segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

GP de Natal 2016

Em primeiro lugar, GP significa Grande Prémio, mas no caso de hoje significa Grande Prenda.

Depois da última semana mais conturbada, um resumo das minhas conversas recentes com várias pessoas amigas diz que:

- tenho vários objectivos para os próximos tempos, mas ainda não me decidi em qual focar. Isso prejudica-me a concentração porque estou a fazer uma coisa e a pensar noutra.
- tenho andado num círculo vicioso em que sinto falta dos treinos para repor as energias, mas quando é dia de treinar não tenho energia para o fazer.

Tinha prometido a mim mesmo fazer um treino este fim de semana. Foi-me sugerido convocar o pessoal para um treino no sábado ao fim da tarde, mas como tinha vários planos disse logo que não me ia comprometer. E neste altura precisava de correr sozinho. Confirmou-se que sábado não me despachei em horário útil, portanto meti na cabeça que ia treinar domingo. Era dia de almoçarada mas era só às 14h, portanto dava tempo para acordar cedo, fazer uns 10kms e estar despachado a meio da manhã para o pequeno-almoço tardio que tinha sido adiado na 5a feira e que ficou prometido para hoje. (Desculpa, eu compenso depois. Mas a ideia originalmente foi minha e na 5a feira foste tu que adiaste...)

Sábado à noite - por alguma razão sórdida a minha cabeça começou agora a cantar Whigfield - recebo uma mensagem: "Tu amanhã vais ao GP de Natal?" Vindo de quem vinha, fiz o filme todo na minha cabeça. Respondi que não tinha dorsal. Reparem que eu não disse que não ia... E meia hora depois tinha um dorsal na mão. O dorsal do LS, só para ser mais simbólico e acrescentar mais um grau de responsabilidade à coisa. Estudei o percurso rapidamente, confirmei a altimetria (os dois últimos kms a descer do Saldanha até aos Restauradores e nada de muito relevante nos outros oito) e organizei a roupa. Vamos lá a isso.

Não sei se já repararam que eu sou um bocado supersticioso. Ou tenho manias, como preferirem. A camisola da equipa é preta e nos dias mais frios levo outra preta de manga comprida por baixo. Desta vez quando estava de roda do material peguei numa camisola de manga comprida... branca. A da Meia Maratona dos Descobrimentos da semana passada. Macacos me mordam, vens comigo e hás-de ficar mais encharcada do que eu fiquei no domingo! Vais pagar a factura daquele resultado menos bom! E ainda te digo mais, fica muito porreiro o contraste entre as mangas compridas brancas e a camisola preta!

O colega que me desafiou a ir está a recuperar de lesão e se eu não tivesse ido ele também tinha acabado por ficar em casa. Felizmente fomos. Ele não sabia a que ritmo iria fazer a prova, chegámos a pensar em ir juntos para eu o ir sempre a acompanhar. Depois disse-lhe que ia ver como me sentia nos primeiros kms e se não aguentasse o ritmo que queria impor que esperava por ele. Por fim combinámos que na pior das hipóteses nos encontrávamos depois da meta. E assim foi, mais ou menos. A história do pós-meta dava assunto para um post inteiro.

Hora de começar com alguns atropelos. Não por causa do percurso que era bastante largo, mas por causa do volume de atletas na partida - eram 7500 inscrições que estavam esgotadas mas "apenas" houve 4683 classificados. (E eu que dizia que tinha que fazer um treino sozinho para limpar a cabeça, hein?) Bom, por causa disso os primeiros quilómetros foram num ziguezague constante, para além de termos apanhado uma ligeira subida em direcção do Largo da Luz. Foram os únicos que corri acima de 5:00/km. A partir daqui estava convencido que podia ter um bom dia, até porque tinha a vantagem de estar a correr em estradas que conheço perfeitamente. Benfica, Largo da Luz, Telheiras, o eixo Campo Grande-Saldanha e daí em diante até ao Marquês e Restauradores. É uma Lisboa de que eu gosto e onde cada cantinho me diz algo muito pessoal.

Decidi dividir a prova em três partes. A primeira era desde a partida - jura? - até passar Telheiras e dar a volta ao estádio para o Campo Grande. (Fait divers: até me ri com a malta a cantar o "Só eu sei porque não fico em casa")
Depois do arranque, comecei a puxar por mim para os 4:40/km sempre na esperança de conseguir fazer 4:30/km e estava a sentir-me bem, sem receio de quebrar, e entrei confiante na segunda fase que seria toda a zona entre o Campo Grande e o Saldanha onde o objectivo era manter o ritmo abaixo dos 5:00/km ou próximo disso. A passagem a meio da prova com 24:20 era um bom presságio.

A "surpresa" veio depois com a passagem pelos três túneis da Avenida da República. Então não é que eu tinha metido na cabeça que íamos passar sempre por cima? Até deu para tolices destas! Não faz mal, um gajo embala nas descidas e não quebra nas subidas mesmo quando via a ouvir malta ao lado a dizer que "esta subida é a pior delas" ou "agora vai custar mais a subir". Isso é que é motivação, pessoal! E eu que não levei playlist, por opção e por ainda não ter afinado uma coisa para os 10km.

Com o Saldanha à vista tudo batia certo. Estava dentro do ritmo, ia entrar na parte final que era sempre a descer e estava a receita para o sucesso. Passou-me só pela cabeça que tinha que fazer menos de 49 minutos, porque o meu record é era 49 e qualquer-coisa segundos e eu não me lembrava do qualquer-coisa. Não me podia dar ao luxo de fazer 49 minutos hoje e depois ficar na dúvida se tinha dado para record. As coisas parvas em que uma pessoa pensa quando tudo corre bem... 

 

Apesar do piso estar em mau estado na Fontes Pereira de Melo, a descida fez-se dentro do esperado e depois do Marquês foi quase um sprint constante já com os olhos postos na meta. Dorsal do LS ao peito, camisola da Meia dos Descobrimentos a sofrer no tecido aquilo que eu tinha sofrido na pele. Um pórtico, outro pórtico, mais um pórtico, afinal qual é mesmo a meta, ah, é aquele, ok. Corto a meta e festejo - nem me lembro bem como - mas pouco depois de olhar para o relógio tive uma epifania: o João Lima deve tem que estar a chegar! Viro-me para trás e lá estava ele. Não havia dúvidas, novo record batido! Dei-lhe um grande abraço ali mesmo. 

Restava esperar pelo meu colega de equipa - que fez uns excelentes 55 minutos e pouco - mas tivemos um desencontro tal que eu fui a pé até quase ao Marquês a ver se o via a descer e acabei por regressar e acompanhar até à meta uma amiga - também ela a recuperar de lesão - que fez perto de 1:20. Disse-lhe que havia de chegar lá abaixo e ter o meu colega à espera e assim foi. Levei novo discurso sobre o facto de não levar telemóvel, apesar de andar actualmente com um mais velhinho e que cabe bem no bolso dos calções ou no Flipbelt. Pronto, isto era o assunto que dava para um post inteiro.

E agora? Um dos objectivos que falei lá no cimo do texto era voltar a dedicar-me aos 10km porque me andava a sentir bastante bem nesta distância antes da preparação para a Maratona. Sem esperar, melhorei hoje o meu tempo. É certo que a prova ajuda, mas também é certo que ainda antes do Saldanha eu já estava com ritmo para baixar dos 50 minutos com boa margem.

E agora? Fazer a prova de Barcarena do Troféu das Localidades de forma séria mas sem querer perturbar as classificações das equipas da zona. E pensar se faço a São Silvestre de Lisboa em modo treino para acompanhar a malta da equipa.

E agora? Dormir que amanhã é dia de trabalho e à noite é dia de treino. Hoje foi fantástico, mas amanhã começa tudo novamente.

Prova nº 51 - Grande Prémio de Natal 2016 - 10km - 00:48:16

10 comentários:

  1. Muitos parabéns pela tua fantástica marca. Ainda por cima inesperada por não saberes na véspera que ias paricipar!!!

    E o que se passou na semana passada ficou vingado. Essa de teres levado a camisola foi uma grande ideia!

    E muito obrigado pela epifania.
    Com a loucura que estava, na altura nem te perguntei como tinha sido a tua. Desculpa!

    Um grande abraço e força para as próximas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado novamente! Às vezes é melhor assim, de improviso! Ficou vingado e possivelmente vou adoptar este novo visual para as próximas provas.

      Não faz mal, João. Era a loucura geral!
      Grande abraço!

      Eliminar
  2. Mais uma vez... Parabéns!!!

    Acho que são estas provas que sabem melhor e dão alento para continuar ;)

    Como vês, não andas assim tão mal... Só esticaste a corda e o corpo ressentiu-se. Agora é voltar aos treinos com calma, e manteres este grande ritmo!

    E sim, acho bem que não vás roubar pontos para Barcarena ;) Conto contigo nos meus 4km!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, mais uma vez!!
      Sem dúvida. :)
      Pois não, ando apenas um bocado bipolar.
      Ainda tens essa ideia? Não te esqueceste? :)

      Eliminar
  3. Conheci hoje aqui o teu "cantinho" e estou a gostar.

    Parabéns pelo grande resultado ontem!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João! Bem-vindo!
      Continuação de boas provas para ti!

      Abraço!

      Eliminar
  4. Parabéns pelo resultado!

    Gostei bastante da última frase: "Hoje foi fantástico, mas amanhã começa tudo novamente." Exatamente o que eu penso!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vítor! Bem-vindo!

      Tem que ser esse o espírito. :)
      Abraço!

      Eliminar
  5. Oh pá, estas tuas descrições!
    O meu cérebro só registou da corrida:
    Vamos aquecer logo a subir; olha o estádio do sporting; xinpá já estou na av. da republica; vem aí os 3 viadutos, oh não!; tirar o casaco no viaduto do meio; quase morrer no último e mastigar uma rennie; depois sempre a descer e cheguei :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu passei ao lado de uma possível carreira em jornalismo. :)

      Gosto daquilo que te lembras: é um bom resumo do essencial e vai directo ao assunto!

      Eliminar