segunda-feira, 26 de junho de 2017

Fogueiras, Futebol e... Família!



Como sempre inscrevi-me para as Fogueiras na madrugada em que as inscrições abriram. Uns 10 minutos depois da meia-noite já tinha o dorsal pago e ainda consegui baixar um número em relação ao ano anterior. No entanto, a verdadeira prova começou no dia 21 de Março.
A pergunta era: "Consigo fazer os 15 das Fogueiras?"
A resposta antes disto foi: "Sim! E nós vamos buscar-te quando acabarmos."


Continuando...
Qualquer desculpa é boa para ir passar um fim de semana a Peniche. Se for para correr, melhor ainda. Se for para fazer a Corrida das Fogueiras é perfeito. A primeira vez que ouvi falar desta prova foi no regresso a casa depois desta Meia Maratona da Ponte 25 de Abril. Estava obviamente abatido e vinha com um grupo de companheiros de estrada aqui da zona. Alguém comentou que as inscrições iam abrir em breve e foi a loucura. Disseram-me que se eu não conhecia tinha que passar a conhecer e por mais que tentassem explicar as razões acabaram por dizer que só mesmo indo é que se percebia. E eu fui. E agora é prova que eu quero fazer sempre!

Já aqui vos tinha dito quais os meus planos para esta prova e por mais que eu tivesse um colega - o mesmo que me desafiou aqui - a dizer-me que este ano não me apanhava porque eu estava muito forte, eu sabia que não era bem assim. Ele ia com planos de fazer menos de 1:15 e acabou a fazer 1:12. Ele sim está muito forte e fico bastante feliz pela evolução que está a ter!

Ao chegar a Peniche no sábado à hora de almoço o tempo estava fresquinho (frio, mesmo!) e até houve uns chuviscos pelo caminho. Bom para correr, desde que o vento não fosse dar um ar da sua graça. E levar um casaco? Nada. Nem aquela sweatshirt nova e giraça do grupo. Tótó, até parece que não sabes como é Peniche! Para minha surpresa e alegria a malta da equipa que lá foi ter chegou a meio da tarde em vez de mais próximo da hora da prova e isso fez com que fosse uma tarde ainda mais animada com o pessoal. Não deu para descansar uma horinha no quarto como estava previsto, mas não fez mal! Já agora, durante a tarde às voltas em Peniche devo ter feito a Avenida do Mar umas 5 vezes para cada lado e já ia com 8kms feitos. Belo aquecimento! Nessas voltas cruzei-me com caras conhecidas: o João Lima, a Isa e o Vítor, o Carlos, entre outros. E muitas outras caras ficaram por ver, tal era a multidão de atletas presente.

Conversa, fotos, preparativos finais, mais conversa, planear como fazer com as sardinhas, um stress de última hora, beijinhos e abraços (e um grande abraço de força!) e num instante a malta foi para os blocos de partida das Fogueiras e das Fogueirinhas. Era o único a estar na Onda Amarela e fiquei sozinho no bloco de partida. E sabia que desta vez não ia defender a média do comprovativo de tempo que tinha enviado: 1:15 era fantástico, 1:18 era o esperado, melhorar o tempo de 2016 era obrigatório.


Em cima temos a comparação entre 2017 e 2016. Lembrava-me que em 2016 tinha feito uns 5kms iniciais muito rápidos e que depois comecei a sentir o peso disso à passagem dos 10kms tendo rebentado por completo na subida do Hospital aos 13km. Este ano, à excepção do km12, fui sempre mais rápido que no ano passado. Voltei a fazer um primeiro terço da prova em excelente ritmo, aguentei-me bem na subida até ao Farol e quebrei... a seguir ao quilómetro 13 mas muito menos que no ano passado. Como a história se repete, foi um pouco antes desta zona que o João Lima passou por mim, exactamente no mesmo sítio do ano passado! Curiosamente quando nos vimos durante a tarde ele falava-me da minha cara de espanto em 2016 quando o vi a voar ao meu lado. Este ano não fiquei admirado. Os meus dois últimos quilómetros voltaram a ser os piores da prova mas não tão maus como em 2016 onde tive um final de prova mesmo complicado. Quando já estava a entrar no último quilómetro vejo a minha amiga Inês à beira da estrada a apoiar e aquele high-5 e a rápida troca de palavras de incentivo deram-me alento para me aguentar até ao fim. Mesmo com o apoio de tantos desconhecidos, sabe sempre bem ver um sorriso amigo e um apoio mais personalizado.

Durante o percurso tivemos tudo aquilo a que temos direito em Peniche: o público na rua a puxar por toda a gente! (Felizmente Portugal jogou a meio da tarde e não à hora da corrida como em 2016) Obviamente a apoiarem ainda com mais fervor os atletas locais, mas sempre com palavras de ânimo e palmas para os quase 3000 que completaram as Fogueiras, sem contar com os atletas das Fogueirinhas para os quais penso não haver número oficial. Já agora, a malta das Fogueirinhas também merecia um dorsal, não?

E quando o público por alguma razão não estava a apoiar, o que é que acontecia? Gritava eu para os apoiar a eles! "Bora lá Peniche" foi uma frase que ainda repeti algumas vezes e era sempre seguida de uma reacção sonora por parte de quem assistia. Senti-me imensamente bem nesta sintonia com o público. Também cheguei a gritar que não estava a ouvir nada quando o público estava ligeiramente mais calmo e aposto que alguém terá dito - ou só pensado - que isso era porque eu ia com os phones nos ouvidos.

Voltando à zona do Cabo Carvoeiro, ia a sentir-me tão bem que só aos 9kms é que me lembrei que ainda não tinha tomado o gel que estava previsto para tomar entre os 7.5 e os 8kms. Aquilo que notei - confirmado por quem também já fez a prova mais vezes - foi que este ano havia muito menos fogueiras acesas, previsivelmente fruto dos acontecimentos recentes. Como a lua também estava encoberta foi um misto de loucura e beleza extra fazer aquela zona quase às escuras! Recordo-me de vez num ano a organização lançar o desafio dos atletas levarem frontais para melhor iluminar o percurso naquela zona e ter havido uma recusa geral por parte dos participantes porque a prova chama-se Corrida das Fogueiras e não Corrida dos Frontais!

Ao ver a Avenida do Mar ali outra vez já só queria terminar bem. Devo ter olhado para o relógio umas três vezes durante o percurso todo. Uma delas foi à passagem aos 10kms para comparar o tempo com o do cronómetro oficial da prova (ia ligeiramente abaixo dos 51 minutos) e outra lembro-me ter sido à entrada para o último km e ter visto que estava com 1:13 e alguns segundos. Estava na mira para acabar com 1:18 e assim foi, embora já a cheirar o minuto 19.

Depois da meta não tinha tempo a perder, era voltar atrás para cumprir a promessa feita três meses antes. Foi difícil sair daquela zona e atravessar a Avenida do Mar - por esta altura já devia ir na décima volta à avenida - mas depois de passar essa parte ficou mais fácil e fui fazendo o percurso em sentido contrário. Comecei a ver novamente caras conhecidas, colegas de equipa com boa cara a caminho do final, cruzei-me com a Agridoce (juro-te que aos 5kms passou por mim a tua irmã gémea e fui a persegui-te - quer dizer, a persegui-la - durante vários quilómetros sem nunca a conseguir apanhar! Só percebi que não eras mesmo tu quando te vi!), fui apoiando alguns Vicentes e trocando palavras com outros atletas que me juravam que "lá atrás também disseram que já faltava pouco!".

Até que chegou o momento esperado a cerca de 1,8kms da meta. E esses quilómetros - aqui abreviados em poucas linhas, mas que dão para encher um post inteiro - foram dos mais marcantes de sempre e nunca os esquecerei. A certa altura ouço alguém no passeio a gritar: "Assim é que é, um colega de equipa nunca fica para trás!" E isso resume tudo.

Depois da prova veio a bela da sardinhada. O ponto alto do convívio, a troca de risos, gargalhadas, abraços. Muitos brindes, muitos drones, muita loucura saudável daquela que nos faz esquecer todos os sacrifícios e todas as dores enquanto estamos a correr! Tenho tanto orgulho em pertencer a esta família. E isso não cabe em nenhum post!

De regresso ao quarto do hotel só adormeci bem depois das 3 e tal da manhã. Ainda tinha a adrenalina a correr-me nas veias, ainda estava eufórico e estava estupidamente sem sono mas acabei por conseguir descansar umas horas. Na manhã seguinte, antes do regresso a casa ainda houve tempo para um pequeno passeio até ao Cabo Carvoeiro, para relembrar memórias de outros tempos e para fazer parte do caminho da prova de carro e à luz do dia. E arrepiar-me em algumas zonas ao recordar as emoções da noite anterior.

Subida? Qual subida?

As Berlengas lá ao fundo

Adoro este azul do mar!


Trouxe Amigos de Peniche, mas ficaram lá imensos pela estrada fora e nos passeios!

Até ir de férias não tenho mais provas confirmadas. Não posso ir à Meia Maratona de Almada no dia 1 nem à prova do troféu das localidades dia 2, mas ainda tenho duas possibilidades para dia 8 de Julho. A ver vamos se alguma se concretiza.

Depois do Verão começam os treinos longos e algumas Meias Maratonas como preparação para a Maratona do Porto.

Aparentemente em 2016 faltava-me um F.

Prova nº 66 - Corrida das Fogueiras 2017 - 15km - 01:18:56

O meu histórico nesta prova:

11 comentários:

  1. Antes de mais... Parabéns! Tiraste 3 minutos ao teu tempo de 2016 e isso é excelente! Muito bom, mesmo! :)

    Depois, pela tua descrição é bem claro que esta corrida foi uma grande festa para ti, e isso é o mais importante. O espírito é realmente único e teres essa gente toda à tua volta com quem partilhar o momento, é ainda mais especial!

    Por último, achares que eu alguma vez te podia passar é, digamos, preocupante... Ahahahah! No dia em que isso acontecer, fico à tua espera com uma imperial na meta! :D (mas não cries expectativas, que isso não vai acontecer...)

    Também gostei de te ver naquela fase, porque dá sempre esse ânimo extra que referes encontrar uma cara conhecida, sobretudo naquela fase final (ia cheia de dores...).

    Mais uma vez, parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Para o ano o objectivo é tirar mais 3 minutos. :)

      Foi mesmo! Eu adoro correr, faço os possíveis para melhorar os meus tempos, mas ter uma família tão alargada com quem partilhar estes momentos é priceless! :)

      Ora aí está, foi a primeira vez que olhei para o relógio. No início da subida aos 6kms quando "passaste" por mim e eu vejo que vou a 5:00/km e mesmo assim não "te" apanho. Pensei mesmo que tenho que voltar aos trails porque fazem milagres. O look era exactamente IGUAL ao que tens, por exemplo, na foto do treino no Ribat da Arrifana e que já te vi usar noutras provas.

      Cuidado com as promessas, na Wine Run passaste por mim logo no segundo abastecimento e só te vi bem depois da meta. Não era imperial, mas... ;)

      Espero ter sido um bom analgésico, mesmo que temporário. Se não tivesse viagem marcada para Marte acompanhava-te naquela altura.

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Ahahahahah! Não sei quem é essa minha gémea, mas já vi que é uma óptima lebre para ti :) Talvez um dia eu corra a esse ritmo (pouco provável mas nunca se sabe...).

      Deixa lá que na Wine Run deste ano devo ir mesmo para passear, comer e beber :D (sabes de alguma coisa?)

      Foste, sim. Apesar das dores, com aquele entusiasmo do público, fiz os últimos 2km a bom ritmo e muito animada :)

      Beijinho!

      Eliminar
  2. Sem comentários... Já te disse que és espectacular???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem diz é quem é!!! :)

      (A sério, a esta altura do campeonato já não sei que mais te responder)
      Beijinho!

      Eliminar
  3. Estiveste muito bem e divertiste bem, o que é o melhor!

    Peniche é Peniche e só indo lá se percebe mesmo. É daquelas imperdíveis :)

    Quanto a nós, foi uma curiosa coincidência!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando se tem o melhor de dois mundos, não podemos pedir mais nada.
      Ainda hoje recebi uma mensagem inesperada de alguém com quem não falava há imenso tempo que só me disse "Tinhas razão, a prova das Fogueiras é fantástica." :)
      Para o ano, no mesmo sítio à mesma hora, mas eu sigo-te até à meta!
      Abraço!

      Eliminar
  4. Parabéns e já agora... belas cores, belas fotos. ;)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela prova. Para o ano posso ir atrás de vocês até à meta? :) espero para o ano conseguir ir finalmente a essa prova que todos falam...
    Dia 8 Seixal? ;) Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!
      Pois claro que podes, mas não vais atrás, vais ao nosso lado! :)
      Ainda ontem no treino comentava com um colega que por mais que uma pessoa tente descrever a magia da prova, só mesmo estando lá é que se percebe.
      Dia 8 estava entre Odivelas (já está esgotado) e a Lagoa de Santo André (mas fazer 150kms para cada lado custa um bocado).

      Seixal? Deixa cá pesquisar!
      Abraço!

      Eliminar