terça-feira, 19 de setembro de 2017

Leituras

Sendo eu um gajo de Letras era de esperar que tivesse uma relação mais próxima com os livros, mas a verdade é que não tenho. Gosto de um bom livro, mas não sou um ávido leitor como gostaria. E gosto sobretudo de coisas muito particulares e que me digam algo. Sou, por exemplo, um grande fã de Edgar Allan Poe e da literatura do fantástico e de mistério. Tornei-me fã de Nick Hornby porque ele gosta deveras de duas coisas com que eu também me relaciono: futebol e música. 

O primeiro livro dele que li foi o Fever Pitch onde ele conta histórias da sua vida sempre relacionadas com... jogos de futebol, sobretudo do Arsenal que é o seu clube do coração. E consegue sempre encontrar um paralelo entre o futebol e a vida, como a história do jogo que foi ver fora de casa a cerca de 100 quilómetros de Londres em que apanhou uma molha descomunal para ver um jogo de fim de época que já não ia melhorar o péssimo 9º lugar no campeonato, mas mesmo assim a bancada festejou o golo da vitória como se tivessem ganho a Liga dos Campeões. Porque na vida também há pequenas vitórias que merecem ser celebradas. Ou a minha história favorita de quando ele levou uma namorada pela primeira - e penso que única vez - ao futebol e ela apanhou uma insolação que a obrigou a ir para o hospital ao intervalo. E ele não sabia se a devia acompanhar ou ver o jogo até ao fim. É que o namoro não era assim tão sério e o jogo era crucial para o desfecho daquela época e ainda estava 0-0. Percebe-se o dilema!

Agora o meu foco está, naturalmente, mais virado para livros relacionados com o mundo da corrida e depois deste onde apenas me falta ler o capítulo relacionado com o pós-prova (onde no ano passado falhei redondamente porque depois de cumprir a maratona senti um vazio de objectivos que me fez passar um mês algo à deriva) já tenho nova leitura, desta vez recomendada pelo Baptista, a quem agradeço agora publicamente:


Comecei hoje a ler nas viagens de comboio e autocarro entre casa e o trabalho, tornando-me em mais uma pessoa com a cabeça enfiada no telemóvel, mas é por uma boa causa. Confesso que apenas conhecia Zátopek de nome e pouco ou nada sabia sobre a sua história e até ao momento estou bastante entusiasmado com o início da leitura. Para já, dois destaques:

- Zátopek nasceu a 19 de Setembro, o que significa que comecei a ler o livro no dia em que faria anos caso ainda fosse vivo;

- já registei uma frase que é associada ao seu espírito como atleta: "Great is the victory, but greater still is the friendship." Está ali ao nível da citação do Spirit of the Marathon.

Agora vou ali dormir para amanhã estar fresquinho de manhã para continuar a leitura.

7 comentários:

  1. Eu percebo-te tão bem! Sabes que, trabalhando numa editora, toda a gente acha que estou intimamente ligada aos livros, o que não é de todo verdade. Ainda que me passem livros pelas mãos todos os dias a leitura não é de todo uma função dominante nos trabalhadores das editoras (ainda que seja a de alguns) pelo que até aqui tem de existir um gosto particular por essa atividade.

    Além disso sou uma romântica, gosto de ler livros que me permitam viver coisas que não vivo na vida real, if you know what I mean...

    Ainda assim confesso que estou com vontade de ler alguma coisa sobre corida, a ver vamos... :) Nessa altura já sabes que te vou melgar para pedir opinião mais detalhada!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, é como perguntar a alguém que trabalha numa biblioteca se já leu os livros todos que tem nas estantes! :)
      I know what you mean...
      Melga à vontade, já sabes que ajudo no que puder.
      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Em casa de ferreiro, espeto de pau... :) Como também ando sempre a ler também me dizem que devia ser bibliotecário. Se fosse, se calhar a relação também mudava.

      Tenho o Fever Pitch, ainda não li, mas fiquei com vontade. Vou metê-lo uns lugares acima na lista de espera.

      Fabiana: Se quiseres conhecer o Eusébio da corrida (e se te ajeitares a ler em inglês), lê esse do Zátopek. É uma biografia bem documentada, mas também mete "magia"... porque o gajo não é deste mundo!

      Eliminar
    3. Obrigada Baptista! "Today we die a little" certo? Acho que é desta que me vou rebder ao mundo dos eBooks! :)

      Eliminar
    4. Para um adepto fervoroso de futebol como eu, o Fever Pitch é mesmo muito bom! (Nota prévia: o livro começa com uma derrota do... Benfica!)

      "Today we die a little" será a frase que eu irei murmurar baixinho em Novembro.

      Eliminar
  2. Ler é uma das "minhas coisas". Por isso, quando comecei a correr, tentei conciliar as duas paixões lendo alguns dos mais conhecidos sobre o tema. Curiosamente, não fiquei grande fã do "Nascidos para Correr", que todos parecem gostar. Depois, também não gosto muito daqueles "matemáticos", com planos de treino e kms e paces... Cheguei à conclusão de que gosto mais de livros de "quem gosta de correr" e não de "livros de corrida". Parecendo que não, há diferença. :) O do Murakami foi um dos que gostei.
    Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, vou acrescentar o "Nascidos para Correr" e o livro do Murakami à minha lista. Agradeço quaisquer sugestões. :)

      Eu gostei muito do How to Run a Marathon for Dummies precisamente por ser muito matemático, mas com explicações lógicas e simples. Apesar de ser de Letras tenho um gosto pela análise de dados e "boring stuff" do género portanto encaixa-se no meu modo de ser picuinhas. He he he!

      Há diferença, mas não ganhei (ainda) nenhum gosto particular por nenhum estilo em relação ao outro. Se mete corrida, eu alinho!
      Beijinhos, obrigado e igualmente!

      Eliminar