segunda-feira, 13 de março de 2017

Quando é que adiciono esta palavra do dicionário do telemóvel?

Passei a semana inteira a dizer disparates de forma involuntária sempre que falava da prova de hoje.

"Leão", "Leitão" e até "Lesão" eram algumas das palavras que apareciam sugeridas e para as quais o dicionário do telemóvel corrigia sempre que eu dizia que ia fazer a prova de Leião do Troféu das Localidades.

Regressei à companhia dos meus amigos tagarelas que tenho acompanhado nestas provas. Eles sempre com carradas de gente, eu quase sempre como intruso convidado. Ficou hoje o desafio de correr em nome deles para o ano, caso haja novamente poucos ou nenhuns participantes da minha equipa. Sempre ajudo com uns pontinhos e de certeza que ninguém com bom senso me vai criticar, até porque não há dúvidas em relação à minha fidelidade pelo símbolo pelo qual corro.

Desta vez pouco vi em relação ao percurso. Pelas conversas confirmava-se que a prova da Outurela foi a mais dura de todas até ao momento mas diziam que esta prometia ser pior. Vi a altimetria e parecia-me perfeitamente na mesma linha das provas que já fiz no troféu das localidades. Uma longa subida de quase um km à passagem dos 2km em direcção ao Tagus Park e um carrossel de sobe/desce até ao último km que era uma grande subida antes da aproximação à meta.

O tempo não ajudava com mudanças bruscas de sol quente e vento frio. Os relatos vindos do sector feminino após acabaram também diziam que se tratava de um percurso muito difícil - e elas só faziam 5km. Mau...

Tudo pronto para a nossa partida. Hoje levei música - banda sonora nova e tudo - e concentrei-me no que ia ouvindo e que tenho ouvido em loop durante toda a semana. Rapidamente via os kms a passarem sempre a um ritmo vivo que quebrou um pouco - mas dentro do esperado - na longa subida. Como tudo o que sobe tem que descer, disparei na descida e mantive-me forte e concentrado ultrapassando vários atletas que me tinham passado a subir. Sentia-me bem e ia quase sempre rodeado por atletas da casa, alguns em dificuldades a subir. Pensei que se esta malta treina naquelas ruas e mesmo assim tem dificuldades então eu estaria tramado no fim. Só que não.

Nem a última subida me parou. Nunca caminhei - ao contrário do que aconteceu em Barcarena na última prova do troféu que tinha feito. Quando dei por mim tinha a meta à vista. Sem dores, sem stress, sem sofrer. Cansado qb. E pronto para o lanche partilhado que a malta faz sempre no fim antes de ver as classificações gerais finais. (Fui 48º em 55 participantes do meu escalão. Dificilmente posso almejar a melhor dada a competitividade do troféu).

Não achei a prova assim tão dura. Não que seja fácil, mas não me custou por aí além. Melhor preparação? Expectativas demasiado pessimistas dos restantes colegas? O meu ritmo médio final foi de 5.30min/km, perfeitamente dentro do esperado para o tipo de carrossel da prova e o tipo de preparação que tenho depois da paragem. Venha a próxima.

Faltam 77 dias para a Meia Maratona do Douro Vinhateiro, mas até lá ainda há muitos quilómetros e algumas provas importantes para fazer.

Prova nº 55 - Troféu das Localidades (Sintra, Oeiras e Cascais) - Grande Prémio de Atletismo de Leião - 7,750km - 41:55

13 comentários:

  1. Parabéns pela marca, para o tipo de percurso, e por a coisa estar a ir ao sitio.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, obrigado e obrigado.
      Um abraço e lá nos encontraremos nos Sinos, num dia especial.

      Eliminar
  2. Boa! Muito bem! Parabéns :)

    Eu acabei mesmo por não ir, mas também me disseram que não era fácil... E, pelo que soube, foi imensa gente, o que mexe com as pontuações!

    Bons treinos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Não foi o meu melhor resultado nestas provas - fiz 5:20 de média em Barcarena - mas foi mesmo aquela onde me senti melhor. Espero que tenhas conseguido fazer um bom treino no fim de semana.

      Sim, estava imensa gente. Mesmo assim a equipa que acompanho ainda trouxe 5 medalhas nos diferentes escalões. :)

      Eliminar
    2. Fiz 5km... Cof cof... :D

      5 medalhas??? Boa! Nós não trouxemos nenhuma... Fica para a próxima :)

      Eliminar
    3. Não foste fazer 5km a Leião para fazeres... 5km? (Cof cof!)

      Eliminar
    4. Parece que sim... Ahahah :) Foi mais por uma questão de economia de tempo. Tinha um trabalho da faculdade para fazer, e se fosse para lá, perdia a manhã inteira!

      Eliminar
    5. A tua justificação foi... aceite! :)

      Eliminar
  3. Eu continuo a achar que era mais giro se se chamasse Grande Prémio do Atletismo de Leitão (provavelmente seria uma prova à mesas, but who cares...)
    55ª prova tua... estava aqui a contar as minhas... são só 11 vezes menos que as tuas ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que merecíamos um abastecimento final de leitão. E vinho frisante. Seja como for, a malta com quem vou tem a boa tradição de fazer um lanche no final e também levei um bolinho para juntar à festa. Tudo light, cof cof, claro...

      A seu tempo chegarás à prova 55. O importante é sentires-te bem e dares um passo de cada vez. ;)

      Eliminar
    2. Se fizer uma por ano... eh pá, esquece, não chego lá! :D

      Eliminar
    3. Se contabilizares os restantes treinos que fazes, não te chego aos calcanhares. :)
      Tens um convite para Maio para a tua prova anual, remember? :)

      Eliminar