domingo, 13 de maio de 2018

Um avião na Hovione

Segundo fim de semana da Maio, segunda prova. Desta vez rumei a Loures para participar na segunda edição da Corrida da Hovione. Uma viagem não muito longa e um preço convidativo são bons cartões de visita. A isto junta-se uma caminhada gratuita (e solidária) e uma organização me pareceu e qualidade e que se mostrou atenta, nomeadamente na decisão de atrasar a corrida em alguns minutos (primeiro dez, mas depois foram só sete) por causa de um atraso no início da caminhada e que faria com que os atletas de ambas as vertentes fossem colidir a certo ponto. É claro que poderiam ter pensado nisto de antemão e dar logo tempo suficiente para eventuais atrasos, mas também podiam não ter tido este cuidado.

Do que não gostei - digo já - foi da distância marcada pela generalidade dos relógios na prova, todos a rondar os 9,8km. Por outro lado passámos num túnel que pode sempre fazer mossa no GPS e foi-me garantido por quem treina por ali que na zona do LoureShopping por onde passámos o GPS também costuma falhar. Mas, e há aqui um bom mas, também encontrei já registos de 10km medidos certinhos. Também não gostei do pacer dos 5:00/km e aparentemente a pacer dos 6:00/km também não foi certinha como se pedia. Senti que o pacer dos 5:00/km foi irregular no andamento. Passou-me algumas vezes - e eu a ele de volta - e em algumas zonas quase que parecia parar. Já vi esta questão ser abordada ali na rede social e reconheço que deve ser um papel complicado, mas super interessante.

E porque reparei eu tanto no pacer? Porque a partir do momento em que vi que havia pacers que o objectivo de fazer sub-50 ganhou mais força e a ideia era sempre chegar antes dele. E consegui, apesar de nos termos ultrapassado mutuamente algumas vezes.
Nesta fase fazer sub-50 é, felizmente, o objectivo normal para uma prova de 10km, no entanto já me tinham deixado algo apreensivo por causa do percurso e da altimetria, nomeadamente a subida que rumava precisamente à Hovione e que estava colocada a meio do percurso. Ainda hoje assim que cheguei a Loures foi logo a primeira coisa comentada pela amiga com quem me cruzei. Eu rematava que depois havia retorno e teríamos oportunidade de descer, caso houvesse pernas para isso. Havia também outra subida aos 8km... mas depois era sempre a descer até à meta.

O dia prometia sol, apesar de estar um vento fresco de manhã, que foi desaparecendo à medida que se aproximava a hora da partida. Chegámos bastante cedo, fruto de termos uma boa parte de participantes que fariam a caminhada e teriam que apanhar os autocarros disponibilizados para se deslocarem para a zona da sua partida. Depois disso, o tempo foi passando rapidamente entre aquecimento e convívio entre nós e com malta amiga com quem nos íamos cruzando. Tendo em conta que um dos colegas de equipa presente é funcionário da Hovione ele ia falando com muitos colegas que estavam a tratar dos últimos preparativos.

Ao começar a corrida partilhei que ia experimentar uma estratégia que é adoptada por um amigo: tomar um gel logo de início para fazer os 10km. Acho que a única vez que tomei um gel numa prova desta distância foi aos 5km da São Silvestre dos Olivais por ter rebentado na primeira metade. Como a partida adiou optei por aguardar e tomar à passagem do primeiro ou segundo quilómetro quando já estivesse num ritmo certo. O início foi confuso, até porque parti muito atrás, mas consegui ir ziguezagueando até chegarmos a uma zona onde a estrada era larga. Comecei a pensar então em tomar o gel que tinha colocado no plástico do dorsal e que já me ia a irritar por estar a abanar tanto. Quando fui pegar nele... tinha rompido o plástico e caído algures naquele primeiro quilómetro sem que eu tenha dado por isso. Paciência, testo esta estratégia noutro dia.

Fui mantendo um ritmo controlado com o tempo geral sempre abaixo dos 5:00/km até chegar à tal subida onde o ritmo piorou e onde o pacer me passou pela primeira vez. Fui atrás dele e assim que se deu o retorno deixei-o largamente para trás. E como sempre nos retornos: olhos do outro lado da estrada porque há amigos (muito) mais rápidos e outros menos velozes a quem eu faço sempre questão de dar uma palavra de força e apoio.

Mantinha-me confiante à medida que os quilómetros iam passando. Música nos ouvidos, sol a bater na cara, amigos espalhados algures pela estrada fora, poucos sinais de cansaço. Tudo ok, preparado para deixar tudo no alcatrão na última fase da prova. E, de repente, assusto-me ao ver... o pacer dos 5km ultrapassar-me e eu a não conseguir encostar a ele. Já agora, nem eu, nem ninguém. Estávamos na zona da Igreja de Santa Maria onde havia um largo para darmos a volta e muito empedrado. Foi no final desse largo que apanhei novamente o pacer que me confirmou estar um pouco mais rápido que o ritmo esperado. Eu segui - mais caras amigas do outro lado ainda a tentar chegar ao retorno.

Era hora da outra subidinha mais complicada, mas... nem correu mal. E no final ouvi que agora era sempre a descer até à meta. Meti o turbo e levantei voo. Olhei para o relógio e vi que o sub-50 estava mais do que garantido portanto agora era só fazer o melhor possível. E esse melhor ficou a poucos segundos do meu record pessoal! Quando entrei na reta da meta vi o que marcava o relógio oficial e acelerei ainda mais até passar o pórtico. Se a prova não tem os 10km certos, paciência, a culpa não é minha. O tempo final há-de ficar registado e o objectivo de mais um sub-50 estava no papo. Festejo ao cortar a meta e encaminho-me para receber as ofertas finais: medalha, água, maçã e um sandes de carne assada que foi uma surpresa agradável. Só falou estar uma banca de imperiais no jardim junto com todas as restantes actividades programadas para a tarde.

Logo a seguir chegou outro colega de equipa a quem eu rapidamente pedi que ficasse com as minhas coisas. Ele acedeu e eu voltei atrás para ir buscar uma amiga. Ao entrar em sentido contrário na prova vi que o resto da malta da equipa estava bem e que não precisavam de reboque, mas ela precisava de um estímulo extra e ele apareceu. Aliás, eu apareci. E viemos juntos a voar também até à meta. Missão cumprida!

Seguiram-se algumas fotos, uma ida ao pódio ver a entrega de troféu a um amigo e estava na hora de regressar, embora o tempo e o ambiente convidasse a um piquenique no parque da cidade. Fica para a próxima. Em resumo: convívio, bom tempo e boa marca num percurso com altos e baixos. E falando no percurso, achei-o nem sempre agradável à vista com passagens por zonas nem sempre interessantes e por algumas vias meio secundárias. Seria o percurso possível ou era mesmo tudo o que Loures tem para oferecer?

Próxima paragem: Alverca

P.S: Tendo ou não os 10km, fica registado como a minha terceira melhor marca na distância. E caramba, sempre é melhor ter uns metros a menos do que ter 12,5km como outra prova - de 10km - que se realizou hoje em Lisboa...!

Prova nº 85 - Corrida Hovione 2018 - 10km - 48:31

8 comentários:

  1. Parabéns! Outra vez! Sempre a dar forte! :)

    ResponderEliminar
  2. Como é que é? 12.5 numa prova de 10? eheh muito bom. Tens razão, não que ligar aos 9.8, a culpa efectivamente não é de quem corre. Mas, caraças, será assim tão dificil fazerem isso como deve ser? Já este sábado houve outra prova aqui na zona com 9.9km. Enfim. O que interessa é que fizeste mais uma boa prova. Maio já vai a meio e cheira-me que vai acabar bem ;) Força para mais uma semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, foi esta: https://culadesl.sports4all.pt/Default
      9,9km ainda é naquela, uma pessoa corta uma curva aqui e ali e ganha uns metros e tal.
      Gosto desse cheiro. A ver vamos se vai corresponder à realidade! Obrigado!

      Eliminar
  3. Muitos parabéns! Grande marca, independentemente de ter 9,8 ou 10. Mas se passaram por um túnel, é muito provável que tenha sido essa a causa. E se houve quem tivesse marcado 10 km...

    Um abraço e até domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Domingo há mais, mas vai ser uma semana de muito trabalho e sem espaço para treinar.
      Um abraço!

      Eliminar
  4. Diferenças de 100 ou 200 metros acho normais. Os GPS não são 100% rigorosos e nesses casos acredito que as provas estão bem marcadas... agora mais 2,5km!!!!! Explica lá isso :)
    Parabéns pela excelente prova.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente. Mesmo não sendo provas com distância certificada eu acredito que a medição seja bem feita.
      A prova foi esta: https://culadesl.sports4all.pt/Default
      Um amigo meu foi fazer e relatou no fim que o percurso não foi de todo o anunciado na página e acabou com os tais 12,5km. Enfim.
      Obrigado! Abraço! :)

      Eliminar