domingo, 4 de dezembro de 2016

Desleixo

Ponto prévio: o meu relógio marcou o seguinte resultado hoje.

Dizia o Strava que vim da China até Lisboa.

Posto isto, estamos conversados em relação à minha sorte com o material de apoio... O que aconteceu - percebi entretanto - foi que eu tinha posto o relógio a contar em Évora, mesmo sabendo que estava sem bateria. Ele desligou-se rapidamente e hoje quando o liguei foi buscar o tempo que tinha contado nesse dia e juntou-lhe uns dados estranhos de GPS. Ao fim do 1º km percebi que ele hoje só me ia ajudar a medir o ritmo instantâneo e que não teria dados certos da média da prova. Seja como for, com a chuvada que nos acompanhou esta manhã sempre que eu olhava para ele só via gotas de água - ou no visor ou nos óculos. 

Voltemos agora atrás no tempo. Em Fevereiro um ex-colega de treino completou os 111kms de Sicó e na semana seguinte conseguimos arranjar uma pequena sala para juntar quem quisesse ouvi-lo a partilhar as suas aventuras. Acho que éramos uns 30 membros da equipa a ouvir a sua história e a fazer perguntas de todo o género. A minha pergunta foi simples: "E agora?" No fundo, perguntei-lhe como é que se geria o pós-prova, sabendo eu que ele tinha andado a preparar-se à séria para esse grande objectivo. A ideia seria fazer ainda mais quilómetros? Fazer provas diferentes, mesmo que não tão longas? Etc, etc, etc...

A pergunta não foi inocente, eu já estava inscrito na Maratona do Porto e ia começar em breve a gerir as provas e treinos com base nessa meta e já me perguntava na altura como seria o pós-Maratona. Quando se esvaziasse o balão, quando a prova estivesse feita, quando a euforia tivesse passado. O que fazer a seguir? Como gerir? Que metas definir?

A verdade é que tenho alguns objectivos - que giram quase todos à volta de melhorar os meus tempos, dentro do possível - mas a verdade é que estou numa fase de autêntico desleixo. E isso nota-se. Na terça-feira faz um mês desde a Maratona e neste período de tempo tive uma semana de descanso, depois fiz dois treinos e fiz 3 provas (aquele trilho do troféu das localidades e duas Meias). Sim: dois treinos e três provas! Não preciso dizer mais nada...

A Meia Maratona dos Descobrimentos é uma prova que me diz muito. Foi onde me estreei na distância em 2014 e onde fiz em 2015 o meu record. Era onde tinha apontado tentar melhorar o meu tempo. Nesse sentido, falhei redondamente.

A manhã foi tranquila, a chegada a Belém também e estava tudo bem disposto, apesar da desconfiança em relação à chuva. Do percurso, nada de especial a apontar: era sempre em frente para um lado e para o outro, com uma pequena passagem pelo Rossio. Agora que já consegui corrigir o gpx da prova - obrigado Strava!! - consigo perceber que aquilo que estava a sentir durante o percurso batia certo: até perto dos 15km estava em ritmo perfeito para conseguir o que queria. Apesar da imensa chuva, estava a fazer entre os 5:25 e os 5:35 por km quando eu apontei para uma média de 5:30. Aos 10kms ia um grupo ao meu lado que dizia que ia com 56 minutos de prova - confirmo - e isso era ouro sobre azul. Tudo perfeito até passar o Cais do Sodré. A partir do momento em que entrámos no piso empedrado comecei a hesitar e a perder a embalagem, mas ainda me fui aguentando até Santa Apolónia e respectivo retorno. Afinal era só uma breve hesitação, vamos lá até ao Rossio para entrar no terço final da prova.

Ao subir a Rua da Prata baixei o ritmo e pensei obviamente em compensar na descida na Rua do Ouro. E foi aí que percebi que hoje não era dia. Desci à mesma velocidade que subi, sem ter poder de explosão para regressar ao andamento desejado. Simbolicamente a prova terminava ali. O corpo não reagiu e levou a cabeça com ele. Quando eu precisava de ter forças, foi quando elas falharam. Curiosamente foi nesta altura que me senti muito bem em Évora na semana passada. Nesse dia reagi bem ao empedrado e às subidas, hoje não reagi bem ao empedrado e à chuva. Não há provas iguais.

Dos 15km até à meta foi um pequeno suplício na tentativa de encontrar um ritmo estável, mesmo que lento. Fui vendo passar algumas caras conhecidas sem as conseguir acompanhar. Lembrei-me que, apesar de tudo, ainda não tinha sido ultrapassado pela bandeira das 2 horas, o que ainda me dava alguma esperança de fazer um tempo interessante, mas pouco depois lá estava ela. Apesar do esforço do portador da bandeira em levar com ele toda a gente que via em dificuldades eu também não consegui acompanhar e foi o desânimo final.

Num esforço final lá cheguei à meta a ouvir apoio do lado de fora do percurso. Olhei para cima para ver o tempo mas nem liguei. Estava com algumas dores - físicas - que foram aliviadas por uma massagem ali mesmo (obrigado!). As outras dores - na alma - hão-de passar com o tempo.

Podia estar aqui a culpar exclusivamente o empedrado, a chuva, ter corrido com o impermeável (não gosto e até simulei uma birrinha por isso numa das fotos de grupo antes da partida), não ter levado música (decidi isso por causa da chuva), os ténis em fim de vida (tema para outro post durante a semana), etc. A verdade é que todas estas questões seriam minimizadas se eu não me andasse a desleixar nos treinos.

Tal como na semana passada pensei em não escrever nada hoje, mas o que é certo é que vir aqui desabafar e obrigar-me a partilhar os meus erros faz com que me sinta mais aliviado e com que me mentalize a fazer tudo para corrigir o que não faço bem.

Prova nº 50 - Meia Maratona dos Descobrimentos - 21km - 02:06:50 

10 comentários:

  1. Adoro ler os teus relatos! Continua e deixa de lado o desleixo :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Continuo a escrevê-los com todo o gosto. Apenas prefiro quando são mais alegres. Em breve volto a atinar! :)

      Eliminar
  2. Apesar de ser compreensível, é uma pena terés perdido o embalo da Maratona.
    O que sucede comigo, e atenção que nem todos somos iguais, é descansar uma semana, voltar normalmente ao activo e depois estou uns tempos com pico de forma. O que acontece a muitos atletas, os meses a seguir serem de grandes resultados.
    De certo que para a próxima já farás de forma diferente :)

    Um abraço e força nesses treinos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo pena... Eu já tinha percebido que isso te acontece e tinha esperança de passar pelo mesmo processo, mas como dizes: nem todos somos iguais. Talvez tenha sido demasiado ambicioso com o calendário que escolhi fazer depois do Porto, talvez tenha sido o desleixo que falo.

      Uma coisa é certa: estou a escrever isto e apetece-me pegar no equipamento e ir correr. :)

      Eliminar
  3. Esquece tudo o que disse em cima! Agora é que estive a analisar a imagem do teu GPS e afinal estiveste a enganar-nos. Estás a correr a Mach qualquer coisa! 1 segundo por km?!? Em 42 segundos despachas uma Maratona?!?
    Eh eh eh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, depois de vermos "atletas" a tentarem enganar as organizações e usarem maneiras criativas de cortarem caminho em provas, qualquer dia temos pessoal a forjar os registos de GPS para mostrarem resultados bombásticos na aplicação que usam. Que achas? :)

      Um abraço!

      Eliminar
  4. Parabéns pelas 50 provas! É isso que interessa ;)

    E, para a próxima, quando quiseres acompanhar uma cara conhecida, basta esperares por mim! Ahahah ;)

    Já te disse tudo o que tinha a dizer ontem... Espero que hoje tenhas acordado menos ensombrado com isso. Agora é pensar na próxima! Podes vir fazer os 4km comigo :)

    E estás de Parabéns, N.! Não te esqueças disso! Só houve 2612 pessoas que acabaram esta prova ontem, debaixo de um temporal horrível. És grande ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Nem dei importância ao númer redondinho de provas que completei. :)

      Juro que esperei que a qualquer altura me fosses apanhar e ultrapassar e já estava com pesadelos por te imaginar a vir aqui fazer-me pirraça. :P

      Estamos os dois de parabéns, és tão grande quanto eu. :)

      (Ao ver fotos quase que nem acredito... A certa altura estava mesmo a chover assim tanto?!?)

      Eliminar
    2. E eu lá fazia tal coisa?! ;)

      É verdade... Houve alturas em que estava mesmo a chover muito. Houve uma altura, não me lembro em que zona estava (aliás, não me lembro de praticamente nada do percurso...), em que estava a chover mesmo muito e estava vento contra. Pensei mesmo em desistir e só me apetecia dizer palavrões e chorar (drama queen :D)! Sentia mesmo que a prova estava a ser um suplício e, para mim, a corrida deve ser diversão e prazer...

      Enfim, será uma prova para nos lembrarmos sempre e, um dia, vamos rir-nos disto :)

      Eliminar
    3. Fazias!! :)
      Sei perfeitamente de que parte falas. Eu recordo-me.
      Tens toda a razão no que dizes. E sim, um dia vamos rir disto. Sem dramas.

      Eliminar