quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Fim da Europa 2018

Bem, com tanta coisa que se tem andado a passar à minha volta quase que deixava passar o relato daquela que aos poucos foi passando a ser umas das minhas provas favoritas do calendário: a Corrida Fim da Europa.

Fui lá em 2016 um bocado a medo e a coisa tinha corrido mal com a entrega dos dorsais.
Regressei em 2017 meio lesionado e depois da prova acabei por ter que parar um mês para recuperar.
E tirei a barriga de misérias este ano. Fui lá cheio de fé para "partir aquilo tudo"!

Há qualquer coisa nesta prova e no ar da serra de Sintra que me fez passar de um discurso de "ah e tal, vou lá uma vez só para marcar com um visto a prova do calendário" para "já cá vim 3 vezes seguidas e já estou ansioso pelo próximo ano!" Não é uma prova fácil, tem uma logística complicada inerente ao facto de começar num sítio e terminar noutro a 17km de distância, mas o que é certo é que é um desafio fantástico que me continua a cativar. Já posso dizer que tive finalmente uma prova verdadeiramente feliz em Sintra, porque para além do Fim da Europa a outra que lá tinha feito... Credo, agora que olho para trás há imensa coisa que começa a fazer sentido.

Fui novamente com alguns colegas de equipa e eu era o único que já tinha feito a prova e sabia exactamente ao que ia. Tentei, por isso, transmitir-lhes a dureza e beleza do percurso, os pontos críticos e as alturas mais tranquilas onde podiam arriscar mais. Fico muito contente também que todos, sem excepção, tenham ficado fascinados com a prova e queiram voltar para o ano para repetir já com um melhor conhecimento do trajecto para melhorarem o seu desempenho. Foi precisamente com esse objectivo que eu lá fui no domingo.

Antes da prova tive vários momentos de felicidade que me ajudaram a descontrair. A cada cantinho encontrava uma cara conhecida: o Rúben (que eu encontro sempre em todas as provas assim que chego à zona da partida sem nunca combinarmos um ponto de encontro para darmos um abraço), o Rui, a Filipa, o Mário e mais malta porreira, amigos de muito longa data e companheiros de estrada. Mas o ponto alto estava precisamente naquilo que quase que se tornou no primeiro encontro organizado de bloggers de corrida de Lisboa e arredores. Deu-se a coincidência de eu, a Agridoce, a Fabiana e a Mafalda estarmos ao mesmo tempo no mesmo espaço e na mesma prova. E obviamente que nos encontrámos, apesar de não termos tido a possibilidade de fazer uma foto de grupo para a "prosperidade", como muito alegremente diria uma amiga minha. Foi muito fixe (re)ver ao vivo e a cores esta malta toda e ter tempo para conversar um pouco, tanto no início como no final da prova. Temos que repetir, ok? E juntar ainda mais malta, já agora. (Por falar nisso, oh Vonita, como é que é possível que ainda não tenha sido desta?!? É nos Sinos?) 

Pronto, se calhar está na hora de começar a correr e pelas 10:00 em ponto lá fomos a serpentear por Sintra acima naqueles primeiros quilómetros sempre a subir. Malandros, é só para estragar logo a média de uma pessoa.




Eu sabia ao que ia e subi nessa fase com muita calma sem me querer cansar e sem stressar com o ritmo porque a única coisa que queria era fazer o mais próximo possível dos 7:00/km. Depois veio a parte boa. O sector intermédio agrada-me bastante com um longo carrossel onde ia ultrapassando bastantes atletas a descer e era ultrapassado por poucos a subir. Era também uma fase onde ia identificando muitos companheiros de estrada que iam com um andamento semelhante ao meu e fui procurando manter-me sempre a um ritmo forte. Sabia que no ano anterior tinha tido dificuldades em algumas partes desta zona e não queria que o mesmo acontecesse este ano. Sabia também que se queria fazer um tempo porreiro era aqui que não podia quebrar, sobretudo entre os 8 e os 11 quilómetros. E consegui. E de tão focado que ia que até me esqueci de tomar o gel que levava. Encarei aquela rampa malvada de garras afiadas e consegui nunca ter que parar para caminhar, mesmo que fosse a correr com passinhos curtos e pouco mais rápido do que quem estava efectivamente a andar.

Tinha feito contas ao tempo de prova que queria ter quando chegasse ao ponto mais alto da prova antes da descida frenética até ao Cabo da Roca e quando lá cheguei com menos 3 minutos que o planeado senti claramente que era o meu dia!


Era altura de dar o golpe final. Desço em estrada com uma leveza inversamente proporcional àquela com que desço em trail. Fui a voar por ali abaixo - dentro daquilo que é a minha velocidade, claro - mas sempre tentando não me cansar em excesso porque descer tanto tempo seguido também é difícil. Quando chego ao cruzamento da Azóia atirei um de vários "bora-lá-fazer-barulho-toca-a-bater-palmas-não-'tou-a-ouvir-nada" para o muito público que estava a assistir mas a resposta foi tímida ao contrário do que aconteceu já mais perto do Cabo da Roca onde as pessoas que estavam à beira da estrada ou no pátios das vivendas respondiam de forma positiva.

O dia fantástico de sol mostrava perfeitamente o oceano lá ao fundo. Tive saudades do nevoeiro do ano anterior, mas foi bom sentir o doce toque dos raios de sol (estão a ver, fala-se de Sintra e dá-me para clichés poéticos) no rosto e na pele. Consegui não quebrar naquela rampa estrategicamente colocada uns metros antes da meta e consegui não tropeçar e rebolar por ali abaixo no empedrado final. Acabei com um tempo que destrói por completo as marcas dos dois anos anteriores. Ainda sonhei em fazer na casa da hora e trinta, mas assim deixei margem para regressar em 2019 com objectivos renovados.


O Strava não chegou aos 16,945kms oficiais da prova. Parece-me que andei a cortar curvas qual carro de Fórmula 1 ou piloto de motociclismo. O RAI (ritmo ajustado à inclinação) que faz o acerto do ritmo mediante a elevação (seja ela positiva ou negativa) mostra que andei muito na casa dos 5:00/km e isso soa-me muito bem.

A tenda final foi palco para mais reencontros e para um rápido balanço do que tinha acabado de acontecer. Apesar das dificuldades, não encontrei ninguém desapontado com a sua prestação, antes pelo contrário. Parto rumo aos autocarros e a imagem que levo é de rostos felizes e muito sorridentes, imagem essa que ainda mantenho bem fixa na minha mente.

Parece então que lá terei que voltar para o ano. Que chatice! 

Prova nº 76 - Corrida Fim da Europa 2018 - 17km - 01:32:29

15 comentários:

  1. Eh lá! Mas que fantástica marca!!! Voaste mesmo, sendo claramente o teu dia :)
    Muitos parabéns!!!

    Esse percurso é fantástico e seja qual for a condição climatérica, é sempre diferente em tons e ambiente.

    Um abraço e continua nessa senda que o ano promete :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Era mesmo, ia com as ganas de Peniche, mas sobretudo com muita tranquilidade.
      Um abraço e até breve!!

      Eliminar
  2. Já te disse que um dia quero ser como tu e voar pela Serra de Sintra? :)

    Muitos parabéns, excelente prova e tempo fantástico! Foi um gosto rever-te e, ao mesmo tempo, não te deixar KO como aconteceu da primeira vez ahahahahahah

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sim. E o mais giro é que esse teu dia também foi no domingo! ;)
      Obrigado! Sem dúvida, acabei muito mais fresquinho do que nesse dia!
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Tá lento :P ... era só para ser do contra. É só felicidade nesta posta e não tenho nada para pegar contigo e devolver a boca do "poste de electricidade" lá pelo meu tasco :(
    Fico-me por um enorme parabéns e pelo "inveja" da boa - tenho mesmo que fazer esta prova :)
    Grande Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, tu queres ver! Toca a arregaçar as mangas e vamos lá para fora resolver isto como homens. 1 contra 1. Olha, que giro... 1vs1 ... 11 ... ... ... :P
      Para o ano estás cá, não podes adiar mais o inevitável!
      Abraço!

      Eliminar
    2. Hmmm ... acho que este ano nas Fogueiras alguém vai "furar" um pneu ali um pouco depois do Farol, já a descer, ali por volta do km ????
      ;)

      Eliminar
    3. ...do km 13? É que é nesses dois últimos quilómetros que costumo fraquejar nessa prova. :P

      Eliminar
  4. Parabéns, mais uma vez! Fizeste uma grande prova e acabaste feliz, e isso era evidente no teu ar no final :)

    É tão bom quando acabamos uma prova assim! E aquela prova é mesmo especial! Mesmo com sol ;)

    Parabéns e espero que já estejas recuperado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!
      Digo exactamente o mesmo de ti. Aliás, toda a gente com quem me cruzei estava mesmo contente! Faça sol ou faça chuva. :)
      Estou sim, pronto para a próxima!
      Beijinho!

      Eliminar
  5. Todos os anos digo a mesma coisa: não posso ler relatos do Fim da Europa! Fico cheio de saudades. Fi-la duas vezes, mas já nem me lembro de quando foi a ultima vez, talvez 2015. A minha prova de estrada favorita, e ainda é daí o meu record aos 5km eheh Parabéns pela tua prova! Mas o melhor de tudo é querer voltar ano após ano. Quanto às descidas do trail, nessa mesma Serra tens das melhores que conheço para fazer a voar! Tens que experimentar mais vezes para te sentires mais solto, não te arrependerás.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipe, em 2019 queremos ler um relato como só tu sabes fazer sobre o teu regresso ao Fim da Europa. :)

      Obrigado! Eu não resisto mesmo a querer voltar.
      Acho que nunca fiz trail em Sintra apesar de já me terem desafiado várias vezes. Quando puder experimento mesmo para tentar quebrar o círculo vicioso de "tenho medo das descidas porque não tenho técnica nem experiência suficiente vs não tenho experiência suficiente porque tenho medo das descidas".
      Fica a promessa de tentar com mais frequência e afinco.
      Abraço!

      Eliminar
  6. Mega parabéns pela prova e muito obrigado por todo o incentivo!

    Quandto ao só veres caras felizes no final, devo dizer que subir aquela rua toda até ao cruzamento da azóia, a minha cara seria mais de morta-viva, mas sim... posso concluir que com a minha falta de treinos o facto de ter sido capaz ed terminar a prova deixou-me bastante feliz!

    Curiosamente, já escrevi o meu o texto sobre esta prova (ainda não publicado, faltam-me as fotos) e adoro o facto de termos frizado a mesma parte final... pensei que era só eu que estava a dramatizar (as usual).

    2019 é abaixo da 1h30 ? :D
    Um dia vou ser como tu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. :) O incentivo valeu a pena.
      A cara que fizeste depois de saíres da tenda já não está incluída neste relato. Ha ha ha!
      Fico à espera de ler o teu texto.
      É um bom objectivo para 2019, fica registado! ;)

      Não queiras ser como eu pá... Tu és única just the way you are. Beijinhos!

      Eliminar
    2. Like Bruno Mars! Ahahahahah

      Olhem... Beijos aos dois! :)

      Eliminar