terça-feira, 22 de maio de 2018

Alverca

"Eh pá, tanto tempo de preparação e isto acaba tão depressa...!"

Foram as minhas palavras para o Gajo da ET à entrada para o sétimo quilómetro, já na zona da pista de aviação, numa altura em que íamos lado a lado. Ele acabou 3 ou 4 segundos à minha frente e à hora de almoço jurou-me a pés juntos não se lembrar do grande abraço que demos depois da cruzar a meta. Na verdade - e já escrevi isto antes - é demasiado redutor resumir a prova ao tempo que demorei a concluí-la. Podia fazer aqui uma descrição ao pormenor de todos os quilómetros desta prova, mas poupo-vos a seca.

Se há provas que ficam no coração, esta é uma delas e a deste ano em particular. Quem já teve o privilégio de estar na organização de uma prova - ou de qualquer outro evento - sabe bem que existe uma linha ténue entre o prazer que dá trabalhar em prol dos atletas que tem sempre que superar o cansaço físico acumulado ao longo dos dias, das semanas, dos meses. E sim, acaba tudo demasiado depressa.

Fui convidado pelo segundo ano consecutivo a fazer parte do staff da prova. Este ano com funções mais alargadas - algumas por minha culpa porque quis fazer mais do que me foi pedido - que me trouxeram mais dores de cabeça que o que eu gostaria, mas que me deram um prazer enorme a organizar. Eu, que prefiro sempre ficar no meu cantinho e passar despercebido, dei a cara de forma mais activa e a partir de certa altura, semana após semana, recebia o retorno em dobro. Fiquei de coração cheio.

Na semana anterior fiz zeroooooo treinos!
Na véspera da prova houve jantar de aniversário no restaurante mexicano, com jalapeños e margaritas.
Às 7:15 de domingo já estava ao telefone a ser informado que um dos meus projectos para a prova iria falhar, por culpas alheias. 
No resto da manhã ainda estive a entregar e a coordenar a equipa que entregou os últimos dorsais e kits. Dez minutos antes da partida, já depois de despir a camisola de staff e de vestir a de atleta participante, ainda estava ao telemóvel a dar umas informações e indicações finais.

Quando dei por isso já estava a correr e uns 7 ou 8 minutos depois - 49:28 para ser mais rigoroso - estava a cruzar o pórtico da meta. Passou demasiado rápido, mas não tinha acabado. A cada passo que dava encontrava caras conhecidas, caras amigas, abraço, beijinho, feedback positivo, feedback de áreas onde houve falhas (porque as houve, obviamente!), telefonemas para aqui e para ali, entregas de prémios, pódios, sorrisos, muitos sorrisos, conhecer ao vivo e a cores malta com quem até ali só tinha falado por telefone/e-mail/mensagem. Enfim, uma sucessão infindável de acontecimentos que, infelizmente, passaram demasiado depressa. Ainda agora estou demasiado eufórico a falar e a pensar em tudo isto.

No fim, uma certeza: repetia tudo novamente já a partir de amanhã!
Se me quiserem, regressarei com todo o gosto em 2019! 

E a prova? Fiz sub-50 pela primeira vez, aproveitando a boa onda do mês de Maio que não foi quebrada pela semana mais cansativa e aproveitando também o percurso linear com altimetria negativa por não fazermos a subida final que nos levaria à zona da partida e onde estava também situada a meta nos dois anos anteriores. Numa prova que teve sempre percursos diferentes em todas as edições o meu histórico é:

2015 - 00:59:54
2016 - 00:50:14
2017 - 00:51:17
2018 - 00:49:28

Agora vamos ao Douro Vinhateiro para desempatar o jogo a meu favor!

Prova nº 86 - Corrida Cidade de Alverca 2018 - 10km - 49:28

12 comentários:

  1. Muitos parabéns por mais um grande sucesso que foi esta prova, com uma organização exemplar!
    Muitos parabéns pela fantástica marca! Se seria sempre uma marca espectacular, depois da semana que passaste, assume foros de épica!

    E muito obrigado por todo o esforço que a vossa extensa e dedicada equipa colocou para proporcionar o melhor a todos nós. São um grande exemplo!!!

    Agora, boa recuperação para uma fantástica Meia no domingo. Muita força!

    Grande abraço

    ps - E foi um prazer receber o dorsal das tuas mãos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João! É uma equipa que gosta do que faz e quando é assim tudo fica mais fácil. E eu começo cada vez mais a ficar com o bichinho de ter esta dupla função.
      Que exagero, eu não diria épico. Deixas-me sem palavras assim! :)

      Estou num misto de ansiedade e tranquilidade para domingo.

      Ah, o prazer foi todo meu! Forte abraço e força para o próximo fim de semana!

      Eliminar
  2. És grande!! Depois de tanto stress ainda fazes um tempão!!
    Parabéns!!
    **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu, não és? :) Estiveste impecável também!
      Bora lá para a próxima aventura!
      ***

      Eliminar
  3. Boa!
    Agora é pensar no Douro ;)
    (nós também vamos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, eu sei, tenho seguido activamente a página do AA. Pode ser que a gente se cruze por lá no sábado ou no domingo. Durante a prova é que não o devo apanhar que ele é mais rápido que eu. :)

      Eliminar
  4. Elah! Organizar e correr? Não há-de ser fácil. Só oiço coisas boas desta prova, por isso estás de parabéns. PElo bom tempo, também!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois é, mas sou só uma peça de um puzzle que se juntou novamente com este objectivo. Gosto de saber que tens esse feedback. Guardo já mais duas inscrições para 2019?
      O tempo estava bom, muito sol mas não estava um calor excessivo e corria uma brisa agradável em algumas zonas. Ah, espera, estavas a falar do outro tempo! :D Obrigado! Abraço!

      Eliminar
  5. Parabéns por tudo ... quase 2 minutos abaixo do ano passado é obra. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado. O próximo passo é contar isto ao longo de quatro publicações fantásticas como certas e determinadas pessoas. ;)
      Abraço!

      Eliminar
  6. Muitos, muitos parabéns! Pelo teu tempo mas também pelo sucesso da prova.

    Dá trabalho, custa, rouba tempo, mas deve é sempre incrível a sensação de dever cumprido e sobretudo de ver que os outros gostaram e se divertiram :)

    Para o ano não posso mesmo falhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!
      É isso tudo o que dizes! :) Agora é altura do balanço final e de ver onde melhorar para o ano, se me voltarem a chamar para as tarefas.

      E sim, conto contigo em 2019!

      (Agora aqui entre nós que ninguém nos ouve, ando com vontade de ajudar a impulsionar outra prova que deve voltar ao calendário ainda este ano...)

      Eliminar