As desculpas que uma pessoa arranja para passar uma semana a comer massa!...

    (ainda falamos entretanto, logo te mando os meus votos finais!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de tudo, há parvoices maiores, não há?

      (Aguardo por eles!)

      Eliminar
    2. Esqueci-me dizer mas estou como o Filipe... Tenho a certeza de que fazes bem menos!

      Eliminar
    3. A vossa fé em mim dá-me mais energia que um gel. :)

      Eliminar
  4. 4:40? Isso dá 6'38'' de média, não é? Hm.. Eu meto o meu dinheiro em 4h15!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 4:40:54 na estreia
      4:40:34 no ano passado a apadrinhar a estreia de um colega.
      4:15 é uma excelente aposta. Melhor do que a minha! Assino já por baixo, grava isso na medalha! :)

      Eliminar
  5. Muita força Nuno! Tudo a correr pelo melhor!

    Grande abraço

    ps - Nunca! A excitação e nervosismo nunca passam, independentemente do número que já se tenha. É sempre igual :)

    ResponderEliminar