quarta-feira, 14 de junho de 2017

Challenge 3000

Depois de estar marcada para Maio e posteriormente adiada para o início de Junho, decorreu finalmente hoje o Challenge 3000. Estava muito curioso em fazer finalmente uma prova em pista e como já tinha estado exactamente neste local a fazer reportagem fotográfica numa das provas do Circuito dos Parques mais interessado fiquei em pisar aquele palco sem ser "à civil".

Depois da prova de estafetas - que foi curiosamente o que me levou à Corrida dos Parques - este era um dos outros objectivos que tinha para cumprir.

Apesar de trabalhar em Lisboa e de ser dia de Santo António... estive a trabalhar durante o dia, portanto tive que preparar a trouxa de véspera para levar e mudar de roupa entretanto. Rapidamente levantei o dorsal e fui vendo o ambiente. Voltei ao carro e equipei-me. Cheguei cerca de uma hora antes da minha prova - havia desafios de tempo diferentes para os atletas inscritos o que fazia com que a prova se dividisse por várias séries. Entretanto dado o número de atletas que efectivamente apareceram foi decidido pela organização juntar quem se inscreveu para o Desafio 18 com os atletas do Desafio 15 - a minha série.

Para explicar, estes desafios significam exactamente o tempo abaixo do qual nos propomos a terminar os 3kms. Também havia duas séries de Desafio 12, uma série só feminina com vários tempos e pelo que percebi séries de equipas, mas já não fiquei a assistir a todas para perceber como iriam funcionar.

Antes da nossa prova estavam a decorrer provas - julgo que oficiais - de 400 metros barreiras e salto com vara e havia atletas por todo o lado, o que era bom para ir entrando no ambiente. Próximo da hora da partida foi sugerido que fossemos preparando um aquecimento e lá fiz uma corridinha e uns alongamentos. Em boa hora, porque deu para me habituar um pouco ao piso da pista.

Ora, numa prova de 3kms é complicado fazer um relato muito longo. A própria prova pareceu passar num instante, como era de esperar! Como eu todas, defini objectivos de tempo: fazer menos de 14 minutos era quase obrigatório. Dependendo de como me fosse sentir, fazer entre 13:30 e 13:40 era ouro sobre azul e a prova começou bem lançada para isso. Assim que partimos fui atrás dos mais rápidos para ver até onde conseguia esticar a corda. Percebi que era ambição a mais e moderei o ritmo para algo mais próximo do que eu faço. Quilómetro inicial: 4:22!

Deixando a malta da frente ir embora ficou mais fácil. Eles iam mostrando qual era o percurso e eu fiquei mais para trás com outros dois atletas à frente a tentar seguir o ritmo deles e a gerir o meu. Segundo quilómetro a 4:39, bem mais lento mas bem mais realista. Eu queria mesmo era fazer isto tudo a 4:30/km e nesta altura estava com esse média que dava para os tais 13:30. Era só não perder muito no último para não ficar longe desse tempo.

Não consegui, fiz o último quilómetro a 4:46, mas longe de mim estar arreliado com isso. Cumpri o desafio - que era fazer em 15 minutos - e cumpri o meu primeiro objectivo, menos de 14. Como era de esperar gostei de correr na pista. Foram 7 voltas e meia e adorei a sensação de passar pela meta e ver reduzir o indicador no número de voltas que faltavam para acabar. Tentei contá-las mentalmente mas perdi-me logo, portanto o relógio e aquele marcador manual eram essenciais. No final da prova comentei com um companheiro que conheço de outras andanças que às vezes se torna repetitivo andas às voltas à pista, achei que essa sensação seria mais fácil de ultrapassar. Certamente falta de experiência nesse capítulo. Temos uma "pista improvisada" num quarteirão aqui na zona onde fazemos séries mas não se sente essa questão. É uma questão de hábito.

E o calor? Era muito, mas não me afectou. Continuo a ter boa resistência ao calor e a não me deixar abalar com temperaturas mais elevadas. Custou-me mais a garrafa de água no final estar a quente e nada refrescar a boca e a garganta. No final, foi muito agradável fazer a prova e já estou de olho em outras do género. Falei com a organização que confirmou que estão a planear novo Challenge para breve. Estarei atento.

Ia-me logo embora depois de acabar, mas percebi que tinha tempo livre e já que não ia ao treino da equipa e estava num local tão bom decidi fazer mais uns quilómetros pelas pistas de fora para não prejudicar as séries seguintes. Não fiz muito mas foram mais quase 3km em 15 minutos. Eu disse que era só para descomprimir as pernas... só que não foi.

Do que é que eu me queixei mesmo durante a prova? De dores nos braços e na zona lombar.
Dica: mesmo que seja só uma coisinha de 3kms, nunca façam percursos de arvorismo (ou arborismo?) e escalada dois dias antes de uma prova!!!





Prova nº 65 - Challenge 3000 - Pista de Atletismo Municipal Prof. Moniz Pereira - 3km - 00:13:52

7 comentários:

  1. Muitos parabéns pela marca! :)

    Este tipo de corridas em pista é muito giro. Já fiz de 3 e de 5. No de 5 ainda há alguma estratégia e táctica, mas nestas de 3 a estratégia e táctica é só uma: a fundo!
    Normal por isso o tempo por km ter vindo a aumentar. Diria mesmo inevitável.
    As 3 que fiz de 3.000 (13.53, 14.02 e 13.46) foram as 3 corridas mais curtas que já efectuei mas em simultâneo as 3 em que acabei mais ofegante, e isso diz tudo :)

    Um abraço e se a próxima não coincidir com a proximidade dum longo, também irei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! :)

      É giro, é. Depois de muitos anos a ver meetings de Atletismo e Jogos Olímpicos, foi um pequeno cheirinho do que é estar lá. Precisamente, é deixar tudo na pista, prego a fundo!

      Continuação de bons treinos longos que tão bons resultados têm dado! Abraço!

      Eliminar
  2. Boa! ;)
    Mas, não ignores do protector solar...
    Ou preferes ficar com efeito "camaron"? :D
    Boa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei um bocado "camaron", confesso. Protector solar é algo que eu me esqueço de colocar com grande frequência... :/

      Eliminar
    2. Fazes mal. Sugiro um post-it, lembrete. :P

      Eliminar