domingo, 5 de março de 2017

Dupla vitória

Este fim de semana marca, claramente, um pouco de viragem neste início de ano atribulado.

No sábado a nossa equipa organizou em parceria com a autarquia uma caminhada de 8 kms, inserida na comemoração do Dia Internacional da Mulher. Um evento gratuito que juntou 400 pessoas (como era de esperar nem todos os inscritos apareceram) e que teve um feedback fantástico por parte das participantes! A autarquia tratou da logística, nós tratámos das inscrições - que eram obrigatórias - do percurso, da publicidade - quase em exclusivo via Facebook - do contacto com outras entidades que apoiaram o evento com animação (zumba no início e alongamentos no fim) e outro tipo de ofertas.

O resultado foi uma mancha cor-de-rosa na cidade. E um sorriso rasgado de orelha a orelha da nossa parte. Aqui entre nós, o orgulho pelo sucesso da coisa foi tão grande que quando descomprimi deste mês louco quase chorei de alegria!






No meio do frenesim que foi este dia, o ponto alto para mim foi perceber que foi oficialmente anunciado um novo evento para Junho, algo que já tinha sido mencionado em reuniões connosco mas que nunca tinha sido confirmado. Estamos "tramados", mas vamos lá a isso que o bichinho ficou lá! E ainda angariámos uma série de bens alimentares para distribuir por duas instituições da cidade:



No domingo, o regresso às provas na Corrida das Lezírias. 15,5kms para quem não está a regressar lentamente depois de lesão, mas eram para fazer com calma. Meti o ritmo (5:30/km) que queria no início e aguentei-o até aos 8kms. A partir dessa altura ia ter problemas e eu já sabia disso. Não necessariamente pelo ritmo mas porque o retorno na Lezíria era feito por um caminho de terra que eu previ que ia estar cheio de lama devido à chuva dos últimos dias. Já o tinha dito no carro a quem não conhecia a prova: na ida a terra batida é boa, no regresso não!

Quando, ao fim de 4km, deixei a lama para trás estava mais desgastado do que queria e não consegui voltar ao ritmo, mas não me deixei abater e continuei tranquilo até ao fim. Tinha o objectivo de fazer entre 1:25 e 1:30. Sabia que ia fazer pior que em 2016 (1:24) e melhor que 2015 (1:33). Fazendo as contas, a lama tirou-me uns 3 minutos ao meu tempo final, mas mantive-me dentro dos tempos que tinha balizado. Ia tão desligado dos tempos que até disse a um colega que no ano passado fiz 1:22, mas como não fui espreitar os registos enganei-me e disse-lhe o tempo dos Sinos 2016.

Acabei tranquilo, cansado e feliz. Dores na perna: ZERO! Nada, nem aquelas dores psicológicas de quem sabe que esteve lesionado. O que eu sei que tenho agora é falta de ritmo, mas isso resolve-se com o regresso aos treinos regulares durante a semana. Felicidade dupla neste fim de semana!

Numa pequena (grande) nota, o meu desagrado com as gentes de Vila Franca de Xira que saíram à rua para ver a corrida. Ao regressar da ponte e entrar novamente na cidade havia alguns espectadores no passeio, mas zero apoio - excepção feita às crianças que esticavam a mão. Ao meu bom estilo gritei a plenos pulmões a pedir palmas e barulho, ao ponto de - acho eu - ter assustado a atleta que estava ao meu lado na altura. E ela concordou comigo e respondeu-me que nós é que estamos de rastos e ainda temos que puxar pelo público. Ainda repeti a dose pouco depois noutra zona e ao chegar à meta tive essa confirmação visto que umas das pessoas do grupo que estava de fora a apoiar confessou ter-se sentido olhada de lado por toda a gente quando bateu palmas a um dos nossos. Não teve coragem para repetir e acabou por ir até à meta onde era mais seguro mostrar apoio.

Tendo em conta que Vila Franca é uma cidade com a qual tenho uma forte ligação pessoal acabei por ficar muito desiludido com tudo isto. Eu sei que em Portugal isto é normal, mas passámos grande parte do tempo pré-corrida a falar das provas de Mafra e Peniche (curiosamente ambas também de 15km) e onde o ambiente é completamente diferente, sobretudo nas Fogueiras.

Agora é continuar a trabalhar. A motivação está a regressar e com ela a boa forma há-de voltar também. O próximo teste é a Corrida dos Sinos, com uma prováveis incursões pelas provas do Troféu das Localidades nas próximas semanas que serão encaradas como treinos mais puxados.

 Prova nº 54 - Corrida das Lezírias - 15,5km - 01:29:08

4 comentários:

  1. Eu diria tripla vitória, pois acrescentaria o não teres caído na lama. Olha que eu, mesmo a andar, estive várias vezes quase :)

    É bom que tenhas regressado e melhor será o continuar tudo bem. Força!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, essa foi mais uma vitória. Confesso que cheguei a pensar levar os ténis de trail para fazer a prova. Eu adorei ter regressado e ter-me cruzado com imensa gente do pelotão que já não via há algum tempo! Um abraço!

      Eliminar
  2. Parabéns pela caminhada! Deve ter sido muito giro :) Estar "do outro lado" não deve ser nada fácil... Boa sorte para o próximo desafio! :)

    E parabéns também pelas Lezírias! Achava mesmo que não ias e foi uma surpresa ver-te lá! Ainda bem que correu bem e que estás recuperado! Não foi nada fácil :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Foi giro à brava! :) Nem consigo explicar por palavras a alegria que senti. E sinto que ainda nem agradeci devidamente a toda a gente que ajudou! :)

      Não me andas a ler, eu tinha escrito que ia. :P
      Parabéns pelo teu tempo! :)

      Eliminar