sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Plágio

É um assunto sério. É cada vez mais difícil controlar o que é propriedade intelectual de cada um. Que o digam os Tonys Carreiras e afins desta vida.

As redes sociais então são uma fonte fácil de roubo de tudo e mais alguma coisa. Fotografias, piadas em páginas de comédia, eu sei lá. Eu sigo uma série de páginas de comédia relacionadas com futebol - até sou administrador de uma, lembrei-me agora, só para verem há quanto tempo não escrevo lá - e é muito normal ler a mesma piada, o mesmo trocadilho, a mesma imagem repetida em várias páginas, às vezes mudando apenas uma vírgula, às vezes nem isso. Citar a fonte? Esqueçam lá isso que dá trabalho e assim parece que a piada é nossa.

Há largos anos atrás costumava contribuir com alguma regularidade numa página chamada Salão Neurótico. Aquilo era muito popular, mas com o tempo passou de moda. Nem sei se ainda existe, nem fui procurar enquanto escrevia. A ideia era pegar em trocadilhos parvos e rápidos e transformar em imagem. Tipo isto:

Sabem o que é? É Chá Pinto.
Um dia alguém publicou uma imagem com a legenda Acrobat Reader. Foi um sucesso! A pessoa disse ser a autora da montagem que até teve direito a grande destaque no 9Gag. Rapidamente apareceram outros eventuais autores que encontraram a imagem já partilhada noutros sítios e reclamaram para si o original. Acho que nunca se percebeu quem tinha tido a ideia. A coisa há-de ter morrido com o tempo. Procurando no Google o que mais se encontra agora são várias versões do mesmo trocadilho com esta ou outra imagem.

Na corrida acontece algo semelhante. Eu vejo uma prova que gosto e partilho com a malta. A mesma prova já há-de ter sido partilhada antes por outros atletas e há-de ser partilhada novamente por muitos outros. Estou a plagiar? De acordo com alguns entendidos na matéria, sim. "Ah e tal, eu disse que ia à prova/evento/etc X ontem e tu hoje foste fazer exactamente a mesma inscrição!"

Poupem-me! E se querem reagir de alguma forma então que se sintam felizes por terem incentivado outros a fazer o mesmo. Já aconteceu ter sido o primeiro atleta a inscrever-me na Corrida dos Sinos. No final da prova o meu sino e a minha garrafa de água eram iguais às do atleta 561 ou 1875. Já fiquei com um dorsal abaixo do número 10 em pelo menos duas noutras provas - daquelas que têm tendência a esgotar rápido - por querer garantir que não ia ficar sem vaga, tal como já me inscrevi mesmo à última da hora antes do preço das inscrições aumentar. 

Querem falar de plágio? Ok, fiquem com este pequeno excerto sobre o assunto, retirado da excelente sitcom chamada "O Terceiro Calhau a contar do Sol" (3rd Rock from the Sun no original) que era sobre uma família de extraterrestres a viver na Terra para recolher dados sobre a cultura e comportamento dos seres humanos, sem terem noção das coisas mais básicas. Porque é disso que se fala aqui. De extraterrestres? Não, de calhaus!


6 comentários:

  1. Às vezes até achas que a tua piada é original e vens a saber que alguém já a tinha feito...

    Resumindo de tudo o que disseste : tristes.

    O que interessa quem pensou primeiro na corrida, quem se inscreveu primeiro, quem tem o dorsal com o número mais pequeno... enfim, para mim é muito triste esse tipo de comentários, as pessoas preocupam-se com coisas sem razão, aliás deviam (como disseste) ficar felizes, porreiro mais um para a prova!

    Terceiro calhau a contar do sol é só um clássico, para quem se lembra, sem dúvida que escolheste bem esses 15 segundos :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente. Acontecia-me quando escrevia com frequência na tal página.

      Não interessa rigorosamente nada. Isto como se diz em bom português é mesmo só uma picardia para "medir pilinhas" vinda de quem só se sente bem em clima de guerrilha.

      Um clássico, mesmo! :)
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. plágio em corridas...? nem consigo perceber bem esse conceito, de tão parvo.
    quem não quer que a corrida tenha mais gente, que vá correr sozinho. da fuck...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "da fuck" é precisamente a reacção!

      Vou usar algo que dizes e transformar em insulto: "Vai correr sozinho e longe como os elefantes!"

      :D

      Eliminar
  3. Muito bom... Deixa os ser felizes, a pensar que puxam as carroças de todos...
    Ahhh o 3º calhau a contar do céu, das melhores séries de sempre!!
    **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Puxam carroças porque são um bocado burros... LOL
      Não é a contar do céu, é a contar do sol! :D
      ***

      Eliminar