domingo, 8 de abril de 2018

Leceia

" - Não dás dois nós nos atacadores dos ténis?"
" - Normalmente não, nem penso nisso."
" - E nunca se desapertam enquanto corres?"
" - Não, é raro"

Foi esta a conversa com um colega da equipa na qual faço as provas do Troféu das Localidades, um minuto antes de começar a prova. Na verdade, houve uma altura em que a cada treino que fazia tinha que parar ao fim do primeiro quilómetro para apertar melhor os ténis. Já estão a ver o que aconteceu, não já? A meio da prova tive que parar 10 segundos para tratar disso.

Não tenho sido tremendamente assíduo nestas provas. Apesar de gratuitas mantêm-se como uma alternativa e nunca como primeira opção. Mesmo assim, a prova de hoje ganhou à Corrida do Benfica onde já participei duas vezes e estive no ano passado na bancada a dar apoio e a fazer fotos. Já não é novidade que aqui as provas são curtas e exigentes, com uma altimetria interessante e um carrossel jeitoso. O gráfico no regulamento deixava-me um pouco de pé atrás, mas na verdade lá dentro a prova fez-se com mais facilidade do que eu achava. Ou isso ou o corpo reage melhor do que a cabeça acha. O ritmo final foi do melhor que tenho feito neste troféu.


A coisa até não começou bem com os escalões mais jovens. Um erro no percurso (da organização, dos miúdos, enfim) fez com que se tivesse gerado alguma confusão e se tivesse perdido um pouco o foco nas provas. Um grupo de atletas seguiu atrás da mota e do carro da polícia (que iam a abrir caminho à frente do carro da organização) pela rua errada e ultrapassou os primeiros. Não posso falar do que não vi, mas quando fiz a prova masculina percebi claramente onde tinha acontecido o engano e nessa altura já lá estava bem colocado um elemento a indicar qual era a rua pela qual deveríamos ir. Agora aquilo que vi foi uma falta de tacto tremenda por parte de duas pessoas perante um miúdo de 12 anos. Uma foi o condutor do carro da organização (seria o director da prova?) que ao chegar à meta disse alto e a bom som pelo megafone que "este miúdo está enganado e não faz parte da prova". Mais à frente quando ele segue pelo gradeamento até à carrinha da organização assim que lá chega dizem-lhe que "não vale a pena dar-te os parabéns porque vais ser desclassificado". Malta, estamos a falar com um miúdo que acabou uma prova, está super surpreendido por não ver ninguém na meta antes dele e nem tem noção do que aconteceu. Eu sei que a competitividade nestas provas é enorme, mas não é assim que ajudamos a formar crianças que pretendem ser o futuro do atletismo, nem que seja de forma amadora. Não é assim que se fomenta o gosto pelo atletismo. Resultado: um miúdo lavado em lágrimas, super nervoso e com imensa raiva e frustração.
Menos mal, pelo que percebi depois a coisa resolveu-se com esta mesma pessoa a falar directamente com todos os atletas que chegaram a acordo em relação à classificação final que foi determinada pelo lugar em que estavam antes da bifurcação demoníaca. Ainda cheguei a ouvir outros miúdos dizerem que fizeram uma volta a mais naquela zona, portanto a confusão foi mesmo geral.

Afastei-me ainda a tempo de fazer umas fotos à prova feminina, tanto na partida como depois na chegada. Com tudo isto quase que nos esquecíamos delas e quando chegaram estavam com um ar muito mais exausto do que o habitual. Era assim tão mau? A dica que nos traziam era para levarmos menos roupa. Eu ia com camisola de manga comprida por baixo e todas insistiram para eu a tirar porque estava muito abafado durante o percurso. Era mesmo isso ou estavam as meninas a flirtar connosco? Convenci-me com um "Se não fizeres o que eu te digo quando acabares a prova vais-me dizer que eu tinha razão." E eu fiz. E ela tinha. Apesar da chuva que começou a cair e se fez sentir durante o primeiro quilómetro e meio, quando ela desapareceu estava mesmo muito quente na zona mais afastada da meta e ir só de manga curta soube bem.

Tentei olhar o menor número de vezes possível para o relógio mas sempre que o fazia estava contente com o que via. A certa altura passou por mim um atleta em bom ritmo e fiz tudo o que pude para me agarrar a esta lebre. Aguentei-me bem a subir e acelerei a descer, mas sem abusar porque já sabia que lá à frente havia mais. E mais ou menos a meio da prova comecei em "picardia" com outro atleta. Passei por ele numa subida - ele ia a andar - e nessa altura ele volta a correr e ultrapassa-me. Depois volta a andar até eu, que mantive a mesma passada certinha, o passei. E ele... voltou a correr.
Ai o caraças! Confesso que estava a ficar incomodado e assim que pude acelerei para sair deste ping-pong. Até que tive que atar os atacadores e ele foi-se embora.


E apanhei-o no fim, no último quilómetro. Estava ele já exausto e eu ainda fresquinho e com pernas para dar uma segunda volta ao trajecto. E sim, com a moral em alta. Aquele sétimo quilómetro sempre a descer deu-me essa moral e o último, mesmo com algumas rampas, foi feito com a corda toda. A recta, perdão, rampa da meta foi feita a sprintar. Vá, e não tenho nada contra o rapaz com quem "embirrei" hoje, nem sequer é esse o meu espírito.

Tudo feito, fotos finais e só faltou sair a classificação do meu escalão em tempo útil. Desta vez não fiquei para o convívio habitual pós-prova. E fui obviamente agradecer a dica de ter ido de manga curta.

A parte chata veio depois, à hora de almoço. Então não é que o Monção que eu abri era tinto quando eu achava que era branco? Tragédia! Felizmente sendo Alvarinho uma pessoa nunca fica mal, qualquer que seja a cor.

Para a semana: Estafeta Cascais-Lisboa.

Prova nº 81 - Troféu das Localidades (Sintra, Oeiras e Cascais) - Grande Prémio de Atletismo de Leceia - 7,850km - 41:01

7 comentários:

  1. Muito bom! Parabéns pelo resultado! :)

    Eu não tenho ido às últimas provas das localidades, e se, por um lado, me custa e sinto falta do convívio, por outro, a verdade é que as provas nem sempre são muito bem organizadas... O ano passado também houve uma questão com o percurso na prova das mulheres já não me lembro em qual delas. Os atrasos também são constantes, enfim...

    Se, por um lado, há ali um espírito muito engraçado que não há em mais lado nenhum, por outro, acho que há, em alguns casos, um excesso de competitividade que me parece pouco saudável... Mas enfim.

    É bom que não faltes à próxima :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! :)

      É mesmo tudo o que dizes. No ano passado - e pode ter acontecido noutras também - houve um erro na prova das mulheres nesta prova, exactamente no mesmo sítio. Claramente alguém não aprendeu com os erros. Eu entendo alguns atrasos, já estou mentalizado que quando vou é para chegar cedo e regressar tarde.

      Excesso, sem dúvida. Eu vou lá para ir buscar uma garrafa de água no fim, mais nada.

      A próxima do troféu é Monte Abraão. Não vou.
      A próxima de Oeiras é Vila Fria. Também não.
      Estás a falar da Outurela? ;)

      Eliminar
    2. Esqueci-me de Vila Fria! Ahahah! Estou, sim :)

      Eliminar
  2. Oh senhor Nuno! Um atleta que já participou em 81 corridas e não faz um nó duplo nos ténis?!? :)

    Muitos parabéns pela prova. Estás a dar-lhe bem!

    Sensibilidade e bom senso são fundamentais para certos cargos, nomeadamente quando se fala de contacto com jovens a quem um pequeno nada ganha proporções.

    Quanto às provas das localidades, subscrevo a apreciação da Agridoce.

    Um abraço e força para a próxima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João, culpado me confesso! E olhando em retrospectiva acho que em prova isto só me tinha acontecido uma vez, na Corrida do Aqueduto em Setembro do ano passado. É assim que se aprende, não é?

      Obrigado! :)

      Precisamente... Nem com adultos se fala tão abruptamente, quanto mais com crianças.

      Um abraço e até domingo!

      Eliminar
  3. Eish. Lá vim eu ao teu blog irritar-me. Agora foi essa besta desse director! eheh Parabéns pela tua prova!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh pá, eu não quero cá irritações! :)
      Mas agora estou curioso. A personagem já é famosa por maus motivos? Conta-me tudo! He he he!
      Obrigado! Um abraço (e até à Scalabis)!

      Eliminar