segunda-feira, 10 de abril de 2017

Dia Mundial da Actividade Física

O dia celebrou-se no calendário a 6 de Abril. Eu celebrei-o oficialmente ontem, três actos!

Prólogo

Acordar cedo e partir em direcção ao Estádio da Luz para mais uma edição da Corrida do Benfica. Já fiz a prova nos dois últimos anos e apesar do simbolismo é daquelas que não faço propriamente questão de repetir. Ontem era dia de ficar a torcer por fora para apadrinhar uma estreia nestas andanças: a primeira prova de 5km a correr. Coisa pouca, objectivo modesto, uma ninharia? Nada disso, era o culminar de uma fase de treinos que tenho vindo a acompanhar e que em termos de força de vontade e empenho valem tanto - ou mais - que os 111kms de Sicó!
Foi estranho ir para a bancada (em vez de estar na equipa titular, só para fazer uma alusão ao mundo do futebol) mas foi muito divertido estar do lado de fora. Achei que ia ter uma pontinha de inveja por não estar a correr, mas depressa me passou esse sentimento. E foi excelente receber o carinho de quem estava a correr e me reconhecia, foi fantástico poder retribuir por todas as vezes que precisei de apoio e recebi incentivos de quem assistia a uma prova. O momento alto chegou após uma longa espera (primeiro passou quase toda a gente da corrida e só depois começou a chegar a malta da corrinhada) mas nem se deu pelo tempo passar tal era a enchente de sorrisos. Depois da passagem e ver a gloriosa chegada com uns valentes e honrosos 49 minutos aos 5km. Parabéns e que venha a próxima! Naquele entretanto junto à meta vejo um atleta do CAL, meti conversa com ele e pedi-lhe para mandar um abraço ao Carlos.

Corrida

Saída calma da Luz, passagem por Telheiras e ida rápida até Alcabideche rumo ao Autódromo do Estoril para participar na 1ª Corrida Rádio Comercial. Estava com receio do estacionamento na zona e - apesar dos sábios conselhos de dois amigos conhecedores do espaço - optei por tentar chegar na mesma o mais cedo possível. Foi bom porque tive tempo para levantar dorsal, dar umas voltas lá por dentro e começar a sentir o ambiente. O autódromo é imponente. Há muito que não sigo a Fórmula 1 mas estar naquele espaço deixou-me deslumbrado. Parecia um miúdo a tirar fotos a tudo o que conseguia.

Para minha grande alegria comecei a encontrar caras conhecidas e acabei por me juntar a um colega de equipa e à malta dos 4 ao KM - onde estavam inclusive conterrâneos meus, pelo que estava em casa e entre amigos.

Quando me perguntaram que tempo queria fazer disse honestamente que não sabia bem. Tinha visto algumas informações do traçado mas não tinha bem noção das subidas e descidas. Queria era continuar a divertir-me mas atirei com um "Ora isto são 8,3kms, faço uma quarenta e qualquer coisa minutos."

Na partida fiquei longe da pole position, mas não fazia mal. O começo era a descer, cortei as curvas e imaginei-me ao volante de um mini Fórmula 1 a embalar por ali fora e a fazer uma corrida de trás para a frente. Estava verdadeiramente feliz e descontraído a fazer cada curva e contracurva sempre pela trajectória ideal. A certa altura ouço alguém atrás de mim a dizer que o pior já tinha passado e quando olho em frente estava a aproximar-me da recta da meta. Uma volta, já?? Passei com pouco menos de 21 minutos e fiz mentalmente o percurso da segunda volta para perceber onde podia ganhar tempo! Quando uma pessoa se sente bem e feliz nada nos pára!

Como agora tínhamos a caminhada do lado direito da pista já não dava para cortar todas as curvas mas isso não era problema. Ia olhando para esse lado e só via sorrisos e toda a gente a desfrutar da oportunidade de estar ali. Passei por caras conhecidas e ainda me apanharam numa foto e quando dei por isso estava novamente no fim da última subida rumo à meta. Não hesitei e acelerei para passar a bandeira axadrezada (não havia mas eu imaginei-a) com uma felicidade enorme e batendo o meu tempo da primeira volta! Naquele instante tive pena de não darmos mais umas 40 voltas. Energia e vontade não me faltava.

Tinha dito à malta que ia logo embora depois de acabar porque tinha que ir rápido para casa tomar banho e rumar ao epílogo deste dia,mas vi que tinha tempo e tive um daqueles feelings que tinha que voltar para trás. Fui em busca de quem eu sabia que mais iria precisar de ajuda. Ainda fiz mais um quilómetro e quase meio para trás e quando a apanhei disse-lhe que isto não era só "dar-lhe na cabeça por faltar aos treinos, também era fundamental ajudar quando marcava presença." Fomos juntos até ao fim,com direito a um sprint na recta da meta para terminar em grande. Nos treinos, nas provas, em todo o lado, o lema não muda: ninguém fica para trás!

Saímos de lá e eu estava feliz. Tinha comentado que fazer aquela prova (ainda por cima a custo zero) ia permitir retirar a Corrida do Jumbo do calendário... mas a verdade é que fiquei cheio de vontade de voltar a correr no Autódromo!

Epílogo

Viagem até casa, banho rápido e final de noite num jantar de amigos. Nota: meus caros, eu adoro-vos do fundo do coração mas quando vocês são os primeiros a torcer o nariz a combinar almoços para domingo porque é cansativo antes de começar a semana, é um contrasenso lançarem o convite para jantarmos no domingo, pá! Três garrafas de Lambrusco depois já me tinha esquecido desse meu desagrado! Um final de dia entre gargalhadas a juntar aos sorrisos durante o resto do dia. Não podia pedir melhor. 

(Trabalhar hoje é que foi difícil...)

(Nota final para o meu pensamento que esteve também repartido pela Maratona de Paris onde tinha alguns amigos e conhecidos; pelo Cork Trail onde tinha uma cara amiga para além da equipa quase toda em peso; pelo troféu das localidades onde os nossos amigos tagarelas foram buscar mais umas medalhas e até pela serra do Socorro onde outra amiga foi buscar uma medalha no seu escalão! Fim de semana desportivo em grande!)

Prova nº 58 - Corrida Rádio Comercial 2017 - 8,3km - 00:40:54

10 comentários:

  1. Foi uma grande tarde (no teu caso, dia).
    Muitos parabéns pela excelente marca!
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo!
      Obrigado! Ia lançado, sem pressão e - já disse isto? - feliz!
      Abraço!

      Eliminar
  2. Isso é que foi animação ;)

    Parabéns pela prova e pelo teu tempo! Não é a típica prova toda plana e o calor não devia estar a ajudar... Mas o cenário é bem giro!

    Qual é a próxima? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! :)
      Obrigado! O total de altimetria acabou por ser pacífico. O cenário faz toda a diferença e torna-se empolgante!
      Esqueci-me de falar da próxima: é a Scalabis. :)

      Eliminar
  3. Obrigado pelo abraço, que chegou quase na hora enviado por sms pelo meu amigo Serafim - eu é que só li bem mais tarde. Quanto ao resto parece-me que domingo foi um dia em cheio, com amigos, corrida e comezainas ... que mais se pode querer?
    Grande Abraço

    P.S. Convívios são em qualquer dia e hora, venham eles. A vida são dois dias e há que aproveitar ... umas horas de sono a menos? Que se lixe (isto para não usar o vernáculo aqui do norte neste espaço impoluto - por enquanto)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada! Assim que vi uma camisola do CAL não hesitei em meter conversa. É isso, foi um domingo com tudo aquilo a que uma pessoa tem direito! E concordo com o P.S.
      Por acaso "que se lixe" é uma expressão que me diz muito. :)

      Eliminar
  4. Grande fim de semana. Mesmo quando corre menos bem, o importante é divertirmos nos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! Agora venha Santarém para dar continuidade e estes bons momentos! :)

      Eliminar