quarta-feira, 22 de março de 2017

Yeahhhhhhh

Plano para hoje: sair do trabalho, tentar não perder nenhum transporte, chegar a casa, mudar de roupa e ir fazer um treino longo.

A coisa começou a complicar-se quando uma reunião me atrasou a hora de saída, mas consegui recuperar esse tempo perdido. Queria começar a correr às 18:00, estava pronto às 18:10 e ainda apanhei um susto quando o relógio demorou uns longos minutos para apanhar GPS. Com o imenso vento que estava também não ajudou ter-me esquecido da bomba da asma que tomo em caso de SOS. Obviamente que passei uns bons 5kms a lutar contra esse factor psicológico. Depois passou. A música ajudou.

A ideia era estar em casa às 20:00 e fazer entre 15 a 20km. Com sorte chegava à meia maratona. O percurso estava definido. Longe vão os tempos em que eu me perdia por estas ruas e detestava ser eu a escolher os caminhos dos treinos. A estratégia passou por meter 1:30 de música no MP3. A um ritmo tranquilo (6m/km) fazia os 15km nessa altura e quando a playlist voltasse ao início logo via o melhor caminho de regresso a casa.

Cumpri o percurso até aos 13km onde hesitei se entrava no passeio ribeirinho. Eram cerca de 3kms para cada lado e com o que faltava até casa depois ficava feita a meia. Aos ouvidos a playlist dizia-me "there is no turning back now", mas a pouca luz e a chuva que começou a cair fez-me voltar para trás no primeiro ponto em que isso era possível. Reinventei o percurso e quando a música voltou ao início já ia quase com 16km. Entrei no dilema de fazer mais uns 5km vs voltar para casa na hora que tinha estipulado. Optei por regressar. Às 20:00 em ponto tocou o sino da torre do mercado aqui à porta. Andei rumo ao jardim para não parar de repente e para alongar. Missão cumprida!


Feliz pela distância, pelo ritmo, por ter metido na cabeça que ia fazer este treino hoje e não ter mudado de ideias. Não fazia um treino tão longo desde a lesão e estava a precisar disto para me testar.

Mas há mais! Resguardei-me na primeira metade para depois aumentar o ritmo na segunda parte. De início até nem foi propositado, mas à medida que os quilómetros iam passando percebi que ainda podia dar mais - e dei!

Curiosamente percebi isso com a ajuda da banda sonora. Na altura que acelerei foi ao ritmo da música e depois mantive o andamento.

Agora segue-se um treino bastante importante amanhã para abrir as hostilidades em relação à corrida cá da terra. E depois volto ao Troféu das Localidades, em Tercena. Ainda não vi bem a altimetria dos 8,5km para estudar como quero fazer a prova.

O que sei é que estou muito tentado a apostar numa gracinha nos Sinos. A ver vamos.

Despeço-me com... felicidade, ao som da chuva forte que entretanto caiu enquanto escrevia este texto. Escapei-me de boa só com umas pingas modestas.

5 comentários:

  1. Os bons momentos a regressarem!

    Sem arriscares nos Sinos, nunca saberás :)

    Um abraço e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente!
      Está tudo previsto para arriscar lá. ;)
      Abraço!

      Eliminar
  2. Quando for grande hei-de correr assim... :)

    Belo treino! Parabéns!

    E boa sorte para Domingo (não devo ir)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu já corres assim, só que ainda não descobriste isso. ;)
      Obrigado! (Vais fazer 4 ou 5 kms algures na tua zona em vez de ires a Tercena?) :P

      Eliminar
    2. Um dia, talvez... :)

      Ahahahah! A ideia é ir para Monsanto... Mas vamos ver se o tempo (e o meu cansaço) o permitem :)

      Eliminar