terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

2017, take 2

Não há volta a dar: estes dois primeiros meses de 2017 são, muito provavelmente, os mais frustrantes desde que comecei a correr de forma mais regular. Apenas tinha estado assim lesionado uma vez há dois anos tendo parado 3 semanas fruto de um tornozelo torcido em Mafra. Voltei em Alverca com apenas um treino feito e senti-me como se nunca tivesse parado, numa das provas mais complicadas desse ano, não pelo percurso mas pelo calor abrasador que se fez sentir naquele fim de tarde de Maio. Toda a gente passou mal, menos eu.

Este interregno num ano em que queria tentar consolidar e melhorar as marcas que tenho feito deixou-me desolado mas felizmente tenho conseguido manter-me ocupado com outros projectos e actividades e à medida que tenho voltado aos treinos - um pouco mais cedo do que devia, volto a confessar mas sem qualquer tipo de abusos - tenho-me sentido mais confiante e a perna tem dado sinais de estar quase a 100%. Se assim for, é uma questão de recuperar a forma e o ritmo aos poucos. O sorriso já vai aparecendo também.

Domingo é um bom teste, numa prova obrigatória do calendário. Se os duros 17kms do Fim da Europa mostraram que - como eu bem sabia e ainda não queria admitir - eu não estava em condições de correr, espero agora que os 15,5kms das Lezírias me permitam confirmar que tudo está a regressar à normalidade.

Já aqui disse que 2017 era um ano para olhar em frente e esquecer o passado. E como o nome do blog indica, eu preciso de traçar objectivos, de ter metas definidas. É com isso em mente que já tenho um plano de treinos que quero meter em prática a partir de 2a feira. Um plano simples de 12 semanas para provas de 21kms e que curiosamente tem 3 treinos por semana: 3as, 5as e um ao fim de semana. Parece-me perfeito tendo em conta que são precisamente os dias dos treinos da equipa e ao fim de semana ou há provas ou se encaixa um treino também. Estou a estudar outros mais complexos e mais técnicos que se calhar vou deixar para o segundo semestre.

E qual é o objectivo no qual me vou focar na primeira metade do ano? É a Meia Maratona do Douro Vinhateiro! Nem poderia ser de outra forma!

Vamos a isso!

4 comentários:

  1. Força para os teus objectivos!

    Essa Meia não a conheço mas um ano tem que ser.

    Um abraço e até domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Essa meia tem um cenário lindíssimo. E sendo a única prova em que desisti, tenho contas a ajustar com ela. :)
      Abraço!

      Eliminar
  2. Estava a ler o teu relato e quase que parecia que era eu a falar. Este ano tenho dois grandes objectivos e um deles já não vai ser possível (para ja) que era baixar o tempo na meia de Lisboa. Ando às voltas com um tendão inflamado no pé que já me acompanha desde o final do ano passado. Tenho corrido pouco e como tu dizes o sorriso também aparece pouco... melhores dias virão para ambos ;) abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh pá, é um cenário muito semelhante. Eu só consegui recuperar após ter parado o mês quase todo de Fevereiro. A meia de Lisboa lá estará à tua espera noutro ano e tens outras meias pelo ano fora.
      Hoje fiz as Lezírias e já tive motivos para sorrir.
      Grande abraço e as melhoras!

      Eliminar