terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Troféu das Localidades - Cruz Quebrada

Há pouco mais de um ano fiz a minha primeira prova no circuito do troféu das localidades que engloba provas de Sintra, Oeiras e Cascais. Adorei o convívio com o nosso grupo tagarela e fiz questão de voltar sempre que possível. Descobri entretanto que só fiz quatro provas na época passada, muito menos do que eu achava que tinha feito, mas isto é sinal que estando em boa companhia o pouco parece imenso.

Voltei a inscrever-me para a época 2017/2018 do troféu. As provas são gratuitas, intensas em termos de competitividade entre as colectividades dos concelhos e primam por percursos duros que são uns autênticos trails urbanos com pelo menos uma subida exigente a meio e com um constante parte-pernas. E eu gosto disso à brava! A novidade foi ter-me inscrito pela nossa equipa amiga em vez de o fazer pela minha. Assim, em vez de termos 3 ou 4 gatos pingados e fazer uns pontinhos aqui e ali sem qualquer impacto na classificação, estamos num grupo de uns 60 ou 70 inscritos e que - mesmo não indo todos a todas as provas - no total dos vários escalões acabam por ter algum relevo. A juntar à festa - e acreditem que o grupo faz a festa onde quer que vá - corri pela primeira vez de sempre com outra camisola que não a da minha equipa. E soube-me bem porque estamos entre amigos que têm o mesmo espírito festivo e de entre-ajuda no mundo da corrida. Com eles temos partilhado bons momentos e alguns eventos que já foram organizados e estamos em família. E foi curioso que durante a corrida quando ia pela Marginal comecei a ouvir dois atletas atrás de mim a conversar até que um diz o nome da equipa lido na minha camisola, diz que nos conhece bem e que temos enchido estas provas de alegria desde que nelas temos participado. Ora eu que só tinha feito quatro das provas da época passada e até sou "apenas" um elemento convidado não seria a melhor pessoa para falar em nome da equipa mas agradeci o elogio e disse que se não é para fazer disto uma festa não vale a pena vir. Este atleta ainda me encontrou no final da prova, deu-me um abraço e incentivou-nos a continuar com este espírito. Assim faremos, mesmo que haja uma pessoa ou outra que pudesse ser menos exuberante, mas cada um atira cá para fora o que lhe vai na alma à sua maneira...

Da prova retive o facto de ter corrido pela primeira vez na zona do Jamor. Por incrível que pareça nunca tinha lá estado sequer, nem a correr nem a fazer picnic numa qualquer final da Taça de Portugal. Pois que domingo corri e fiz picnic depois da prova, um hábito já muito enraizado sempre que esta malta vai a alguma prova. A subida da praxe lá estava, um quilómetro por dentro do complexo do Jamor onde tive mesmo que andar nos metros finais fruto de me andar a baldar a treinos com muitas subidas - ou a treinos no geral já que a última vez que tinha corrido foi no GP Natal - e também fruto do jantar de Natal da equipa que tinha acontecido no sábado à noite e que este ano foi coordenado por mim. Por outro lado havia por lá uma longa descida a seguir onde estiquei o mais que pude como se estivesse a descer do Saldanha até aos Restauradores.

O muito frio da manhã que se sentia na zona da partida/chegada deu lugar a uma bela manhã de sol assim que deixámos essa rua rumo às restantes que compunham o percurso da prova que foi, para os homens, de quase 7,5km. As mulheres fizeram aproximadamente 4km visto que aqui correm sempre cerca de metade do percurso masculino. Sinto sempre que para elas sabe a pouco e muitas são as que eu vejo partirem com os homens no final do pelotão para fugir à molhada de quem luta pelos lugares cimeiros e assim fazer mais uns quantos quilómetros.

Estava imensa gente na prova. Se é fruto de não haver muitas provas de grande renome neste fim de semana ou fruto de uma maior participação nesta época é algo que ficarei a perceber na próxima a  que for. A minha classificação é sempre modesta e eu também não tenho outras pretensões nesse aspecto. Aquilo para onde olho nestas provas é o ritmo final e a média de 5:12m/km foi a melhor que obtive em todas as que participei no troféu das localidades. Não podia pedir mais que isso.

Em termos de provas o ano termina aqui. Desconfio que ainda me apareça a possibilidade de fazer a São Silvestre de Lisboa. Já deixei no ar a ideia de ir sem dorsal para fazer companhia ao pessoal da equipa, entrando no percurso após a confusão da partida e saíndo antes da chegada porque a ideia será só mesmo dar apoio moral a quem precisar. Seja como for ainda não está confirmado. O que está na agenda são mesmo alguns treinos especiais que ainda vamos ter com cheirinho a Natal e a fim de ano.

Em 2018 há mais provas e mais metas. Para Janeiro já tenho o Grande Prémio Peniche a Correr no dia 14 e o Fim da Europa no dia 28 com duas provas do concelho de Cascais no calendário para dias 7 e 21. Se marcar presença em ambas estamos perante um início do ano com provas em todos os fins de semana. Medo...!

Ainda cá voltarei antes do final de 2017 para um balanço - quase obrigatório em todos os blogs de corridas - relativo às 21 metas que cruzei este ano. Será um balanço feliz!

Prova nº 73 - Troféu das Localidades (Sintra, Oeiras e Cascais) - Grande Prémio de Atletismo da Cruz Quebrada - 7,4km - 00:38:27

16 comentários:

  1. Estas provas são sempre exigentes e altamente competitivas.
    Quanto ao referires que estava imensa gente, há um dado curioso. Somando todos os escalões, várias provas do Troféu aproximaram-se do milhar de participantes nestes 36 anos mas sem lá chegar (devida excepção aos anos que a Corrida do Tejo fez parte mas tinha outro conceito).
    E qual foi o total nas duas provas desta época que se iniciou o mês passado? Porto Salvo 1.111 e Cruz Quebrada 1.085...

    Grande abraço e força para um Janeiro em grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo!
      Por acaso não tinha ido ao teu blog consultar os números que referes, mas contra factos não há argumentos. A primeira prova de Sintra desta época que foi o Trilho Saloio teve sensivelmente metade dos participantes (554). Vou falhar as próximas duas de Oeiras mas vou ficar atento para ver se o número de atletas se mantém. O que acaba por acontecer é ir diminuindo à medida que a época vai decorrendo.

      Obrigado!

      Eliminar
  2. Se quiseres fazer a São Silvestre e lá pelo meio dar-me um apoiozito... Eu agradeço! :)

    Tenho uma colega minha que mora na Cruz-Quebrada e não fazia ideia da existência da prova, até ter aberto o portão da garagem e ter sido "travada" por gente a correr, tendo passado com o carro debaixo do pórtico :P

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miúda! Temos de falar! A ver se é desta que nos conhecemos :) Precisas de companhia? Partes de que vaga?

      (Desculpa N!)

      Eliminar
    2. Se lá for e me cruzar contigo terei todo o gosto, sabes bem disso. :)

      Ahhhhhh, encontrámos a prevaricadora! Eu estava mesmo ao lado do pórtico quando esse carro começou a avançar para o pórtico e passou perante o nosso espanto, obrigando toda a gente a sair do caminho. Diz-lhe que não ganhou muitos amigos. LOL Estranho morar ali mesmo e não saber da prova.

      Beijinhos!

      Eliminar
    3. Não tens que pedir desculpa, Agridoce. Precisam de intermediário? Temos dois simpáticos eventos natalícios aqui no grupo ainda antes da SS Lisboa para os quais teria todo o gosto que viessem. ;)

      Eliminar
    4. Eu ainda não sou sub 60 portanto serei das últimas tartarugas a partir ahahahahah

      Vou com o Pedro, ou melhor, o Pedro é que vem comigo já que ele teima em não correr à velocidade dele para me acompanhar. Mas tenho todo o gosto em conhecer-te e podemos fazer a provas juntas :) O M. também vai mas ele já corre muito, certamente vai a um ritmo bem mais rápido que o nosso...

      Que eventos são esses Norberto?

      (já agora, e para desculpar a minha colega, ela disse que passou por baixo do pórtico por indicação da polícia já que a rua dela é de sentido único... :) )

      Eliminar
    5. Então deixo-te o desafio de me apanhares! Ahahahah :) Havemos de nos encontrar, certamente... Eu vou nos sub 60, mas vou deixar-me ficar nos últimos :)

      Eliminar
    6. Eventos enviados ali ao lado. :)
      Sim, o polícia que lá estava falou depois connosco e disse que teve que ser, mas não explicou muito mais.

      Eliminar
  3. Em primeiro lugar... Parabéns! Aquela subida é dose... Eu quando a fiz na quarta-feira, também tive de caminhar! Mas depois a descida compensa :) Nestas provas também olho sempre para o ritmo, e não para o tempo! Ainda que sejam sempre tão diferentes umas das outras...

    Como o João já confirmou, este ano há muito mais gente. Mesmo! Já em Porto Salvo tinha sentido isso, e os números confirmam. Isto é bom, por um lado, mas, por outro, tem feito com que as provas demorem cada vez mais e se atrasem cada vez mais. Eu cheguei lá às 9h30, e eram 13h30 e ainda estávamos à espera da entrega dos prémios... E não fiquei até ao fim! Espero que as organizações se vão organizando (ups!), porque em dias como o de domingo, com o frio que estava, custou-me muito estar 35 minutos na meta à espera do início da prova!

    Ah! E isto tudo para correr 4km!... Se não fosse a grupeta que tenho, eram provas onde não me apanhavam... Mesmo!

    Mas sim, aquela zona é muito gira, boa para treinar, boa para passearm boa para piqueniques! Tens de explorar melhor aquilo, que vale bem a pena. Até tem um mini-golfe :)

    Se precisares de dorsal para a São Silvestre, diz, e eu vejo se consigo arranjar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e igualmente! Mesmo sem terem feito aquela subida fizeste uma bela prova num óptimo ritmo. Parece que a primeira de Cascais é toda plana com duas voltas (uma no vosso caso) à mesma recta.
      Das provas a que fui, foi aquela de onde regressei mais tarde. Lá está, são grátis e tornam-se bons treinos. No teu caso a parte do convívio também pesa muito na balança. Nós já íamos a caminho dos carros quando nos chamaram porque um dos nossos elementos ia ao pódio.

      Fica a dica, obrigado. Eu sei que aquilo tem imenso potencial, apenas nunca calhou. :)

      Não faço mesmo questão de ter dorsal, mas se aparecer um avisa que eu vejo. :)

      Eliminar
    2. Foi a minha pior classificação de sempre... :/

      A malta da minha equipa agora também deu em ter pódios... Uma chatice!

      Vou ver :)

      Eliminar
    3. A minha também mesmo tendo feito a melhor média de sempre. Isto é fruto do elevado número de participantes no escalão. Por outro lado a minha melhor classificação de escalão é de uma prova onde só acabaram 35 e eu fui... 35º
      Estive a ver melhor as classificações. Ainda foram várias as medalhas que levaram no bolso para casa. Parabéns!

      Eliminar
    4. Sim, no meu eu notei bem a diferença! Mas também sei que a prova não me correu bem... Paciência :)

      Pois é... Nunca tínhamos tido 3 :)

      Eliminar
  4. Ainda vais ter que fazer a S. Silvestre com o meu dorsal!!

    BOOOOOORRRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NÃO! Tu fazes com o teu dorsal e eu faço-te companhia de vez em quando.

      (Havias de ter visto o salto de susto que o filho dela deu numa das vezes em que ela gritou quando íamos dos carros até à partida! LOL)

      Eliminar