domingo, 17 de setembro de 2017

Amizade

Uma das coisas que ganhei quando entrei no mundo das corridas foi um número infindável de novos amigos. Ok, algumas pessoas serão sempre "conhecidos" mas outros são mesmo amigos verdadeiros.

No treino de equipa a seguir ao meu dia de anos fui brindado com uma festa "meio-surpresa" onde estiveram presentes muitos dos habituais colegas das 5as feiras mas também alguns que apareceram "à civil" para me darem um abraço. Foi meio-surpresa e não surpresa completa porque eu fui apanhando alguns dicas que deixaram com a pulga atrás da orelha. Obviamente que adorei e senti-me tremendamente acarinhado por todos!

Neste grupo de amigos que apareceram sem ser para correr estavam elementos da equipa tagarela, nossos amigos e vizinhos e com quem tenho feito as provas do troféu das localidades. No meio de beijinhos e abraços, o mentor da equipa comentou comigo que tinha dorsais extra para a Corrida do Aqueduto e perguntou-me se eu tinha disponibilidade e vontade de ir. Aceitei quase sem hesitar, apenas porque não sabia como seria este fim de semana e passado uns dias confirmei que aceitava a oferta, mesmo não sendo possível alterar os dados da inscrição.

(Na verdade, o que eu gostava era de ter ganho o passatempo a que concorri para fazer a Meia Maratona do Porto mesmo sabendo que isso era logística e financeiramente complicado!)

Faço aqui um parêntesis para dizer algo importante: não gosto de correr com dorsais que não estejam em meu nome. Não que me faça confusão ter outro nome ao peito, mas (vamos todos bater 3 vezes na madeira) se acontece um problema físico pode ser uma complicação do caraças por causa de accionar o seguro. Aliás, em bom rigor será impossível fazê-lo! Atenção a este tipo de coisas porque a nossa saúde está sempre acima de tudo! Por outro lado isto também pode causar situações difíceis e injustas em termos de atribuição de medalhas. Fica então aqui o repto para tentarmos sempre correr com um dorsal que seja nosso e se for, por exemplo, comprado a outro atleta que seja dentro do prazo permitido para mudar dados de participante. 

Em relação à prova, ia com a ideia de fazer um tempo a rondar os 50 minutos, mas sem qualquer stress porque nesta altura não estou a apostar minimamente em provas curtas. Ao ver a altimetria da prova mudei de objectivo e quis apenas dar o meu melhor sem olhar muito para o relógio. E a verdade é que fiz tanto uma coisa como outra. A partida até foi tão rápida e sem aviso prévio que só meti o relógio a contar com uns 150 metros de atraso portanto sabia que havia uma ligeira discrepância em relação aos quilómetros e ao ritmo médio. O facto de irmos subir mais do que descer também ajudou a esquecer qualquer prognóstico de tempo final.


Durante a prova não houve muitos momentos de interacção, ao contrário de Castelo Branco. Algumas pessoas na rua mas apenas vi duas (DUAS) a bater palmas na altura em que a minha parte do pelotão passou. Retribui-lhes a gentileza a aplaudi de volta. Na estrada, ainda antes dos 2kms tinha um outro atleta a dizer-me que não conhecia a prova mas que sentia que isto era um percurso para nos deixar KO. Eu também nunca a tinha feito mas disse-lhe que pelo que tinha visto do percurso ainda ia piorar até ao km5. Ele ficou meio preocupado. Eu cá sou picuinhas com isso e não gosto de ser surpreendido durante a prova. Isso até aconteceu hoje porque na conversa antes da partida sobre a volta que íamos dar faltou dizer que havia ali um km - o oitavo - em terra batida. Foi pena só porque já tinha passado o pior da prova e estava a rolar num ritmo estável na casa dos 5m/km e tive que me resguardar um pouco. Nada que me tivesse deixado muito chateado, obviamente. Vejo agora que estou a actualizar o meu ficheiro de Excel que até foi o meu pior registo do ano em provas de 10kms. Estou preocupado? Nada.

Foi com tranquilidade que passei a meta, ainda com um sprint final e com o extra de ter tido o speaker de serviço a dizer o nome da equipa que leu na minha camisola. Depois disto foi esperar pelo chegar do resto da malta. Ainda pensei em voltar atrás para ir buscar alguns dos restantes companheiros de viagem mas cruzei-me com algumas caras familiares com quem estive à conversa e quem faltava foi chegando a conta-gotas mas em bom ritmo.

Como é normal, tivemos direito a abastecimento extra porque toda a gente leva qualquer coisa para partilhar e comer no final num picnic improvisado. Eu já estava claramente desabituado e como não houve menção a isso na convocatória não levei nada. Falha minha. E foi já no final de festa quando estávamos a caminho dos carros que recebi uma notícia fantástica e pude festejar a passagem pela meta que eu aguardava com muita confiança mas com aquele nervoso miudinho de quem está a ouvir um relato de futebol e espera que se grite golo a nosso favor! O golo da amizade!

Parabéns!
Prova nº 68 - Corrida do Aqueduto 2017 - 10km - 00:52:42

7 comentários:

  1. Boa marca! :)

    Das 404 corridas que já participei, sabes quantas foram em nome de outro atleta? 0
    Há toda uma série de questões, além do problema do seguro que pode ser muito grave. Desde escalões e por aí fora.
    Numa vez cediam-me o dorsal e só aceitei depois de saber junto da organização que podia alterar os dados.

    Força para o que falta 7 semanas :)

    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! :) Durinha a prova, mas é daquelas que me de gosto fazer por ser desafiante.

      Dei uma olhadela rápida às minhas 68 provas e pelos meus registos foi a terceira vez que aconteceu. Não gosto precisamente pela parte dos seguros, porque não me parece que vá acontecer intrometer-me nas classificações de escalões e se isso fosse acontecer seria o primeiro a alertar a organização. Mas sei que muitos não o fariam. Das vezes que fui eu a ceder o dorsal também tentei sempre proceder à troca dos dados.

      Numa das vezes que corri com dorsal emprestado foi no GP Natal 2016 e só na véspera fui convidado para ir por doença do dono do dorsal. Tarde demais para mudanças de nome fui... e fiz o meu RP aos 10kms, mas meses depois na Scalabis com o meu dorsal fiz mais 2 segundos e é o tempo de Santarém que eu digo sempre ser o meu RP.

      Que estas 7 semanas nos permitam a ambos alcançar uma meta tranquila! Abraço!

      Eliminar
  2. Essa do dorsal em nome de outro é complicado. Confesso que o fiz uma única vez, na SS do Porto em que me esqueci do meu dorsal em casa da minha mãe ... logisticamente impossível de regressar para o ir buscar, com a adrenalina da SS do Porto ali a palpitar e com um dorsal de uma amigo Perneta (que não pode vir) na mão, fraquejei e cedi ... mas sei que não é correcto e nunca mais o fiz, nem com dorsais "oferecidos".
    Quanto à prova ... dexa lá isso dos tempos, umas melhores outras piores ... divertiste-te é oq eu importa e fizeste um treino rápido.Força nisso ... aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo complicado - ver resposta ao comentário do João. Acrescento também que na prova em que estive do lado da organização acompanhei um atleta masculino lesionado até à meta e o rapaz recusava sempre ir à ambulância ver se precisava de mais cuidados médicos. Insistimos que fosse e que accionasse o seguro se a coisa necessitasse de ida ao hospital, porque é para isso que o seguro serve. Ele não quis, mesmo! Nessa noite em casa fui ver os registos e ele estava com dorsal cedido por alguém e com nome feminino.

      Eu adorei o tempo que fiz! E quando se adora a pior marca da época na distância é sempre bom sinal!

      Forte abraço!

      Eliminar
  3. Oh pá! Tu és o maior! Ah vou só ali fazer um tempo razoável porque aquilo tem muita elevação... 52 minutos? E o pior tempo dos 10k este ano? :O Muitos parabéns! Só me surpreendes! :)

    Piquenique depois das provas parece-me perfeito! :D

    Confiante mas nervoso hein? Naqueles kms em que estive mesmo mal lembrei-me de ti e de todas as vezes em que me disseste que não tinhas qualquer dúvida que ia conseguir, isso deu-me muita força para marcar o tal golo da amizade! :) Obrigada!

    Beijinhos


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes como é... Quanto mais depressa chegasse ao fim mais depressa podia começar a acompanhar a tua prova no live tracking. ;) Obrigado!

      É mesmo perfeito! Aqui os nossos amigos tagarelas sabem bem como fazer as coisas! :)

      Ainda bem que participei na jogada e que o meu passe permitiu ajudar a construir uma ocasião de golo que tu não desperdiçaste! Beijinhos!

      Eliminar
    2. Sabes como é, eu sou tipo Seferovic: até ver, uma boa cotratação! ;)

      Eliminar