sexta-feira, 31 de março de 2017

Sinos-ite

Não, não estou doente. E enquanto digo isto estou a bater 3 vezes na madeira.

Estou sim com um grave caso de não me sair da cabeça aquilo que quero fazer no domingo: o pic-nic depois da prova, com um valente sorriso por ter conseguido cruzar esta meta no tempo que pretendo.


Assumo-o aqui, tal como já assumi ainda hoje no treino: quero bater o meu tempo aos 15km. E para isso estou - muito ao meu estilo - a analisar todas as pedrinhas do asfalto, rotundas, descidas e principalmente subidas.

Vamos então por partes. O meu record é de 1:18:27, conseguido na Corrida 1º de Maio de 2016. Em Mafra o meu melhor tempo é de 1:22:49, feito um mês antes, em Abril 2016.

Há muitas semelhanças entre ambas as provas. Tanto uma como outra têm cerca de 140m de acumulado e ambas têm uma fase inicial rápida com vários quilómetros de descida até perto dos 9km e uma longa subida a partir dessa altura a caminho da meta. Já andei a calcular a que ritmo tenho que descer, quanto tempo tenho que ganhar para depois compensar na subida. Já sei com quantos minutos de prova quero fazer o retorno, já fiz essas continhas todas. E relaxem, não vos vou aborrecer com esses detalhes.

Isto é sinal que tenho demasiado tempo livre nas mãos? Não! Por um lado tanto eu como o meu amigo Excel fazemos contas depressa; por outro lado é sinal que estou focado num objectivo e é isso que me dá aquele boost de energia extra. Também é sinal que me sinto confiante e a regressar à melhor forma. (Ainda hoje no treino tive a certeza disso!) A esta altura do ano passado estava num crescendo e a quebrar os meus próprios records a cada prova que fazia, numa forma que teve o seu ponto alto quando baixei dos 50 minutos na Corrida de Santo António. Estava também numa fase em que concentrava todas as minhas energias na corrida porque era o escape perfeito para me esquecer de tudo o resto. Numa fase que foi ensombrada pelo descalabro do Douro Vinhateiro mas à qual respondi da única maneira que sei - corri dali para fora.

Continuando... Adoro Mafra, sabiam?

E se correr mal? Se não for dia de fazer um brilharete e me espalhar ao comprido nas minhas intenções? Sem problema, há a Scalabis, a Corrida 1º de Maio e tantas outras pela frente. Não vou ficar triste ou aborrecido. A vida é demasiado curta para isso.

Resumidamente, se me cruzar com alguém durante a prova e não disser nada ou estou a tentar voar por ali abaixo ou a tentar escalar por ali acima. Ou estava apenas distraído.

E não podia acabar o texto sem dizer que - outra semelhança - ambas as provas acabam na pista de tartan de um estádio!

Até domingo!

4 comentários:

  1. Muita força e que tudo decorra como desejas!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Com tanta preparação e concentração, vai correr bem de certeza ;) Pensamento positivo!

    Pode ser que para o ano faça esta... Este fim-de-semana estou de folga de provas (mas vou tentar que não de treinos...)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi preciso muito pensamento positivo, mas a coisa lá se fez hoje. Espero que tenhas conseguido treinar. Esta prova é muito simpática mesmo. :)

      Eliminar