domingo, 2 de abril de 2017

Mafra nunca desilude

Já disse e repeti esta frase hoje e em muitos outros dias em que por lá estive.
O picnic foi espectacular. O tempo ajudou imenso. Já ouvi falar em possíveis escaldões e tudo. A criançada que esteve presente brincou que se fartou no parque desportivo municipal de Mafra. Recomendo vivamente para quem for da zona e estiver à procura de um sítio simpático para passar uma tarde agradável. E foi mesmo uma tarde tranquila de excelente convívio após a prova. A repetir.

Ah pois, e a prova?
A coisa começou mal na 6a feira quando acordei com algumas dores nos gémeos, fruto de um treino mais intenso na 5a à noite. Achei que a coisa ia passar, mas sábado estava igual. Não, estava pior e por vezes custava-me a andar. Comecei a ficar preocupado e até passei Voltaren para ver as a coisa acalmava. Hoje de manhã acordei... na mesma.

No sábado à noite um colega perguntou-me que tempo estava a pensar fazer e eu disse-lhe entre 1:18 e 1:22. Ele gostou da resposta e disse-me que assim sendo íamos um a puxar pelo outro. E depois disse-me que fazíamos 1:15. Medo!!! Não neguei o desafio, mas sabia que isso não ia acontecer.

E hoje lá fomos, partimos juntos e estivemos os 2 primeiros quilómetros em slalom constante a ultrapassar atletas, fruto de muita confusão na partida - mais que nos outros anos - provavelmente por termos ficado mais para trás do que teríamos gostado. Quando demos a volta à escola de armas do Convento de Mafra ele já ia lançado e eu fiquei para trás e nunca mais o haveria de apanhar. Tentei ignorar as dores nos gémeos mas era impossível. Felizmente nessa altura estávamos a começar a cruzar com quem vinha na prova dos Sininhos e isso foi muito bom para distrair e procurar caras conhecidas vindas em sentido contrário, algumas até inesperadas!

Na rotunda seguinte pelos 4km confesso que pensei em seguir para o lado da caminhada e ficar por ali. Para quê continuar se estava tão desconfortável? Alterei ali mesmo os planos: se não dava para o tempo que queria, então ia seguir em ritmo descontraído e fazer um treino longo sem pressão.

Foquei-me no som que estava a ouvir - e que tinha passado o sábado a ouvir sobretudo quando estava a preparar coisas para hoje - e relaxei. As dores estavam lá mas deixaram de me incomodar tanto. As pernas pareceram menos presas e a passada custava-me menos. Teria provavelmente aquecido o suficiente para o corpo entrar em ritmo de cruzeiro. Pensei novamente que agora estava tramado porque tinha que fazer a prova até ao fim. Deixei-me ir, deixei-me ir, aproveitei a descida e quando virámos para o retorno olhei para o relógio e percebi que estava dentro do tempo que tinha idealizado para hoje. Sempre que tinha olhado durante a descida vi que ia próximo ou abaixo dos 5:00/km, mas achei que era só coincidência. Também percebi que só devia ter um minuto de atraso para o meu colega. Tu queres ver?

Cheguei aos 10km - já a subir - com 50:45 e comecei logo a fazer contas de cabeça. 5km a 6m/km dava para acabar com 1:20:45. Fixe, era só defender-me bem nas subidas que tinha pela frente e não acabava assim tão mal quanto isso. Até que aos 11km caminhei pela primeira vez por breves momentos. Não gostei da sensação e voltei a correr. Nessa altura já pedia palmas a toda a gente que assistia à beira da estrada. Aos 12km aproveitei o percurso mais acessível e acelerei.

Por mais que uma vez um atleta passou por mim quando eu estava a passo mais lento e disse-me para não acelerar tanto a subir. Chamou-me sempre pelo nome e eu achei que era alguém conhecido, mas não era. Coisas normais de quem tem o nome nas costas da camisola. Também nesta altura a minha estratégia era meter as mesmas duas ou três músicas em loop nos phones por serem aquelas da playlist que me dão mais pica. Assim que acabavam voltava a puxar atrás para as ouvir. Se há dias em que não faz falta, hoje o suporte musical foi essencial.

Pelos 13km mais uma subida antes da parte crucial. Voltei a caminhar para beber água e nessa altura alguém grita atrás de mim o meu primeiro e último nome: "____ ____, tu não vais parar agora! Estás quase no fim!" Mais uma vez, era um atleta que me era totalmente desconhecido. Respondi-lhe que ele tinha razão, que eu tinha demasiada gente importante à minha espera na meta!

Pensei em tanta coisa naqueles segundos, em toda a gente que estava efectivamente presente hoje, nas pessoas que não estando presentes em Mafra têm estado sempre do meu lado. Pensei nas caras conhecidas - e desconhecidas - do pelotão e naquilo que me comprometi a tentar há dias no blog. Acelerei o mais que pude e aproveitei a descida para embalar mesmo sabendo que a subida seguinte, a última subida da prova, é aquela que mais me custa, opinião partilhada por outros colegas. Passou por mim o João Lima que me perguntou se eu ia conseguir. Confesso que não me recordo o que respondi. "Não sei" ou "acho que sim". E claramente não sabia.

Quando tive que andar uns metros ouvi o meu nome - OUTRA VEZ!
"___ ____, tu nem penses! Vai-te embora!" E só tive tempo para olhar de relance e ver aquela mesma camisola laranja do companheiro de estrada e ele empurrou-me - literalmente - para eu voltar a correr. Não voltei a parar. O meu muito obrigado àquele herói improvável que ainda me apanhou à entrada do Parque Desportivo antes de descermos para a pista de tartan. Eu sprintei por ali fora e não o voltei a ver. Quando passei a meta fiz pose para a foto do Armindo, ouvi o meu nome nas bancadas e quando procurei por uma camisola cor de laranja não a encontrei. Pode ser que consiga perceber quem era pelas fotos.

Eu já disse várias vezes que a cabeça corre mais que as pernas. Hoje tive o exemplo de passar por várias fazes distintas durante a prova. Travei uma batalha psicológica comigo mesmo e isso cansou-me mais que o normal. Se calhar cansou-me tanto que me fez esquecer os gémeos. E eles ainda me estão a doer. Alongamento deficiente na 5a e hoje também? Falta de aquecimento hoje? Uma questão a rever.

O meu colega falhou o objectivo por um minuto e meio mas mesmo assim bateu o seu record. Já comparei os meus tempos por km com os dele para ver onde perdi tempo e até houve quilómetros em que lhe ganhei alguns segundos. Para o ano lá estaremos para nova aventura e novo desafio!

E eu? Não bati o meu record aos 15km por uns míseros 24 segundos, mas retirei exactamente 4 minutos ao meu tempo dos Sinos no ano passado. Triste? Nem pensar! Basta lembrar que há pouco mais de um mês estava a abdicar da Meia Maratona de Cascais para completar a recuperação de uma lesão!

Histórico da prova:
2015 - 1:30:31
2016 - 1:22:49
2017 - 1:18:49

Venha a próxima! Dia 9 tenho dose dupla a fazer claque no Estádio da Luz e a brincar à Fórmula 1 no Autódromo do Estoril.

Prova nº 57 - Corrida dos Sinos 2017 - 15km - 01:18:49

8 comentários:

  1. Muitos parabéns pela excelente marca!
    Domingo vamos acelerar no Autódromo :)
    Um abraço e uma óptima semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, igualmente! É sempre bom trocar umas palavras contigo e manter a tradição de cortarmos a meta quase em simultâneo. :)
      Abraço e bons treinos até domingo!

      Eliminar
  2. Muito bem! Muitos parabéns :)

    Foi mais um excelente relato e muito curioso, com esse teu apoio que tanto ajudou!

    A cabeça é mesmo fundamental e eu noto bem isso... Nas localidades, por exemplo, eu fico sempre muito abaixo daquilo de que sou realmente capaz. E 90% é cabeça!...

    Bons treinos e boa sorte para a próxima :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!
      Recordo o que escrevi aqui antes da prova: "se me cruzar com alguém durante a prova e não disser nada ou estou a tentar voar por ali abaixo ou a tentar escalar por ali acima"
      Vai na volta tenho leitores anónimos que me reconheceram e me quiseram apoiar. ;)
      Já cantava o Variações que quando a cabeça não tem juizo...
      Na primeira prova que fiz nas localidades fui último do meu escalão. Tudo o que for melhor que isso é vitória!
      Obrigado e bons treinos! Domingo tens lá a minha malta se for preciso ajuda, não te esqueças disso! :)

      Eliminar
  3. Tens que fazer um texto sobre as tuas Power Songs!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica combinado! Já aqui falei de algumas que me dão pica. Isto acaba por variar um pouco de pessoa para pessoa. Até pode haver quem se inspire com música clássica. :)
      A minha panca de momento é este álbum: https://youtu.be/NZ1DzyZffbgx e as músicas de que falo no texto são 24:34 - My Demons e 29:23 - Antigravity, a primeira pela letra e a segunda sobretudo quando entra na parte instrumental. :)

      Eliminar
  4. Muitos parabéns Nuno!
    Fizeste um tempo espectacular numa prova nada fácil e ainda por cima com algum calor.

    Beijinhos e boa recuperação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa!
      Eu aguardo pelo teu relato para te dar os parabéns novamente de forma "oficial". ;)
      Sei que sou caso raro, mas por norma até me dou bem com o calor.
      Ah, quando cumprimentei o Vítor não me apresentei devidamente, não sei se ele percebeu quem eu era... Oops.
      Beijinhos! (faltam 20 dias!)

      Eliminar