domingo, 11 de setembro de 2016

Meia das Rampas

Prova que não estava originalmente no meu calendário para 2016, mas que sempre tive interesse em fazer. Deu-se a possibilidade de lá ir e nem hesitei.

Como já tinha dito, depois de Tagarro todas as minhas provas até à Maratona são de maior distância e são para ser encaradas como um treino longo, pelo que o tempo final pouco interessa e a ideia é meter kms nas pernas com o aliciante extra da competição e de tudo o que está associado a participar numa prova. Esta tinha bolinhos e uma garrafa de vinho tinto no saco de ofertas e, tal como Tagarro, estava incluída nas festas anuais da localidade o que dava uma outra alegria às ruas.

Saí de casa estranhamente nervoso e isso notou-se porque assim que o pessoal entrou no carro se eu estava bem porque estava com um rosto fechado e ausente. Estaria ainda com o desfecho do Douro Vinhateiro na mente, tendo em conta que foi a última Meia Maratona que tinha feito? Talvez, não sei.

Ao chegar fomos buscar os dorsais e nem sequer entrei no espaço tal foi a quantidade de amigos com que me cruzei à porta. Foi bom para descontrair e entrar no espírito da corrida. Pelo meio, recebi pela segunda vez a recomendação de talvez não fazer os 20km de Almeirim dada a proximidade da Maratona porque nessa altura já deveria estar a reduzir a carga de kms. Quando dois amigos - já maratonistas - nos dão conselhos destes... Veremos.

Pequeno aquecimento e partida. Com tanto sobe e desce ia com a ideia de rolar a 6min/km, podendo ir aos 5 nas descidas e aos 7 nas subidas. Ainda nos primeiros kms disse aos meus colegas para seguirem sem mim que eu ia ficar para trás sem stress e geria o meu ritmo. Depressa vi gente a quebrar nas subidas iniciais mas consegui manter o meu ritmo planeado e ia-me juntando a quem tinha ritmo semelhante. Ah, e fui sempre na palhaçada para as fotos e sempre, mas sempre a aplaudir quem nos aplaudia ao longo da estrada. Estava ali para me divertir, acima de tudo! Aqui tenho também que destacar que a certa altura tínhamos uma faixa da estrada para nós e a outra para os carros em sentido contrário em marcha lenta guiados pela GNR. No meio do trânsito que se gerou havia rostos fechados dos condutores (que contrastavam com quem naquelas terriolas da zona tinha saído à rua ou estava nos quintais das suas casas) e notei que a única reacção positiva foi de uma caravana estrangeira (belga ou holandesa, não me recordo) que aplaudiu e incentivou os atletas. Pois.

Tudo correu bem até aos 15km. Nessa altura juntou-se muita coisa ao mesmo tempo: 
- uma longa fase de subida gradual e quase constante até cerca dos 18km;
- a falta de um gel para os kms finais (erro de principiante: esqueci-me de meter um no saco e por vergonha e orgulho não pedi nenhum à minha malta. Estúpido!); 
- o tempo mudar de forma drástica e o calor - não exagerado - da tarde transformar-se num céu muito nublado e carregado quase a pedir chuva. E um vento frio que me deixou a tremer e sem conseguir reagir. Bem tentava correr mas era impossível. Estava a ficar gelado e tive que andar algum tempo, intercalando com uns metros a correr sempre que alguém me ultrapassava e me dava força e dizia para os acompanhar.

Os meus kms a 6 transformavam-se em 7:30 e 8:00. (inserir aqui uma asneira ou uma interjeição de desagrado ao vosso gosto)

Finalmente entrei na recta final até São João das Lampas e aqueles 2,5kms já foram novamente mais a correr que a andar. O frio passou, até porque a estrada já era outra e mentalizei-me que era para acabar. Cheguei à meta com energia suficiente para pedir apoio e palmas a quem ainda lá estava e terminei ao meu bom estilo.

Ataquei a melancia no abastecimento na meta e fui ter com o pessoal que já tinha acabado. O melhor de tudo foi a massagem no final. Nunca tinha feito nenhuma após terminar provas e soube-me pela vida. Apesar de não ficar para as minhas zonas, insistiram que eu levasse um panfleto para casa e eu prometi a quem me massajou que eu publicitava o espaço. Como sou cumpridor daquilo que prometo, aqui vai: Palavras Tácteis, na Terrugem.

E pronto, venha a próxima. Agora há que recuperar e pensar que quebra é esta que me anda a dar nas provas aos 15km, quando nos treinos longos isto só me acontece já perto dos 20km. As questões acima explicam tudo? Não sei. É algo que tenho que descobrir. E depressa!
Acaba por ser uma prova agridoce... Fiz um treino longo cheio de altimetria, tal como queria. Não estava preocupado com o tempo mas mesmo assim devia ter feito uns 5, talvez até 10 minutos a menos.

Já encontrei fotos da prova - vejo-as com calma amanhã. Há classificação que ainda é só provisória mas o tempo final bate certo com o que tenho no relógio.

Prova nº 42 - Meia Maratona de São João das Lampas 2016 - 21km - 02:16:03

8 comentários:

  1. Oh :( Caramba! Percebo-te tão bem... Não vou estar aqui com palmadinhas nas costas, porque não precisas e porque tu, melhor do que ninguém, saberás (mais tarde ou mais cedo) o que falhou. Convenhamos que estamos a falar de uma prova com um percurso terrível, bem mais difícil do que o da maratona do Porto.

    Já não ias muito animado, o percurso era difícil, o tempo não ajudou, e faltou-te o gel... Querias um milagre? Não te culpes e não desanimes com isto!

    Ainda tens dois meses de treinos pela frente :)



    (leio o teu post e a verdade é que só me apetece chorar baba e ranho... a minha de ontem também foi miserável... somos maluquinhos, não somos?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh... não é caso para choro. Analisando a frio, eu disse várias vezes que o tempo não interessava para nada. O pior de tudo e que me deixou mesmo abananado foi o frio. Hoje sinto-me bem, sem dores nem mazelas e isso é muito importante.

      Venha a próxima! :)

      (Somos sim, com muito gosto!)

      Beijinho!

      Eliminar
    2. Se te sentes bem hoje, isso é que interessa :)

      Eliminar
  2. Não é uma prova fácil e quando se juntam tantos factores é natural que o corpo vá um pouco abaixo, mesmo assim acabaste, ou seja, ultrapassaste os obstáculos que tiveste pela frente! E por isso estás de parabéns :)

    O João Lima já nos tinha dito que vais estrear-te na maratona no Porto. Força! Nós também lá estaremos.
    Tudo que estás a sentir na preparação é perfeitamente normal, umas provas e uns treinos menos bons fazem parte. Não desanimes! Estás a ir bem! FORÇA! =)

    Beijinhos e abraços,
    Isa e Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado a ambos pelo apoio e também pela maneira positiva de ver as coisas! :)
      Lá estaremos no Porto!
      Beijinhos e abraços a ambos!

      Eliminar
  3. Oh pá... então eu desconhecia este blogue?!? Claro que vou passar a acompanhá-lo! :)
    No entanto, quando o adicionei, para na faixa lateral direita do meu aparecer quando há actualizações, informou-me que o teu não vai dar essa informação, o que nunca sucedeu com todos os outros. Sabes a razão?

    Quanto à prova em si, são aquelas onde temos mais problemas que mais nos ensinam. Na minha preparação para a estreia em 2012, fiz a de Setúbal que correu pessimamente. De tal forma que chegaram a aconselhar-me desistir da Maratona. No entanto, ainda bem que essa me correu assim pois pude analisar todos os porquês e corrigir o que tinha que ser corrigido.

    Não tenho a menor dúvida que vais cortar a meta no Porto :)

    Um abraço e boa continuação de boa preparação. Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desconhecias apesar de ter uma breve retrospectiva das minhas provas desde o início, o blog é recente (Julho/2016) e eu não o tenho divulgado em lado nenhum. :)

      Olha, que bela pergunta fizeste! Estive a pesquisar e em princípio estava tudo ok, mas mesmo assim alterei uma definição no blogger e não sei se desbloqueia essa situação. Tenta novamente e depois diz-me algo. Eu sou meio nabo a trabalhar com isto - daí nem sequer ter links para outros blogs aqui. :)

      Os problemas foram identificados, só preciso saber se este bloqueio quando vejo a placa dos 15km é paranóia minha. É coisa para avaliar na próxima Meia.

      Eu também não tenho dúvidas, nenhumas! :)

      Grande abraço!

      Eliminar
    2. Acho que acabei de responder à tua pergunta. Penso que tens o link errado para um outro blog chamado objectivo42.blogspot.com em vez de objectivo42km.blogspot.com

      Será isso? :)

      Eliminar