domingo, 7 de maio de 2017

Estafeta

Cumpri hoje o meu objectivo de fazer uma prova por estafetas. Recebi um convite que muito me honrou, sobretudo porque havia uma lista infindável de elementos da equipa que podiam ter participado, mas eu acabei por ser a primeira escolha. Gosto quando o carinho que damos é retribuído com gestos destes. É assim que gosto de andar pelo mundo das corridas.

Na altura nem me fez click que a prova era organizada pela Associação pela qual corre o Vítor Oliveira, cujos excelentes resultados tenho andado a acompanhar.

Por uma ou outra razão, não fiz qualquer treino esta semana pelo que a última vez que corri foi no 1º de Maio e isso deixava-me nervoso. Já tive uma fase em que durante umas poucas semanas só corria em provas e isso não me agrada. Faz-me falta pelo menos um treino a meio da semana, nem que sejam só 5km para descontrair a cabeça e as pernas.

Para ficar a conhecer melhor os elementos da equipa, fui ontem à Pista Municipal Professor Moniz Pereira onde acabei por assistir à segunda prova do Circuito dos Parques de Lisboa e passar uma tarde muito agradável tendo confraternizado com bastantes atletas conhecidos. A pergunta da praxe era em relação às calças de ganga e pólo que tinha vestido que não era equipamento adequado para correr. Acabei a tirar fotos e deixei-me envolver completamente pelo ambiente. No final, tudo combinado para hoje.

Ponto de encontro em Odivelas às 8:30, uma breve conversa e eu até algo tímido por não estar a 100% no meu ambiente. Depressa passou que nisto de correr estamos 99% do tempo entre amigos, mesmo que sejam recentes. A prova consistia num percurso de 10km que era feito por duas vezes. A mim calhou-me o percurso que era maioritariamente a descer. Obrigado por isso que nos últimos tempos - apesar de provas com algum desnível como os Sinos ou o 1º de Maio - não tenho incluído muitas subidas nos treinos.

Percebemos que eram 23 equipas e embora não tivéssemos qualquer ambição na classificação final era notório que estavam ali elementos muito fortes e não havia ninguém que fosse só para descontrair um pouco como normalmente acontece em algumas provas. Isso preocupou um dos elementos da equipa que embora tenha conseguido fazer o seu melhor tempo aos 5km, não evitou chegar à primeira transmissão no último 23º lugar. (Só soube disso quando acabei a minha parte) Sem stress, quem estava preocupado com a classificação eram outras equipas. Enquanto esperava pela minha vez cheguei a ouvir um dos outros atletas que iam fazer o terceiro percurso dizer que "sabia que ia ganhar, mas que era inadmissível a organização deixar participar atletas federados porque assim há sempre o risco de 4 gajos do Benfica ou do Sporting fazerem uma equipa e ganharem eles." Juro! Só não percebi se ele estava a falar de algum atleta em particular que estivesse a correr. Enfim.

Foi após 52 minutos de espera que chegou a minha vez. Quem me passou o testemunho é um craque. Se no primeiro trajecto fizemos cerca de 31 minutos (a descer) ele no regresso fez cerca de 21 (a subir!) e parti em 16º com um minuto e pouco de atraso em relação à atleta da equipa que ia à nossa frente. Uma coisa que me preocupou a certa altura foi tentar não me perder! Isto quando vamos em pelotão é mais fácil, mas agora as referências que íamos ter eram as marcas no chão para além do trânsito cortado. Haveria polícia e membros da organização suficientes? Havia, mas percebi em conversa com mais gente que isso era preocupação geral.

Como tinha a tal atleta à frente meti na cabeça que o objectivo era tentar não a perder de vista - nem que fosse para saber sempre o caminho! Sendo a descer, arranquei muito rápido e tentei ao máximo manter o ritmo elevado nas partes planas. Também tinha umas subidas mais curtas, atenção. Corri que me fartei - porque descer muito também cansa - e sabia que tinha que deixar tudo naquelas estradas. Cheguei finalmente a Odivelas e no quilómetro final aproveitei a última subida até à última transmissão e ultrapassei-a. Quando acabei estava morto porque foram 5km de sprint quase contínuo, no entanto estava numa fase em que já tinha um ritmo estável e se tivesse que fazer mais 5km faria uma gestão do esforço até ao fim.

Até tinha pensado em regressar pelo mesmo caminho em ritmo de descompressão, mas como havia um autocarro para nos levar até à meta não hesitei, porque o regresso era duro e porque tinha a companhia do primeiro elemento da equipa e não a ia deixar sozinha.

Não sei a classificação final, mas penso termos terminado em 16º na mesma. O último atleta da equipa que eu tinha ultrapassado era muito forte e recuperaram o lugar perdido. Sem stress. Valeu muito pela experiência da estafeta, pelo convívio com o pessoal com quem estive, tanto hoje como ontem. Vou ficar a aguardar novas provas semelhantes para desafiar a malta da equipa. A estafeta para a qual olho todos os anos tem calhado num dia que não é ideal, portanto ainda não a fiz.

As quebras de ritmo são sobretudo as rotundas e as viragens de direcção do percurso.
Ainda não tinha feito nenhuma prova de exactamente 5km e mesmo nos registos intermédios noutras provas maiores nunca tinha feito um tempo destes. É claro que a altimetria ajudou, mas a título pessoal fica mais uma marca que é record pessoal da distância.

Prova 61 - GP Estafetas Vale Grande - Subida às Colinas de Odivelas - 5km - 00:22:16

12 comentários:

  1. Boa prova Nuno e parabéns pelo RP. Era um percurso exigente. Eu desta vez diverti-me a fotografar! Acho que tens por lá uma foto tua ;) Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Edgar! Era mais exigente no regresso de Odivelas ao Vale Grande. A mim calhou-me o brinde. Fizeste o mesmo que eu fiz no sábado: quando não se corre tiram-se fotos. Apanhaste-me sim, obrigado! Um abraço!

      Eliminar
  2. Muitos parabéns! Que grande marca!!! 4.27,6 de média!!!
    As provas de estafeta são muito giras e proporcionam um ambiente muito especial e uma superação derivada da responsabilidade colectiva
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Era a descer, João, era a descer! Ali o gráfico chega a marcar ritmos abaixo de 3:00/km. :)
      Bonito, bonito era fazer o mesmo tempo no percurso inverso mas isso já é para outros craques.
      Adorei mesmo a experiência. Aqueles momentos em que aguardamos receber o testemunho sem saber como está a correr mas confiando cegamente nos elementos da equipa. É para repetir! Um abraço!

      Eliminar
    2. Tens aqui a classificação mas a ordem dos atletas da vossa equipa não está correcta
      http://joaolima.net/Resultados/Corrida_por_Estafetas_Associacao_Vale_Grande/2017g.pdf

      Eliminar
    3. Sim, já tínhamos visto ontem e já enviámos e-mail à organização sobre isso. Um dos nomes também está errado porque foi substituído na véspera e não foi actualizado. Tenho um feeling que há outras incorrecções nas restantes equipas porque a atleta que eu ultrapassei aparece como tendo feito o quarto percurso.

      Eliminar
  3. Boa! Parabéns :) Deve ter sido muito giro e fizeste um grande tempo!

    Deve ter sido bem melhor do que na Ribeira da Lage! Ahahahah :)

    Boa semana e bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!! Foi mesmo giro e é para repetir.
      A malta que foi à Ribeira da Lage fez a festa habitual e ainda trouxeram umas medalhas para casa mas sei que não foi fácil. A montanha-russa habitual! :)
      Obrigado, igualmente! Beijinhos!

      Eliminar
  4. Parabéns! Grande prestação. Eu com os meus 37 anos de ligação à corrida nunca fiz uma estafeta mas fui delegado da equipe da Revista Spiridon numa estafeta de 24 horas que houve há muitos anos na Amora / Seixal essa equipe partiu com 20 minutos de atraso mas no final das 24 horas era a segunda classificada! Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Uma estafeta de 24 horas parece-me ser uma experiência incrível para quem participa e muito dura de organizar. Excelente recuperação dessa equipa! 37 anos é uma vida dedicada a este mundo fantástico... Quando o Jorge iniciou a ligação à corrida ainda eu nem era nascido!
      Um abraço!

      Eliminar
  5. Obrigado pela tua presença! E pelas palavras, há factos que eu ainda desconhecia.

    Parabéns pelo teu recorde pessoal, realmente o percurso ajudava eheheh

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu pela iniciativa! E no meio de tanta preocupação com a organização é natural que algumas coisas passem ao lado.
      Ajudava e muito! :)
      Um abraço e até à próxima!

      Eliminar