quinta-feira, 4 de outubro de 2018

30 dias

Está na hora. Faltam 30 dias para a Maratona do Porto.



Está na hora:

- de deixar de lamentar os quilómetros que devia ter corrido e não corri.
Neste que é o terceiro ano em que lá vou fazer a mítica distância, neste que é o ano em que eu disse que ia ser mais rigoroso, é também o ano em que menos quilómetros vou fazer nos meses antes da prova. E sim, tenho um excel com os treinos para a Maratona todos registados, cheio de fórmulas e cálculos, que me mostra a comparação com 2016 e 2017.

- de voltar a devorar tudo que é informação, texto, vídeos, etc sobre maratonas.
O que eu gosto dos serões passados no YouTube a navegar entre vídeos feitos por atletas durante maratonas, documentários sobre a prova, textos antigos de outros bloggers. E, de vez em quando, reler aquilo que eu próprio escrevi. E também ler tudo aquilo que vocês me disseram, tanto aqui como na rede social.

- de começar a tomar o meu doping: vitaminas e magnésio.
Há dois momentos que não esqueço na preparação para a primeira maratona. Um foi a altura em que o percurso da Meia Maratona Vasco da Gama se fundiu com o fim da Maratona de Lisboa. Vi gente a passar mal, gente a alongar no passeio, gente à procura de forças para acabar. E quem ia na Meia estava relativamente tranquilo. O outro foi o momento em que, no Porto, o meu mentor que me ia a acompanhar me disse - pouco antes de me "abandonar" aos 32km - que a partir dali eu iria ver muita gente a alongar no passeio...... mas que nem por sombras isso me iria acontecer porque andei a tomar magnésio precisamente para evitar câimbras!  É claro que isto tudo pode ser só psicológico, mas um mês antes das maratonas repito o ritual e para além de me sentir com mais energia durante o dia-a-dia, nunca sofri de câimbras na prova. A Prozis agradece e tem aqui um cliente fiel.

- de pensar já na próxima!
Obviamente! O dilema mantém-se o mesmo: um ano quero fazer a de Lisboa. É para o ano? Se for, não consigo voltar ao Porto porque são demasiado próximas e, embora conheça quem faça ambas, eu não arrisco isso. Mas o Porto é sempre o Porto e a cada ano que passa há sempre alguém que faz planos para lá ir no ano seguinte e eu não consigo deixar a malta ir sozinha, não é verdade? Depois também há uma Maratona que tenho debaixo de olho, ali em Dezembro, mas que para além de ser ainda mais longe que o Porto é dura como o raio. Um excelente desafio, portanto.

- de decidir como cruzar a meta!
Não há nada mais importante! Primeiro porque é sinal que fica feita, mas também é um momento único. Ninguém se vai lembrar de como cruzámos o pórtico dos 5km, pois não? Pensando bem, depois dos 15km eu festejo em todos os pórticos. Os que têm imagens comprovam isso. Mas sejamos honestos, uma pessoa não pode acabar 42km e cruzar a meta de forma banal. E eu já ando há imenso tempo a pensar nisso. Juro! Hei-de decidir entre os 35 e os 40 quilómetros enquanto tento saltar o Muro!

Pessoal, está na hora! Vamos a isso!

14 comentários:

  1. Bora Nuno!!! Tudo a correr pelo melhor!!!

    Grande abraço e força

    ps - Eu também tomo magnésio nos 2 meses anteriores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João. Alguns dos teus textos continuam a fazer parte das minhas leituras obrigatórias nesta fase da preparação. Valem ouro! Abraço!

      Eliminar
  2. "...o Porto é sempre o Porto..." Nem mais! Sempre presente desde a 2ª edição (nem sempre na Maratona, é verdade, mas sempre presente, na Maratona ou na Family Race, ou mesmo na Caminhada, mas essa é sempre um último recurso, o que significa que por alguma razão não posso correr);
    Este ano, não é diferente e lá estarei. Na impossibilidade de correr a Maratona, lá estarei na Family Race! E sabe tão bem, correr aquele bocadinho "dentro" da Martona! Partir juntos!
    Tudo a correr-te bem até lá, e depois lá, melhor ainda! Força nesses treinos! E ânimo, muito ânimo! Como a Maratona merece!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso! Desde a 2ª edição é obra! Eu tenho provas em que sou totalista e tenho-lhes um grande carinho por isso. Lá estaremos então! E não é vergonha nenhuma fazer umas das outras provas do evento, o importante é mesmo beber daquele espírito fantástico! :)

      Eliminar
  3. Oupas … esquece lá isso dos km que não foram feitos. Se fosse a pensar nisso não alinhava à partida … siga a camioneta, se não for em 4, será em 5 ou até mesmo em 6 horas. Sigaaa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, está esquecido! Se puder não ser em 5 ou em 6 era fixe, para não dar cabo do coração a quem está a torcer por fora do gradeamento... E porque o late check-out no hotel não convém ser assim tão late. :D Siga!

      Eliminar
  4. Bora lá a esse mÊs! Tá quase!! O teu sentimento em relação ao Porto é o meu em relação ao MIUT, não consigo não ir lá. Ah, e para o ano vai a essa de Dezembro!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bora! Percebo-te, é daqueles fascínios que são mais fortes que nós. Se as férias de Verão forem no mesmo sítio da de Dezembro, não sei não... Penso nisso a sério daqui a uns meses. :)

      Eliminar
  5. Entretanto já falta menos uma semana ;)

    Nesta altura, já não há muito a fazer... É fazeres o último "longo" Domingo, e depois entrar em modo descanso (ou não, não é verdade?...). O ânimo e a vontade não te faltam, por isso não tenho dúvidas de que vai correr bem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo voa! :)
      Ou não, ou não... sabes que não é bem verdade... No Domingo passado meti mais 25km nas pernas e em relação aos próximos fins de semana continuo a defender-me com o que diz o plano... e com a minha interpretação dele. O teste final vai mesmo ser em Almeirim e vai ser mais à cabeça do que às pernas.
      Ânimo, vontade e acima de tudo, alegria. :)
      Obrigado pelo apoio constante. E dar-me na cabeça quando achas que estou a fazer algo errado também é um apoio fundamental! ;)

      Eliminar
    2. Eu vi esse treino e fiquei muito feliz com ele! Fazeres os 25km é importante :) E já sabes que continuo preocupada com a ausência de repouso aí pelo meio, mas só tu conheces o teu corpo e só tu saberás o que podes fazer! Bons treinos :)

      Eliminar
  6. Força Nuno!!!

    Este ano vamos falhar o Porto porque vamos a Valencia, mas o Porto é sempre o Porto. Claramente a melhor maratona em Portugal!

    Muita força! E...está na hora ;)

    Beijinhos e abraços,

    Isa e Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa!
      Vou sentir a falta das vossas camisolas no meio do pelotão, mas é por uma boa causa. :)
      Está muito perto, mesmo!
      Beijinhos e abraços para vocês! E bons treinos!

      Eliminar