segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Pedras no meu caminho?

Guardo-as todas, um dia construo um castelo.

Ora, hoje saí de Alcanena com um pequeno estúdio! Por onde começar a falar do meu regresso a uma prova de trail? Talvez pelo que aconteceu na última que tinha feito: há três anos e meio atrás.
Na altura "...pisei mal uma pedra...". Hoje dei um pontapé numa que me pregou uma valente rasteira!

Quando há uns meses, numa viagem de regresso a casa vindo do trabalho, me inscrevi na prova não sei bem o que me passou pela cabeça. Terá sido o facto de só ter participado em trails cuja inscrição é gratuita? Não sei, lembrei-me disso agora mesmo enquanto escrevia.

Entretanto alguém da equipa reparou que o meu nome estava na lista de inscritos e a partir daí foi uma festa. O N. ia fazer um trail! Passei estas últimas semanas a dizer que a minha ida estava dependente do estado do tempo e se estivesse a chover eu cancelava a inscrição. Até recebemos um SMS da organização para os contactar em caso de desistência... Ai, a tentação! Só que esteve sempre sol nestes últimos dias. Ontem ainda apareceu novo dorsal para o GP Natal e eu ainda insinuei que ficava com ele, mas sofri logo bullying no sentido de qualquer outra pessoa poder aceitar o dorsal, menos eu. Malandros, pá!

(Aqui entre nós que ninguém nos ouve, sabem que o mais provável era eu fazer um belo record pessoal hoje em Lisboa? Isto não é arrogância, é um feeling dadas as minhas provas recentes. Se estou arrependido de não ter feito o GP Natal? Nada!)

Antes do meu trail propriamente dito, o sábado foi passado a seguir a prova de duas colegas - e outros amigos - no Epic Trail Azores. E que orgulho senti com a prestação das nossas duas guerreiras  nos 63km da prova! Que lição de força de vontade e querer! Que stress a ver as horas a passar sem haver notícias da chegada ao próximo PAC. E que festejo foi quando terminaram a prova! Perante isto, o que são 14km?

Com tudo preparado para o dia seguinte lá fui dormir umas poucas horas que passaram rapidamente. Às 7 da manhã já estávamos a começar a viagem que se fez com muito sono. Felizmente hoje não precisei de conduzir. À chegada já tínhamos os dorsais levantados por um colega que tinha passado o fim de semana naquela zona e entrámos no pavilhão para aliviar alguma carga, para tirar umas fotos e para aproveitar a oferta de pequeno-almoço com café quente e pastéis de nata. Não, pessoal, não há disto em provas de estrada...

De ténis de trail e mochila de hidratação às costas lá partimos. E o início foi fantástico, num alcatrão fofinho que me fez soltar um "adoro trails assim!" Valha a verdade, o meu trauma com os trails são as descidas e o facto de ter muito pouca técnica e jeito. Por isso é que tento só me aventurar nos trilhos que conheço aqui na zona. Fora isso é sempre muito porreiro ir no meio da natureza, obviamente!

Ao entrar no primeiro trilho apanhámos logo uma poça de água gigantesca. Vá, grande. "Ehhh, tudo a passar ao lado. Não queriam sujar os ténis não viessem para um trail! Meninos!" - gritou-se lá do fundo, na brincadeira. Ri-me e gostei de ter visto muitos "meninos" como eu a passar à volta em vez de meter o pé na poça. Sem ser isto, os primeiros 5km foram super corríveis, mesmo com alguma lama. Tudo tranquilo que nem se dava pela distância passar. A minha distracção era ver onde metia os pés ao mesmo tempo que ia vendo os ténis da atleta que ia à minha frente gradualmente a mudarem de "cor de rosa vivo" para "castanho lama" passando por todos os tons intermédios.

O ritmo baixou consideravelmente quando chegámos à grande subida que durou uns bons dois quilómetros. Usei-a para pensar em como seria a descida e para perceber se me estaria a sentir tranquilo caso tivesse que descer algo parecido do outro lado da serra. E parecia-me confortável, apesar de TODA A GENTE à minha volta estar a falar da perigosidade que eram as descidas lá à frente sobretudo com as pedras tão húmidas e escorregadias. Fónix, era tudo o que eu não queria ouvir. Íamos com o sol de frente, pelo que raramente tinha oportunidade de olhar em volta devidamente, mas quando conseguia espreitar a vista era verdadeiramente linda. 

A subida foi toda num single track e feita a caminhar. Curiosamente eu vinha a pensar que o meu maior receio era descer num single track onde fosse toda a gente atrás de mim a queixar-se da minha lentidão e inépcia para a coisa. Sim, medos reais causados por acontecimentos reais. De vez em quando alguém perguntava se havia interessados em ultrapassar e em correr e confesso que não me ralava nada porque ia algo irritado por ir sempre naquela pasmaceira. Mal por mal, eu subo de forma bastante razoável e sentia-me com força para isso. Paciência, só deu mesmo para passar lá no topo e atrás de mim vieram logo bastantes outros atletas que afinal também queriam correr. Menos de 500 metros depois chegava o abastecimento.

À medida que íamos subindo, a minha temperatura corporal ia descendo. Estava a ficar cheio de frio, mesmo estando sol e eu indo de manga comprida por baixo. Arrefeci demasiado e precisava de correr para aquecer novamente. Parei um ou dois minutos no abastecimento e aproveitei a boleia de um grupo de atletas para ir com eles a um ritmo agradável. Havia muitas pedras no chão mas dava para correr, até que uma das pedras me pregou uma rasteira.

"Vai com cuidado e não caias!" - era a recomendação que eu trazia. Assim que dei um pontapé na pedra e me senti a meio caminho do chão pensei logo que só ia ficar com uns arranhões que iriam passar despercebidos. Pensei uma asneira cabeluda quando, já sentado no chão, olhei para o joelho e vi que afinal era mais chato. Quem vinha à minha volta parou logo, ajudaram-me a limpar a ferida com água e um rapaz voltou atrás para ir chamar os bombeiros que estavam ali a pouco menos de 300 metros porque tínhamos acabado de sair do abastecimento. Muita gente que passou perguntou como é que eu estava e se precisava de ajuda. Só lhes pedia para não tropeçarem em mim e desviei-me ligeiramente do caminho. Estava no chão mas bem disposto, ora essa.

Foi quando começo a ver alguns dos colegas de equipa que vinham em prova atrás de mim. Entre eles estava a nossa enfermeira que rapidamente avaliou a situação e quando os bombeiros chegaram tomou ela conta da ocorrência. Outros colegas davam-me força e uma achou que era um momento que tinha que ser registado e tirou uma série de fotos, algumas até bastante explícitas que mostram como ficou maltratada a minha perna e do quão bem disposto eu me mantinha. No final, a pergunta dos bombeiros? "Mas você quer continuar?" Tentava eu começar a perguntar o que é que eles me recomendavam quando a nossa enfermeira respondia logo que obviamente que eu ia seguir e outra colega me ajudou a levantar. Seguimos viagem!

Ficámos cinco, mas rapidamente nos separámos e eu fui para a frente mas outra colega ia endiabrada e não a consegui apanhar. Decidi ter calma, deixei-me apanhar e como começou um trilho a descer disse que ia esperar por companhia para me ajudar. Assim foi. Desci devagar e devagarinho. Fomos a puxar uns pelos outros e eles preocupados em saber se eu estava bem. Estava.

De repente, uma surpresa: alcatrão! Oh pessoal, isto é a parte do trail que eu mais gosto! "Cala-te, não digas isso assim, pá!" Com receio que alguém do staff da prova viesse atrás de mim decidi zarpar por ali fora, abri os braços e voei o mais que pude a 3:40m/km. Abram alas que lá vou euuuuuu!

Durou pouco, assim que voltámos ao trilho havia uma série de descidas (algumas feitas de rabo...) e os meus colegas apanharam-me num instante. Era obviamente bom voltar a ter companhia nesta zona mais íngreme onde ainda vimos passar os primeiros classificados do trail longo. Descidas finais feitas, era altura de abrir a passada até ao final. Agradeci o apoio importantíssimo dos colegas, eles mandaram-me seguir até ao fim e assim fiz porque o terreno era à minha medida. Ia sozinho com atenção às fitas e só perto do final encontrei mais atletas. Um casal que tinha passado por mim quando estava no chão e que muito contentes ficaram por me ver acabar.

E acabei, perante a alegria das colegas que me tinham ajudado quando caí e o alívio dos colegas que iam à frente e só ficaram a saber do que tinha acontecido instantes antes quando elas chegaram. Pouco depois chegaram os colegas que me acompanharam nas descidas e lentamente fomos rumando aos banhos. A malta dos 25km e da caminhada haveria de chegar a conta-gotas entretanto e o grupo ia ficando reunido novamente e com apetite para o almoço. Não só o da organização, como também o picnic que tínhamos levado.

Curiosamente, tanto nos balneários como nas mesas, tive bastantes atletas a perguntarem-me como é que eu estava por me terem reconhecido da queda. Ainda fui à ambulância trocar o penso e a ligadura e esqueci-me deste azar durante o resto da tarde. O convívio com a malta foi super porreiro, como era de esperar. A todos agradeço a atenção e a força dada antes, durante e depois da prova.

Agora tenho aqui um penso para mudar e uma pomada antibiótica para colocar para ver se isto volta ao sítio e se não fica infectado. Em princípio não, mas todo o cuidado é pouco. A nossa enfermeira está com algum receio até porque hoje também tenho algumas dores que podem apenas ser do impacto recente como podem ser sinal de mais qualquer coisa. É ir cuidando com juízo.

No meio disto tudo, qual é o veredicto final? Garantidamente que não vou trocar o alcatrão pelo trilho, mas revejo totalmente a beleza de correr pelo meio do monte. Mantenho a minha falta de prática nos trilhos. Para mim se é para correr é sempre a olhar para a frente sem medo de onde estamos a meter os pés. Gostava de ter feito um trail limpo, sem quedas, para ficar com uma memória melhor disto, mas longe de mim estar arrependido de ter feito a prova. Levem-me para o mato de vez em quando (oops, isto não soou tão bem como devia) mas de preferência em zonas que me sejam familiares para eu me sentir mais tranquilo.

Ia dizer que se calhar para o ano faço outro trail, mas com o calendário que já tenho pela frente não sei se isso será uma realidade.

Agora vou ver se recupero. Temos uma série de eventos importantes na equipa nesta altura do ano antes de terminar 2018 com uma festa em grande na São Silvestre de Lisboa. 


Prova nº 99 - Alcanena Trail - Serras de Aire e Candeeiros 2018 - 14km - 02:10:00

10 comentários:

  1. Espero que essa ferida cure rápido e bem!

    E a próxima... É a centésima!!!! :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim. Devagarinho vai ao sítio.
      É pois! Andei a programar as minhas provas com pinças para acabar o ano com chave de ouro! :)
      Abraço!

      Eliminar
  2. Oube lá! E fotos crlh?

    Ah e tal as paisagens são lindas e tiraram fotos explicícitas do meu joelho... E fotos nem de uma coisa nem de outra!

    Se fosses mais vezes a Sintra ganhavas prática para trails sem quedas, eu bem te convido mas tu não queres!

    Boa recuperação! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, tinha uns quantos print screens do bullying que sofri mas por preguiça não os meti aqui nem fui buscar as fotos da assistência médica durante o percurso. Algumas estão no Strava, vá. Das paisagens não tenho...

      Relembra-me, há quanto tempo não vais tu para Sintra também? :D

      Obrigado! :)

      Eliminar
  3. Lamento, lamento mesmo! Percebo que fiques traumatizado com o trail... Mas o máximo que posso fazer é desafiar-te a vires comigo a um, para ires no meu ritmo lento, e veres como é possível não cair! Bom, eu já caí... Mas sobrevivi :)

    O trail é mesmo isso... As paisagens, o ambiente, os abastecimentos!... Não tem nada a ver com estrada e eu gosto destes dois mundos diferentes :)

    Espero que isso agora melhore rapidamente! E que não desistas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não lamentes, são coisas que acontecem. Isto já não é trauma com o trail, esse fantasma já passou. Agora é mesmo só falta de jeito. Uma pessoa passa o tempo todo a recear as descidas e depois acaba por "trailhar" num sítio perfeitamente tranquilo. Eu também sobrevivi à última queda e ainda aqui estou para contar esta! :) Um dia irei contigo certamente, mas valha a verdade o problema nem é o ritmo. Eu já faço aquilo devagar. LOL

      É um mundo agradável, sem dúvida. Está a melhorar aos poucos e certamente que não vou desistir. Para o ano faço outro. :)

      Eliminar
    2. Então escolhe lá isso e depois avisa :)

      Eliminar
  4. Hm, ok, já percebi que não te passo para o lado de cá. Não faz mal, há espaço para tudo. Quanto à falta de técnica, ninguém nasce ensinado. Isso com prática ia lá! Um abraço e boa recuperação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipe, sejamos honestos: eu nunca iria passar para esse lado, pelo menos a tempo inteiro! :) Não tenho dúvidas que com mais prática e experiência a coisa ia ao sítio, mas prefiro fazer trails através dos teus relatos. Vá, para o ano faço outro ao vivo e a cores! :)
      Grande abraço e obrigado!

      Eliminar