domingo, 2 de outubro de 2016

E a Maratona ali tão perto

O despertador tocou às 6:00. Começava a Maratona. Daqui a quatro horas e meia estaria em cima da Ponte Vasco da Gama na linha de partida para a Rock'n'Roll Meia Maratona de Lisboa.

Porque acordei tão cedo, tendo em conta que até consigo ver a Ponte Vasco da Gama da janela da cozinha? Para pegar no carro e levar 3 colegas de equipa até Cascais para eles sim fazerem os 42,195km e ter tempo para regressar ao Parque das Nações para apanhar os autocarros para cima da ponte. Noutros carros iam os restantes futuros maratonistas, sendo que a maioria iam fazer a estreia na distância. Partida às 7:00, chegada pelas 7:30, abraços e votos finais de boa prova e a certeza que nos iríamos encontrar na meta ou até antes disso, a partir de Santa Apolónia onde os kms finais da Maratona coincidiam com os kms finais da Meia. Para além disso ficava uma grande vontade de ir com eles em vez de voltar a pegar no carro. Calma, rapaz...

Já em cima da ponte encontrei vários companheiros de estrada com quem fui a falar durante um bocado e enquanto aguardava pelos meus restantes companheiros de equipa para a Meia Maratona - alguns deles também a fazer a estreia. Fotos da praxe, palavras de motivação e de ânimo e pernas para que te quero.

Na verdade, andamos mais em cima da ponte no percurso desde que os autocarros nos deixam até à meta do que depois na própria corrida e isso é algo chato nesta prova. Ao fim de 2,5km estamos fora da ponte. Não sei até que ponto isso poderia ser alterado de alguma forma, aumentando a distância corrida efectivamente em cima da ponte e reduzindo no resto do percurso.

Como comecei mais atrás do que queria achei que ia ter dificuldades em manter um ritmo certo no inicio do percurso, mas correr melhor do que eu achava. Fui passando por outras caras conhecidas, cumprimentando rapidamente algumas e ainda chocando com malta que tinha dorsal da Meia mas que ia a caminhar para fazer a Mini. Seja como for, muito menos confusão do que na Ponte 25 de Abril.

Nunca tinha feito esta Meia - apenas a Mini - e esta prova este ano não estava no calendário, mas como ganhei um passatempo da EDP lá fui com um único objectivo: fazer um treino longo, sem pressão. Tinha em mente fazer uma prova calma, mantendo um ritmo sempre abaixo dos 6m/km (de preferência a rondar os 5:50m/km) e sobretudo sem me cansar nos primeiros 10km para depois me testar mais na segunda metade da prova. Isto daria um tempo final ali entre as 2:00 e as 2:05, mas sem qualquer pretensão de me superar em termos de tempo final. Missão cumprida, felizmente!

Consegui chegar aos 10km com cerca de 59 minutos e sem qualquer sinal de cansaço. Estava fresco e a prova para mim parecia que ia começar naquela altura. Era um bom indicativo para a segunda metade. Armei-me em picuinhas e agora que estou novamente a fazer provas com música até me dei ao trabalho de estudar o percurso e afinar a playlist de acordo com ele. Quando vi a placa dos 10km acabou a última música de Kaiser Chiefs que tinha metido no mp3. (Este gajo não é normal, pensam agora vocês... mas acreditem que até isso funcionou!)

Dali até Santa Apolónia e ao ponto de retorno era crucial manter-me focado e assim foi. Na altura em que o percurso da Maratona se junta ao nosso ganhei novo alento, sempre à espera que me aparecer junto de mim algum colega de equipa. As flechas que fizeram 3:15 já tinham passado e agora faltavam os restantes com andamento mais "normal". Nesta fase em que íamos todos juntos só era possível perceber quem estava a fazer que prova pelo dorsal, portanto senti uma união de esforços entre toda a gente e, durante aqueles kms, senti-me mesmo na Maratona. Este feeling permitiu-me, quase sem reparar, estar a manter o meu ritmo e ainda sem cansaço aparente e até à meta parece que não custou nada. Literalmente!

Nas últimas duas Meias que fiz (Douro e Lampas) acabei por ter dificuldades no terço final e andava com receio que isso me fosse voltar a acontecer. Era coisa para me abanar psicologicamente durante o resto do mês de Outubro. Hoje estive bem, senti-me bem. Parei 8 segundos - diz o Strava - para beber um copo de Powerade ao km 19 e apenas porque havia alguma confusão nesse abastecimento. De resto, foi o treino longo que queria. E aqueles dois últimos kms, hein? Voltar a ver a zona do Parque das Nações foi um belo ânimo para terminar.

Confessei uma coisa à chegada: hoje DIVERTI-ME IMENSO durante toda a prova. Para além do apoio que já sabia que ia ter, foi fantástico termos uma claque de apoio composta por elementos da equipa que não participaram. E ver a malta logo ali em frente ao Vasco da Gama deu uma motivação extra impressionante. Cartazes com a sigla da nossa equipa quando menos esperávamos, pompons azuis e vermelhos, malta que saiu de casa e foi ali para o meio da molhada só para mostrar que nos une uma fortíssima amizade. Foi excelente ver várias caras conhecidas de outras equipas amigas nos passeios a tirar fotos e a gritar o nosso nome para dar força. Fui quase sempre com um sorriso no rosto, fui a curtir a minha música e sempre de olho em quem vinha em sentido contrário. Não senti minimamente a pressão de fazer uma meia maratona porque decidi ir para aproveitar o sol, a estrada, etc. Foi bom, foi muito bom! E aposto que quando publicar este post e me for deitar vou lembrar-me de uma série de coisas que podia ter escrito.

E o resultado final? Diverti-me. Há algo mais importante que isso?
Média de 5.50m/km certinhos e um ligeiro amargo de boca - não literal - por ter parado a beber o Powerade. Ah, e sem pensar nisso fiz o meu 2º melhor tempo na meia, longe dos 1:57:47 mas com a sensação que facilmente teria, pelo menos, baixado das duas horas se esses fossem os planos para hoje.

Para a semana segue-se Coimbra e mantém-se o plano de me divertir e fazer novo treino longo. E como sou demasiado analítico - na vida e no trabalho - hei-de voltar a estudar minuciosamente o percurso, apenas com a desvantagem de não conhecer Coimbra da mesma forma que conheço Lisboa.

Hoje estive tremendamente perto da Maratona - no início e nos 8 kms finais. Foi um cheirinho para o Porto.

Prova nº 45 - Rock'n'Roll Meia Maratona de Lisboa 2016 - 21km - 02:03:08

16 comentários:

  1. Extraordinário :D Muitos parabéns!!! :D Encontramos-nos em Coimbra ;)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!!! Cumpriste o objectivo, fizeste um óptimo tempo e divertiste-te :) Parece-me perfeito!

    Acho que o acto de ires acumulando estes pequenos sucessos, sem stress e sem grande pressão, tem a grande vantagem de te ires preparando de forma muito consistente e tranquila para a Maratona, que, a seu tempo, chegará.

    Agora é pensar na próxima :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Foi tudo tão bom, mesmo!
      Tens toda a razão, espero ter sido o click que eu estava a precisar nesta fase. Aos 20kms estava em plena prova a tirar fotos enquanto corria abraçado a um companheiro de treinos. Felicidade total. :)

      Coimbra, Coimbra. :)

      Eliminar
    2. Esse é que é o espírito :)

      Se quiseres dicas de Coimbra, diz, que estudei e vivi lá :) É uma bela terra e se não fosse já esta semana, era pessoa para pensar nisso. Mas vai ter de ficar para a próxima!

      Eliminar
    3. Há um dorsal extra na equipa para Domingo à conta dos passatempos da EDP. Just saying... ;)

      Eliminar
    4. E eu que só vi isto agora!... Não podias ter avisado? Ahahahah :)

      Eliminar
    5. Oops, achei que tinhas visto antes... :)

      Eliminar
  3. Sim... a Maratona tão perto mas um passo de cada vez :)

    O melhor que pode suceder numa prova é quando se sente, como escreveste "diverti-me imenso".
    Estás no bom caminho para o grande dia :)

    Um abraço, força para Coimbra e para o resto da preparação

    ps - No meu blogue, tenho uma lista dos blogues que sigo e onde aparece o último artigo. Tenho perdido os teus artigos pois o teu não faz actualização, o que é caso único. Tens alguma ideia da razão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Divertir é essencial, sem isso mais nada faz sentido. :)
      Um abraço e bons treinos no Pirilampo e na Moita.

      ps: confirma se não estás a colocar o link errado para o blog. Tenho a ideia de teres objectivo42.blogspot.pt em vez de objectivo42km.blogspot.pt

      Eliminar
    2. Dah... Agora senti as orelhas a crescer :)))
      Era mesmo esse o problema. Agora já aparece :)
      Obrigado e um abraço

      Eliminar
    3. Perfeito!
      Cuidado com essas orelhas, João! Ainda dás cabo de um candeeiro! :)

      Eliminar
  4. Parabéns! :)
    Quando se corre assim tão feliz que mais se pode pedir?
    Estás num excelente caminho para daqui a pouco mais de 1 mês!!! Força!

    É engraçado pois eu ontem também fiz o meu 2º melhor tempo à meia :)

    Beijinhos e boa Meia em Coimbra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!
      Mais nada, absolutamente mais nada. :)

      Parabéns pelo teu tempo! Estiveram muito bem! :)
      Beijinhos e obrigado! Agora só nos encontramos no Porto.

      Eliminar
  5. Ler a tua descrição fez-me sentir: 1)ter vontade de participar numa Meia (embora saiba que estou muito longe); 2)parecer que é algo muito divertido e emocionante e nada cansativo; 3) colocar algumas músicas dos Kaiser Chiefs na minha playlist!
    Muitos parabéns pela forma animada como descreves a corrida e por teres atingido os teus objetivos ;) Ah e põe analítico nisso :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1) Do longe se faz perto. Basta querer!
      2) É divertido e emocionante se estivermos com o espírito certo, mas um bocadinho cansativo, vá.
      3) A primeira hora de corrida é sempre na companhia deles.

      Obrigado por teres tu paciência para ler tanta coisa picuinhas. :P

      Eliminar