terça-feira, 11 de outubro de 2016

Há dias que não são dias

Ah e tal, um gajo que corre e que não-sei-quê e que tem cuidado com a alimentação e que não comete excessos e que coiso e tal... Errado!

Embora tenha cuidado com o que como, não sigo nenhum plano alimentar em concreto. Fiz uma série de exames em Fevereiro tendo em vista a preparação para a Maratona e tendo em conta que em 4 ou 5 provas consecutivas antes disso fui confrontado bem de perto com casos de atletas que foram assistidos durante as provas - e nem todos com final feliz, diga-se...

Decidir se começo a ser acompanhado mais de perto em consultas de medicina desportiva é um dos projectos para 2017. É como os Adidas que falava no outro dia. Vale a pena? É pretenciosismo da minha parte? Sinto sobretudo falta de rigor em termos alimentares na preparação das provas mais longas. Sigo as dicas habituais em relação a que alimentos são mais recomendáveis consumir, no entanto fico sempre com a tentação que me falta mais algum aconselhamento personalizado. E tenho sentido que não me hidrato devidamente antes das provas longas. Será que tenho que instalar uma daquelas apps no telemóvel para me recordar para beber água de x em x tempo?

Esquecendo isto tudo, há dias de puro pecado! Para além das duas farturas comidas há dias na Feira aqui na zona e do pastel de Santa Clara que trouxe de Coimbra, hoje está a ser um dia de desgraça porque alguém trouxe mini bombocas (de baunilha e morango) para o escritório e como se não bastasse ainda estava uma acção de promoção ali fora a oferecer esta pérola...



Ainda bem que há dias que não são dias e que as avaliações anuais que tenho que fazer são... anuais, caso contrário era o descalabro!

Veredicto: um treino longo até casa? São só 26km!

(E agora vou-me levantar e beber um copo de água.)

2 comentários:

  1. Não é um ou outro dia de pecado que mancha um atleta :)

    Força!

    ResponderEliminar
  2. Percebo-te...

    Eu preocupo-me bastante com a alimentação, sobretudo antes de provas, e leio imenso sobre isso. Mas nunca tive aconselhamento profissional.

    Sou muito disciplinada com a água: tenho uma garrafa de 1,5l na secretária, que bebo todos os dias. Além disso, bebo uma caneca de chá pela manhã, se for treinar ou correr à noite, bebo mais meio litro, e à noite ainda bebo mais qualquer coisa. Para mim, é essencial, e é uma das coisas que mais impacto tem na nossa saúde. Tenta mesmo fazes esse esforço ;)

    Por outro lado, faço uma alimentação muito desequilibrada e desgraço-me muitas vezes, como sabes... Ou seja, as refeições em si são muito cuidadas, mas depois perco-me com doces...

    Um dia não são dias, e depois de duas meias numa semana, bem mereces ;)

    ResponderEliminar