segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

BASTA!

Estou cada vez mais farto do mundo em que vivemos. Ver as notícias ultimamente é do mais deprimente que existe. Hoje então atingiu um limite que me fez saltar a tampa...

Estou a escrever este texto com um monte de asneiras que hei-de limpar antes de publicar, mas atiro-as cá para fora na mesma. Sempre ajuda um pouco a passar a neura de quem está a escrever com os nervos à flor da pele e sem filtro...!

Fogo, é Natal, caramba!!! (Estas asneiras foram só substituídas por outras palavras parecidas em vez de serem removidas por completo...) E nesta altura do ano, que eu tanto adoro, as coisas se calhar têm ainda um impacto maior no meu estado de espírito.

Deixem-me então partilhar algo melhor, algo que não vi passar em nenhuma televisão - eventualmente passou no canal desportivo pago que temos por cá mas mesmo assim tenho dúvidas. Sendo eu um ávido consumidor de desporto - sobretudo de futebol, apesar da manifesta falta de tempo que tinha antes para acompanhar tudo o que se passava - foi com alguma estranheza que soube apenas por acaso que a FIFA tinha criado este ano um novo prémio anual: o FIFA Fan Award. A explicação oficial segue em baixo.

The final shortlist for the FIFA Fan Award has been revealed. The new award, recognising an outstanding fan moment or gesture from the calendar year 2016, can be awarded to any fan or fan group regardless of league level, gender or nationality.

Fui imediatamente ver os candidatos: 
- os adeptos da Islândia e a sua coreografia em conjunto com a selecção que marcou o Euro 2016;
- os adeptos do Liverpool e Borussia Dortmund que cantaram em unissono o mítico "You'll Never Walk Alone" quando se defrontaram na véspera do 27º aniversário da tragédia de Hillsborough;


e... os adeptos do Den Haag. De quem? ADO Den Haag, clube centenário e modesto do futebol holandês.

No dia 11 de Setembro na deslocação a Roterdão, ao terreno do Feyenord, os adeptos do Den Haag atiraram objectos para a bancada adversária. Tochas? Moedas? Bolas de golf? Não, nada disso, obviamente!




Os adeptos do Den Haag bombardearam a bancada por baixo deles com todo o tipo de peluches. Quem se encontrava nessa bancada inferior eram crianças pacientes do Hospital Pediátrico de Roterdão que tinham sido convidados a assistir ao jogo, juntamente com o respectivo staff médico. Nota: houve inclusive o cuidado de escolherem peluches sem peças - olhos e botões de material duro -  que pudessem potencialmente magoar ao serem atirados.

Agora façam como eu diz quando ouvi falar disto: peguem num pacote de lenços de papel e vão pesquisar mais informação, mais fotos e mais vídeos sobre esta história para poderem restaurar alguma fé na Humanidade. Fiquei maravilhado. Isto foi dos gestos mais emblemáticos e mais simples que eu já vi num estádio de futebol. E é assim que a vida pode e deve ser: simples, porra!

(Podem votar aqui, já agora...)

10 comentários:

  1. O ser humano, tanto é capaz de praticar as mais ternas e belas acções, como das maiores atrocidades inimagináveis...

    ResponderEliminar
  2. Já votei... Sem antes gastar uns lencinhos de papel...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Não ganho nada com os votos, mas acho a história verdadeiramente deliciosa. :)

      Eliminar
  3. No futebol realmente tudo pode acontecer, dentro e fora de campo. Obrigado pela partilha :)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vindo Edgar.
      Sem dúvida! Assim é que vale a pena viver o desporto.
      Um abraço!

      Eliminar
  4. Awwwwwww, que fofos e queridos! Talvez neutralize um pouco a maldade que anda por aí...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. Não quero ser um sonhador que acha que o mundo é todo cor-de-rosa, mas o que é certo é que as noticiários deveriam estar mais repletos de notícias destas.

      Eliminar
  5. Já lá fui votar :) só é pena haver apenas 3 candidatos... ainda há muito a ser feito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! :)
      Tens razão... Pode ser que para o ano já haja 5, 10, 20 histórias destas e todas tão boas que seja difícil escolher apenas uma.

      Eliminar