domingo, 20 de novembro de 2016

Lanterna Vermelha

Tenho uma amiga que desde sempre me chama carinhosamente de Lanterna Vermelha. Nos primeiros treinos do grupo eu era (quase) sempre o último e a alcunha nasceu. Entretanto, por questões geográficas, ela já não treina connosco mas sempre que nos cruzamos em provas ela tece-me rasgados elogios com a minha evolução desde então. Continua a chamar-me lanterna vermelha. A alcunha ficou e eu continuo a achar-lhe piada.

Estava na hora de fazer jus à alcunha, caramba! Foi hoje!

Estou inscrito no Troféu das Localidades que é uma série de provas gratuitas nos concelhos de Sintra, Oeiras e Cascais e estas provas vão acabar por funcionar como uma espécie de plano B como alternativa às provas principais onde estou inscrito. Como hoje não tinha nenhuma prova, fiz a minha estreia nesta competição, que tem um sistema muito próprio de classificação e de pontuação individual e de equipa que eu ainda estou a tentar perceber na íntegra. Diferentes escalões fazem distâncias diferentes, partem em horários diferentes também e não há tempos na classificação geral, sendo esta organizada por ordem de chegada dentro dos diferentes escalões. Depois há pontos de acordo com a classificação, um bocado como nas provas de Fórmula 1.

Hoje fui o único da equipa a estar presente - foi toda a gente encher-se de lama no Trail de Arruda - e eu fui na companhia de amigos que fazem parte de outra equipa. Fui um bocado à aventura, mas quando vi o percurso no regulamento já tinha percebido que isto não ia ser uma prova ao meu estilo. Mas fui, porque - como disse a uma das elementas que estava connosco - sempre que passamos a meta no fim chegamos antes de todos os que ficaram no sofá ou na cama.

A prova era curta, mas 80% do percurso era por trilhos. E com a chuva que antes e durante a prova, isso significa lama. (Ah e tal, então não foi só a malta que foi para Arruda que apanhou com isso, pá!)
Assim que a prova começou aproveitei ao máximo o primeiro quilómetro (a 4:30/km) e estava muito animado com este início algo explosivo. Obviamente que tudo mudou nos restantes 5 onde o que acontecia era eu passar muita gente nas subidas e ser ultrapassado por muita gente nas descidas, sempre com medo de derrapar na lama. Lembram-se disto do treino de segunda feira? Bate certo.

Foi um bom momento para me lembrar as poucas saudades que tenho de fazer trails, sobretudo à noite. Não é que desgoste - e se fosse de dia teria certamente gostado mais - mas não me anda a cativar nada. Foi só um quilómetro e meio, dois no máximo. Não me imagino a fazer 15km ou 20km nos próximos tempos.

No último quilómetro, que foi praticamente o percurso inverso do primeiro, ainda consegui ultrapassar algum pessoal e acabar a prova com relativa tranquilidade. Percebi pouco depois quando saíram os resultados oficiais que... fui o último do meu escalão! Lanterna Vermelha, yeahhhh! Sem stress, diverti-me e, pelo menos por enquanto, o pé não me dói como andava a acontecer depois de cada treino desde a Maratona! Veremos se assim continua. 

Aguardo agora pelas próximas provas deste troféu em que eu possa participar, mas o objectivo principal até ao final do ano passa pelas próximas duas Meias Maratonas (em fins de semana consecutivos): Évora e Descobrimentos. Tenho objectivos bem definidos para ambas as provas!

Prova nº 48 - Troféu das Localidades (Sintra, Oeiras e Cascais) - I Trilho Saloio, Covas de Ferro - 6,3km - 37:50 

11 comentários:

  1. Eu acho que só estou inscrita para as de Oeiras... Acho :/ Não fui eu que tratei e não percebo nada disso. Mas ainda não é na próxima que nos cruzamos :)

    Pelo que ouvi dizer, essas provas são, normalmente, difíceis, e são muito concorridas pelo pessoal dos clubes da zona, que leva os treinos a sério. É difícil conseguir bons lugares porque não são aquelas provas típicas em que vão centenas de amadores que vão mais para o passeio... Não desanimes ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta estares inscrita num dos concelhos para poderes fazer as provas todas. A próxima é na Cruz Quebrada, mas eu estarei em Évora. :) Estou a fazer contas a participar na prova de Barcarena dia 18/12.

      Sim, as provas são exigentes e pude comprovar ontem aquilo que já mais gente me tinha dito em relação à competitividade das equipas da zona, incluindo nos escalões mais novos!

      Longe de mim estar desanimado. Nesta prova quem foi passear fui eu. :)

      Eliminar
    2. Pois... Eu não estarei em Évora mas quero aproveitar para fazer um treino de jeito, e a prova feminina são só 4km...

      Vemo-nos em Barcarena ;)

      Ontem foi dia de passeio, portanto! Ahahah :)

      Eliminar
    3. Ainda nos vamos encontrar na estrada antes disso. :)
      Beijinho!

      Eliminar
    4. Vais à Meia? Já me baralho toda :/

      Eliminar
    5. LOL Eu dou-te um desconto. Vou a Évora e à dos Descobrimentos.

      Eliminar
    6. Vê se não me ultrapassas logo ao início, sim? :D

      Eliminar
    7. Afinal parece que vou à Cruz Quebrada... Puxam por mim e eu não sei dizer que não :/ Depois conto-te o que perdeste!

      Eliminar
    8. Boa prova! Aproveita para dar 3 ou 4 voltas ao trajecto para fazeres um treino longo.
      Eu depois conto-te o que perdeste em Évora. :)

      Eliminar
  2. As provas concelhias são muito intensas (e curtas).

    Boa Meia de Évora! Gostei muito da do ano passado e queria regressar este ano mas não foi possível.

    Um abraço e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era esse o feedback que tinha e ontem acabei por ver isso mesmo ao vivo. Eu vou fazê-las só para diversão e pelo convívio.

      Obrigado! A Meia de Évora no ano passado foi uma festa e queremos repetir este ano. Mais uma vez o convívio acima de tudo!

      Um abraço e força! Sevilha espera por ti!

      Eliminar