quarta-feira, 7 de junho de 2017

Resumo da matéria dada

Faz hoje 5 anos desde que fiz a minha primeira prova: a Corrida de Santo António em 2012. Conclui os 10km com 1:13:46 e até me lembro de ter parado aos 5km para fotografar a placa e enviar para o grupo de colegas de trabalho que iam mais atrás porque estavam a fazer a prova a caminhar. Quantos treinos tinha feito? Zero! Nem sequer conhecia o mundo das aplicações para registar a actividade física. Fazia muitas caminhadas mas na altura não corria e só fiz a prova porque fui desafiado a participar pelo grupo de caminhada e corrida da empresa. E não me arrependo.

Demorei mais de um ano para voltar a fazer uma prova e fui sempre na desportiva. Sempre a piorar os tempos mas provas planas de 10kms, mas sempre a divertir-me. E até meados de 2014 a coisa foi assim andando. Não, não foi correndo, foi mesmo andando. Até que se deu um click: o primeiro treino do grupo (23/05/2014), o iniciar dos treinos regulares, o convívio, conhecer outros "malucos", perceber que isto era um mundo muito maior do que eu imaginava, a amiga do meu mentor que me chamava sempre de Lanterna Vermelha, os 25 quilos que perdi ao longo de todo este processo desde que apanhei um pequeno susto. Até ao fim de 2014 já tinha feito um tempo muito próximo dos 60 minutos aos 10km, fiz a primeira Meia Maratona porque me mentalizaram que eu conseguia e no primeiro trimestre de 2015 já tinha baixado da marca mítica dos tais 60 minutos. Continuava a divertir-me e a motivar-me pela evolução, pelas palavras de apoio, pela surpresa na cara das pessoas que me viam de tempos a tempos. Serei sempre o Lanterna Vermelha porque agora não quero largar a alcunha que me fará sempre lembrar de como comecei.

5 anos depois já tenho 64 provas feitas, divididas desta forma:


Há planos que têm que ser feitos consoante o calendário de corridas, há provas fetiche, há muitas provas ainda para realizar (dentro e fora do país), há os trails que estão em pausa (permanente, digo eu, porque sempre que fazemos um treino que mete trilhos eu dou saltos de alegria no momento em que voltamos à estrada). E há as amizades que ganhei, as pessoas que conheci, as pessoas que nunca irei esquecer. E o bom é que sei que pelo caminho ainda há muito mais caras novas e sorrisos que irei encontrar por esse alcatrão fora. Vá, pelos trilhos provavelmente também.

Dizia-me há dias uma colega num treino - ao conversarmos sobre coincidências de encontros com amizades comuns em provas - que quando começou a correr lhe disseram que as pessoas se conheciam facilmente na corrida. Acrescenta ela que as pessoas se revelam na corrida através das atitudes que demonstram perante os outros. Eu não podia estar mais de acordo.

Bom, considerações à parte, isto é suposto ser um resumo e eu já vou quase com 500 palavras de texto. (Sim, fiz copy/paste no Word para contar.)
Como seria impossível resumir tudo o que bom me aconteceu em termos pessoais - tanto de amizade como de saúde - deixo os meus records actuais. O dos 10kms é o que mais vezes foi melhorado. Chegou a cair em provas consecutivas durante todo o ano de 2016. Os mais saborosos são os das provas mais longas. Não guardo



 Não guardo registo "oficial" do meu km mais rápido, mas terá sido o primeiro na prova de estafetas da Associação Vale Grande (3:54/km). E dentro de dias farei a minha primeira prova de 3km, portanto vou adicionar mais uma linha a este quadro.

E o futuro? Eu costumo dizer que as provas se fazem um quilómetro de cada vez ou então "de abastecimento em abastecimento". A segunda metade do ano tem novamente na agenda algumas meias maratonas, mas que servirão sobretudo como preparação para o regresso à Maratona do Porto. O importante é não voltar a ter problemas físicos e continuar a divertir-me, entre amigos.

Que venham mais 5 anos, um quilómetro de cada vez!

6 comentários:

  1. Ou como o lanterna vermelha se tornou veloz :)
    Muitos parabéns por esta grande evolução e pela maneira de estar nas corridas!
    Não te imagino é com mais 25 kg!
    Um grande abraço e venham mais 5 de cada vez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou isso, ou isso! :)
      Obrigado. Aprendi na corrida valores que nunca quero perder. Não imaginas? Vou-te mostrar umas fotos.
      Grande abraço!

      Eliminar
  2. Falta aí uma Maratona de Roma no C.V., mas isso não é assim para qualquer um ;)
    Belo percurso sim senhor ... o ano passado, no pique da minha preparação para uma grande aventura cheguei a ter menos 25kg do que quando comecei a correr, neste momento são apenas 20kg mas tb está bem assim ;) ... é bom não é?
    Força, que venham muitos anos de boas corridas.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é só para craques e eu ainda tenho que fazer muitos kms para chegar ao teu nível!
      Está bem assim e é óptimo! Uma sensação de bem-estar que não tem preço!
      Assim espero! Abraço! :)

      Eliminar
  3. Bem... É nestas alturas que eu me sinto (ainda mais) pequenina e fico de queixo caído a olhar para os vossos números. Parabéns! É incrível :D Não só a evolução, como o registo das provas já feitas!

    11 meias??? Bolas! Eu tenho 4 e já acho muito... E este ano não devo fazer mais nenhuma... Bom, talvez Coimbra. Depende da outra :)

    Quero ver o recorde dos 15km batido em Peniche, já que este ano é só bater recordes ;)

    (e depois de olhar para o teu tempo naquela-prova-cujo-nome-eu-não-vou-mais-repetir-até-a-acabar, fiquei a pensar que o meu plano talvez esteja um bocadinho ambicioso demais... vou reler o teu relato da mesma!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, tu és uma grande mulher do alto do teu metro e meio! ;) E se eu for registar o somatório dos custos das inscrições nas provas mudas já de ideias. Sim, também tenho esses valores. LOL
      Tecnicamente, 10 meias e um bocadinho...
      Se fores fazer a outra, precisas de mais umas meias. E não estou a falar de peças de vestuário.
      (Sê ambiciosa, eu tentei seguir um plano para um tempo entre 4:10 a 5:00. Eu leio aquele relato de vez em quando...)

      Já bati o dos 15km em Peniche, mas tenho uma boa motivação para acabar a prova o mais depressa que puder. :)

      Beijinhos!

      Eliminar