domingo, 18 de dezembro de 2016

Hey Barcarena!

"Dale a tu cuerpo alegria Barcarena
Que tu cuerpo es pa' darle alegria cosa buena
Dale a tu cuerpo alegria, Barcarena
Hey Barcarena!"

Quando os Los del Rio lançaram o êxito Macarena, eu morava em Massamá e a estação de comboios o apeadeiro que servia a localidade era o de Barcarena. Não demorou muito até alterarmos a letra da música e cantarmos à nossa maneira. Era a altura também em que eu esperava lá muitas 6as feiras à tarde pelos meus avós e perguntava sempre aos meus pais afinal de que lado é que vinha o comboio deles. Entretanto surgiu a estação de Queluz-Massamá que era um luxo e anos depois - já eu tinha mudado de ares - a de Barcarena foi finalmente remodelada e renomeada para também incluir o nome de Massamá, porque a linha de comboio separa ambas as localidades.

De Barcarena não conhecia muito mais - só mesmo a Fábrica da Pólvora por fora por onde passava nas viagens a caminho do Oeiras Parque para ir beber café à noite. Até hoje.

Fui novamente com uns amigos de outra equipa. Da nossa éramos só dois, sobretudo por ter havido uma prova nocturna ontem aqui ao lado e porque hoje havia um trail de Natal bastante famoso aqui nas redondezas. Muita animação e boa disposição. É o habitual com esta malta e isso também é uma das razões para eu ter adicionado o Troféu das Localidades ao meu calendário. 

O dia acordou frio. Com um sol a brilhar simpático no céu, mas muito frio. Ontem ainda fiz planos para ver como ia tentar atacar a prova. Já tinha visto a altimetria - porque neste troféu é sempre de desconfiar - e achava que até dava para fazer uma gracinha.



O gráfico final foi este. Aquela subida aos 2km tinha quase um quilómetro de distância e uma inclinação média de 10%. É claro que a descida também era longa e ajudava a compensar, mas ver imensa a gente - eu incluído - a caminhar pouco depois de começar era chato. E não se deixem enganar com o resto do percurso aparentemente mais plano porque aquelas inclinações são belas rampas curtas, mas duras. Querem uma prova plana e calma? Não venham a este troféu. Mas, sejamos sinceros, é isto que dá estaleca. Falávamos entre nós que são treinos excelentes para provas de 10km porque depois de um carrossel destes as provas planas são uma maravilha.

Tinha ficado meio apalavrado/prometido que ia fazer a prova feminina antes da minha, mas devido a um desencontro no meio de tanta gente durante as provas dos atletas mais pequenos tal não foi possível. Foi pena, mas fica para a próxima. Algum do nosso pessoal que foi comigo fez mesmo a prova a acompanhar as caras-metades, enquanto que eu e o meu colega acabámos por partir na cauda do grupo e fazer um aquecimento de cerca de 1,6kms e isso ajudou a perceber que estaríamos perante esse tal sobe e desce. Pouco depois partíamos para a nossa prova.

Por acaso do destino partimos mesmo na frente - algo que eu até nem gosto - e sobrevivemos aos empurrões iniciais de quem faz estas provas para ganhar preciosos pontos para as suas equipas. Atrás de mim nos primeiros metros um atleta corria e gritava "Cuidado com os pés, cuidado com os pés!".
A certa altura sou eu que grito que há garrafas de água no fim e que eu quero ir buscá-las antes de toda a gente. Embalado por estar com a malta rápida comecei também rápido mas percebi que tinha que tentar gerir melhor o esforço porque a cada curva apareciam rampas novas. Compensava sempre nas descidas. Ao contrário do trail, desço bem em estrada.

Chegamos então à malvada subida da estrada militar. A malta que fez a prova no ano passado já tinha avisado que era dura e cumpriu o que prometeu. Compensei novamente a descer. Chegado cá abaixo era "só" fazer a ponta final que coincidia na maioria com o percurso que tínhamos feito durante o aquecimento, portanto já não havia grandes surpresas. E foi assim, a receber muito apoio dos elementos femininos que foram no grupo e de outras caras conhecidas que estavam a assistir por já terem terminado a sua prova, que cheguei também eu ao fim. A prova prometia 7,170km mas o relógio marcou 6,8km, também fruto do facto de ter sido parado - para efeitos de classificação final - a uns bons metros da meta. Já estive a ver outras pessoas no Strava e todas que vi têm 6,8 ou 6,9km.

Foi a segunda prova deste troféu que fiz e prometo voltar sempre que possível. Na prova anterior fui 35º do meu escalão (sim, em 35 participantes) e hoje já fui 52º em 66 participantes. Acabei com uma média de 5:20/km e estou satisfeito com a minha prestação.

Em princípio fechei hoje o ano em termos de provas. Foram 25 - serão 26 se porventura ainda fizer a São Silvestre de Lisboa, mas se isso acontecer será apenas em ritmo de passeio. Antes de 2016 tinha participado em 27 provas, portanto este ano quase que dupliquei o meu currículo neste aspecto. Farei certamente um balanço lá para o final do ano.

E agora é descansar. E treinar! O meu último treino com o grupo fez ontem um mês! Que vergonha... Ainda por cima tenho um par de ténis novos para estrear! Dois, se contarmos com o par que está embrulhado ao pé da árvore de Natal e que eu tenho que me esquecer que lá está. Ainda não partilhei aqui a minha ida ao Outlet da Adidas do Freeport.

Prova nº 52 - Troféu das Localidades (Sintra, Oeiras e Cascais) - Grande Prémio de Atletismo de Barcarena - 6,8km - 36:55

4 comentários:

  1. Se eu achei que a prova das meninas não era fácil, a vossa então... Indescritível! Mas conseguiste e com um bom tempo! Parabéns :)

    (e obrigada! mil obrigadas!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu e o meu colega ainda íamos fazer a vossa prova toda como aquecimento, mas rapidamente mudámos de ideias. He he he! Obrigado! :)

      (Já chega, já chega, foi a boa acção do ano.)

      Eliminar
  2. Eh lá... 5.20 de média ali é muito bom! :)

    Conheço essa prova, já a fiz e sei bem como é essa "subidita"...

    Muitos parabéns por mais uma grande prestação!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 5:20 de média = 52º do escalão. Isto é numerologia?
      É tramada, mas é um bom desafio! Se fosse em sentido contrário era uma subida menos íngreme mas mais longa.

      Obrigado! Um abraço. :)

      Eliminar