domingo, 26 de agosto de 2018

Férias - parte 2

Por várias razões, uma das quais é a minha aparente falta de tempo para escrever, esta segunda parte das férias vai ter mais fotos que texto. Outra forte razão é o facto de terem sido dias passados em zonas lindíssimas portanto vou tentar que as imagens falem por si.

Depois de uma visita ao mercado semanal de Cabaços o destino foi a praia fluvial do Agroal na nascente do Rio Nabão. Um local muito bem tratado, com óptimas condições para se passar um belo dia ou até umas poucas horas, já que foi constante a entrada e saída de pessoas durante todo o dia. Tem uma piscina bastante grande e foi, sem exagero, o sítio mais gelado onde alguma vez tomei banho e mergulhei. Mas valeu tanto a pena e depois de se estar ambientado à temperatura da água já não se quer sair. Durante a pausa para digestão ainda deu para explorar um pouco os arredores e fazer um mini-trailzinho em chinelos de praia. Vale muito a pena voltar!

Adoro malta que estaciona assim...!








Já agradeci vivamente na publicação anterior a dica das Fragas de São Simão. Foi dos sítios mais bonitos que já visitei e mereceu rasgados elogios. Como na generalidade destes locais, durante o percurso parece que não vamos dar a lado nenhum e que estamos algo perdidos no fim do mundo, mas ao chegar a beleza do lugar fala por si. A única questão é que não achei ser dos melhores locais para se tomar grandes banhos mas isso também é sinal de que o local está no seu estado mais puro sem interferência humana. E prefiro assim. Um pouco mais de juízo na cabeça teria permitido planear as coisas ainda melhor e levar ténis na mala do carro para desfrutar de mais alguns dos caminhos pedestres assinalados. Era preciso abrir o apetite para o almoço e com jeitinho até dava para ir a pé até ao restaurante Varanda do Casal, já no Casal de São Simão que faz parte das nossas lindíssimas Aldeias de Xisto. Foi aqui que há dias se fez uma reportagem quando se falava das férias do senhor presidente Marcelo. Aqui ficam mais algumas fotos. Nenhuma é da comida para não ficarem a salivar. O pão caseiro feito na hora chega quentinho à mesa e a partir daí toda a restante refeição é um festim para olhos e estômago.







Um casal numa rua


A vista dentro do restaurante. Televisão para quê?

  

Mas há mais! Logo ali ao lado está a Aldeia de Ana de Aviz que também tem uma praia fluvial simpática e de excelente qualidade. E mais uma que tem uma biblioteca no espaço da praia, um serviço da responsabilidade das bibliotecas municipais de Figueiró dos Vinhos. Não digo mais, deixo as fotos falarem por mim.





E para terminar em beleza, o dia de regresso foi passado em Tomar com a visita obrigatória ao Convento de Cristo. Na noite anterior fiz questão de ler um pouco mais sobre a história do Convento e dos Templários para ir melhor preparado para a visita. Confesso que História nunca foi o meu forte, portanto muita coisa ia passar-me ao lado se não tivesse feito os trabalhos de casa. 

Muito do que li apontava para um local de referência para todos apaixonados por História e as expectativas não saíram defraudadas. Tanta História, tantas histórias, tantos recantos arquitectónicos únicos. Valeu cada cêntimo do bilhete e cada segundo passado lá dentro. E foram quase duas horas sem sinais de cansaço e com os níveis de interesse sempre no máximo. Fiquei verdadeiramente contente pela escolha acertada. Só faltou mais tempo para visitar devidamente o resto da cidade, mas gosto quando isso acontece porque abre as portas para uma nova visita e para uma estadia mais prolongada.















Ah, isto não é Tomar...!

É a barragem de Castelo de Bode!
A barragem foi a última paragem antes de rumar a casa. E o caminho foi feito de forma "saloia" com o Tejo por perto e... sem auto-estrada: Entroncamento, Golegã, Chamusca, Alpiarça, Almeirim, Muge, Salvaterra, etc, etc, etc.

Fim de festa, fim de férias, mas com uma sensação de dever cumprido ao ponto de se chegar àquela fase em que não se sabe que dia da semana é. Perfeito. Dá para repetir já para a semana?

4 comentários:

  1. Aldeias do Xisto, praias fluviais, caminhos pedestres.. tás aqui tás enfiado num trilho :) Também adoro praias fluviais. Guardei uns dias de férias para em Outubro ir para a Serra da Lousã passar por umas quantas. Ah, e fazer uns trilhos, claro. Tens que experimentar! eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admira-te... :)
      Nunca imaginei que não ia sentir falta nenhuma da areia da praia. Em Outubro ainda és bem capaz de apanhar bom tempo. Espero que estejas devidamente recuperado nessa altura!

      Eliminar
  2. Ahh, na parte final andaste perto de onde cresci.

    Bela zona, na verdade.

    E pela tua reportagem, deste-me cá umas ideias para um fim de semana e sim, levo as sapatilhas.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que partilhei nas redes sociais fotos do Agroal que percebi que afinal "toda a gente" já conhecia ou era de lá ou tinha lá família ou passava lá férias na infância. E eu nunca tinha ouvido falar.

      Que seja um belo fim de semana, quando o fizeres! :)
      Abraço!

      Eliminar